Estude cinema em Roma, de graça!! ::  | Curta o Curta

Estude cinema em Roma, de graça!!

Por Guilherme Whitaker em 06/12/2002 15:35


Estude cinema em Roma, de graça!! 


A União Latina promove concurso para Jovens Cineastas

Curso de Formação 2003

Técnicas de montagem cinematográfica

Escola Maldoror - Roma

A União Latina é uma organização intergovernamental fundada em 1954 que reúne 35 Estados de língua oficial românica com o objetivo de promover e preservar a língua e a cultura desses países.

Dotada de uma rede internacional de escritórios e de correspondentes, a União Latina desenvolve projetos multilaterais nos Estados membros nas áreas da cultura e da comunicação, da promoção e do ensino das línguas, bem como da terminologia e das industrias da língua.

Desde 1998 a União Latina, através da Diretoria de Cultura e Comunicação vem promovendo cursos de formação em técnicas cinematográficas para jovens cineastas dos países membros.

Os primeiros ciclos de formação tiveram lugar em Paris e trataram das técnicas de montagem e roteiro. Estes cursos permitiram que, todos os anos, dez jovens cineastas aprofundassem os seus conhecimentos técnicos e criassem também uma rede de contatos com outros profissionais.

Em 2003, pela primeira vez o curso será realizado em Roma, de 2 a 28 de março, em colaboração com a Escola Maldoror. O Curso de formação tratará das técnicas de montagem cinematográfica e serão selecionados 10 jovens cineastas, que estudarão os seguintes temas:

- Relações entre realização, roteiro e montagem cinematográfica: elementos teóricos e técnicos;
- Filmagem digital de curta metragem para ser montado;
- Montagem prática tradicional com Moviola Prevost 16/35 mm;
- Montagem prática digital com Avid;
- Estudo crítico de exemplos de montagem cinematográfica.

Todos os gastos de organização do curso de formação, bilhete aéreo, transporte local, o alojamento e meia-pensão serão assumidos pela União Latina.

As exigências para participação na seleção, submetidas à aprovação da União Latina e sem possibilidade de recurso, são as seguintes:

- justificar experiência profissional em montagem cinematográfica (atestados, certificados, documentos oficiais)
- ser de nacionalidade de um dos 35 Estados membros da União Latina;
- ter entre 20 e 35 anos de idade
- ter bom conhecimento da língua italiana (escrito e oral);
- redigir em italiano uma carta de motivação.

Os candidatos deverão devolver o questionário anexo (também disponível no site www.unilat.org), devidamente preenchido e acompanhado de uma fotografia de identificação. Todos os documentos deverão ser enviados à União Latina unicamente por correio eletrônico, para o seguinte endereço: audio.dcc@unilat.org

Data limite de recepção das candidaturas: 10 de janeiro de 2003.

Nenhuma candidatura enviada por correio postal será aceita. A inscrição é gratuita e implica automaticamente na aceitação por parte do participante, do Regulamento, o único texto legal. De acordo com as disposições da lei francesa “Informática e liberdade” de 06.01.1978 (artigo 27), os participantes têm o direito de acessar e de retificar os dados que lhes digam respeito. Para qualquer informação ou alteração de dados, os participantes devem dirigir-se à União Latina.


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]