ESTÉTICA CENTRAL ::  | Curta o Curta

ESTÉTICA CENTRAL

Por Guilherme Whitaker em 16/11/2010 14:03


Durante um mês, a partir do dia 22 de novembro, o Festival Estética Central irá incentivar os participantes a criarem e desvendarem os seus respectivos cotidianos e a flertarem com o audiovisual através da imaginação. O Estética Central é um festival que teve início em 2009 e foi pensado há quatro anos atrás por ex-alunos da Escola de Arte e Tecnologia OiKabum! com a intenção de promover o uso de tecnologias mais acessíveis à população e oferecer inúmeras possibilidades encontradas nas mídias móveis através de celulares e de pequenas câmeras de vídeo.

 


Nesta segunda edição, o festival tem um Núcleo Móvel - uma Kombi equipada com ilhas de edição e celulares. A Kombi tem um itinerário e vai visitar diariamente diferentes bairros da cidade: Santa Cruz, Centro, Jacarepaguá , Paciência, Nova Iguaçu, Gávea, Leblon, Copacabana, além de escolas públicas, comunidades e universidades espalhadas pela cidade serão acrescentadas ao roteiro através da interatividade. O público também poderá sugerir a trajetória do Núcleo Criativo nas redes sociais do Festival (Facebook, Twitter ou Orkut) e também enviar para o site www.esteticacentral.com.br os links dos seus vídeos, que precisam estar no Youtube.

 


Em sua primeira edição, o Festival Estética Central escolheu a Central do Brasil e montou um estande fixo, o Núcleo Criativo, que durante 30 dias proporcionou aos transeuntes filmarem com equipamentos cedidos pelos organizadores. Com a ajuda de jovens editores, integrados em um ambiente de discussões estéticas, de referências e de aprendizado, os interessados finalizavam vídeos de até dois minutos sobre suas impressões do local.

 


Em 2010, o festival segue com o patrocínio da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro e da Oi, com apoio do Oi Futuro, mas a partir de agora o projeto torna-se itinerante e realiza sua segunda edição no Rio de Janeiro.

 


Seleção e premiação

 


Durante a trajetória do Núcleo Móvel, monitores de vídeo e de edição estarão trabalhando para auxiliar a realização dos vídeos. Os monitores irão receber o público, orientá-lo sobre o uso da câmera de celular além de acompanhar a filmagem proposta pelo participante. Em seguida, o material será editado na presença do realizador, que acompanhará todo o processo.

 


A seleção dos vídeos premiados será por júri popular no site do festival, em janeiro de 2011.

 


Os vídeos vencedores serão exibidos e premiados entre os meses de fevereiro e março em mostras, exposições e sessões especiais promovidas nos espaços dos apoiadores. Além disso, farão parte do DVD e do catálogo do evento, e os três mais votados ganharão prêmios especiais como bolsas de estudos, laptop e câmeras digitais.

 


Comentários

 


“O ‘Estética’ é a realização, busca, imagem, som, experimentação, face, espaço, olhar e movimento constante com inclinação no indivíduo e suas singularidades”.

 


Emanuel de Jesus – um dos idealizadores do festival

--

“O Festival Estética Central é mais um exemplo de como é indispensável uma nova produção audiovisual, que re-energiza a cultura brasileira em sua grande diversidade”.

 


Cacá Diegues - cineasta

--

 


“Hoje somos fotógrafos, videoartistas, escritores; profissionais, amadores ou autodidatas, assumidos ou não, mas acima de tudo curiosos por novas descobertas. Conscientes ou não, o Estética Central está escrevendo uma interessante página na nova história da era digital”.

 


Batman Zavareze – designer e idealizador do Festival Multiplicidade

--

 


“O Estética Central ajuda a projetar o valor das ideias e a falar que todos podem tê-las, que todos podem dizê-las a seu modo”.

 


Manaíra Carneiro - uma das vencedoras em 2009

--

 


“Na verdade, a segunda edição descentraliza a produção audiovisual no Estado do Rio de Janeiro. Esse é o grande diferencial do projeto nesta fase, principalmente agora com o Núcleo Móvel”.

 


Julia Levy – Superintendente do Audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura RJ

 


--

 


Sobre o Oi Futuro

 


O Oi Futuro tem a missão de democratizar o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano. O principal foco das ações do instituto de responsabilidade da Oi é a promoção de um futuro melhor para a juventude brasileira, reduzindo distâncias geográficas e sociais. Os programas Oi Tonomundo, Oi Kabum! (escolas de arte e tecnologia), NAVE e Oi Novos Brasis atendem a 600 mil crianças e jovens, promovem a inclusão digital e fornecem conteúdo pedagógico para a formação de professores e educadores. O Oi Conecta, um programa em parceria com o Governo Federal, leva banda larga a mais de 37 mil escolas públicas, o que beneficia cerca de 24 milhões de alunos. Na área cultural, o Oi Futuro atua como gestor do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, mantém dois espaços culturais no Rio de Janeiro (RJ) e um em Belo Horizonte (MG), além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades.

 

 


Mais informações:

 

Assessoria de Imprensa

Festival Estética Central


Rodrigo Marinho

(21) 9161-7910/ assessoria@esteticacentral.com.br

www.esteticacentral.com.br

 


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]