FEMINA 2010 traz 130 filmes em mostras competitivas ::  | Curta o Curta

FEMINA 2010 traz 130 filmes em mostras competitivas

Por Guilherme Whitaker em 07/06/2010 13:02


Em 2010, o país homenageado no festival é a Dinamarca

 

CAIXA Cultural Rio de Janeiro e AVON apresentam, de 7 a 13 de junho, FEMINA - Festival Internacional de Cinema Feminino 2010. Na cerimônia de abertura do evento, que acontecerá no Cinema Odeon Petrobras, dia 7, a partir das 21h, será exibido o filme O ANJO, da diretora norueguesa Margreth Olin, que estará presente para participação em um debate com o público. Já os demais filmes e debates do Festival serão exibidos e realizados nos Cinemas 1 e 2 da CAIXA Cultural Rio.

 

Como todos os anos, o FEMINA presta tributo a uma personalidade feminina do cinema brasileiro. Este ano a homenageada é Alice Gonzaga, diretora da Cinédia – o estúdio mais antigo do Brasil, que completa 80 anos em 2010. Conhecida como uma das maiores produtoras do país e uma referência no trabalho de preservação e restauração de filmes, Alice Gonzaga terá dois de seus curtas-metragens exibidos: Memórias de Carnaval e Canção de Amor (sobre Gilda de Abreu e Vicente Celestino). A exibição será no dia 13 de junho, antecedendo a entrega dos vencedores das mostras competitivas do FEMINA.

 

Especial da Dinamarca

Da mesma forma, todos os anos o Femina convida um país para apresentar programas de filmes que representem sua cinematografia. O país convidado deste ano é a Dinamarca, contando com o apoio do Instituto Cultural da Dinamarca.

 

FEMINA 2010

O FEMINA 2010 é composto de 130 filmes (longas, médias e curtas-metragens) de 25 países, distribuídos nas oito mostras que o compõem:

 

1. Competitiva Internacional

2. Competitiva Nacional

3. Programa Especial

4. Mostra Dinamarquesa

5. Dividindo a conta

6. Eu gosto é de mulher

7. Infantil

8. Masculino Feminino

 

 

PRÊMIOS das Mostras Competitivas

Os prêmios do FEMINA – Festival Internacional de Cinema Feminino são:

 

- grande prêmio internacional

- grande prêmio nacional

- prêmio especial do juri internacional

- prêmio especial do juri nacional

- melhor diretora internacional

- melhor diretora nacional

- destaque feminino internacional

- destaque feminino nacional

 

É importante ressaltar que os prêmios podem ser dados a qualquer um dos 20 ou 24 filmes de cada competição. Não há diferenciação de longa e curta.

 

Os troféus do FEMINA são criação da designer Junia Machado.

 

 

FEMINA

O FEMINA - Festival Internacional de Cinema Feminino é o primeiro evento do gênero no Brasil e foi criado com o objetivo de destacar o trabalho de mulheres no cenário cinematográfico brasileiro e mundial.

 

O FEMINA surgiu em 2004 e foi um marco na participação feminina no cinema como primeiro festival de filmes dirigidos por mulheres no Brasil e América Latina. Desde então, acontece anualmente, na cidade do Rio de Janeiro, e já realizou itinerâncias e mostras especiais em Niterói, São João de Meriti, Volta Redonda e Barra Mansa (RJ), Fortaleza (CE), Corumbá (MS), Goiânia (GO) e João Pessoa (PB).

 

Já homenageou as atrizes Betty Faria e Helena Ignez, as diretoras Tizuka Yamasaki, Ana Carolina, Carla Camurati, Beth Formaggini, a escritora Rose Marie Muraro e a fotógrafa Cláudia Ferreira. Já apresentou mostras dos festivais de Cannes e Films de Femmes, da França; Femme Totale, Alemanha; Immagine Donna, Itália; La mujer y el Cine, Argentina; Mujer es Audiovisual, Colômbia; Foco Portugal, VideoArtes Iranianos, As She Likes It, Áustria. E já contou com a participação de ministras brasileiras e latinoamericanas, atrizes, representantes de organismos internacionais, diretoras, jornalistas e outras convidadas em seu Fórum de Debates.

 

Realização

O Femina 2010 será realizado em parceria pelo Instituto de Cultura e Cidadania Femina, pela 3 Tabela Filmes e Produções Artísticas e pela Associação Cultural Mundo Brasil, cujos currículos somam diversos eventos cinematográficos, prêmios, trabalhos nas mais importantes TVs e instituições brasileiras, experiência em curadoria e produção de mostras e festivais de cinema, direção e produção de filmes, além de projetos na área de gênero.

 

Parcerias

O Femina 2010 conta com os patrocínios de AVON, Caixa Econômica Federal (por intermédio da CAIXA Cultural RJ), Secretaria do Audiovisual/Ministério da Cultura (Fundo Nacional de Cultura) e FERSOL. Recebe ainda apoio do Instituto Cultural da Dinamarca e da designer de joias Júnia Machado.

 

 

Para programação de filmes e debates consultar www.feminafest.com.br

 

 

Serviço:

FEMINA – Festival Internacional de Cinema Feminino 2010

Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Cinemas 1 e 2

Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro (Metrô: Estação Carioca)
Telefones: (21) 2544 4080

Datas: 8 a 13 de junho de 2010

Horários: Consultar programação

Lotação: 85 lugares, sendo 2 (dois) para cadeirantes
Entrada Franca

Classificação: Livre

 

Abertura: dia 7 de junho de 2010

Local da Cerimônia de Abertura: Cinema Odeon Petrobras – Endereço Praça Floriano, 07 - Cinelândia Centro - Rio de Janeiro

Horário da Cerimônia de Abertura: 21h

Acesso para portadores de necessidades especiais.

Programação completa: www.caixa.gov.br/caixacultural

 


 


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta

[confira outras notícias]