Festivais de cinema brasileiro movimentam França e Rússia ::  | Curta o Curta

Festivais de cinema brasileiro movimentam França e Rússia

Por Curta o Curta em 11/10/2013 18:45


Dois festivais de cinema brasileiro acontecem neste momento na Rússia e na França. Na Rússia, a produção nacional será homenageada no VI Festival de Cinema Brasileiro em Moscou, que começou ontem, dia 9, e segue até o dia 15 de outubro. Já o público francês poderá ter um contato mais aprofundado com nosso cinema e nossa cultura a partir de hoje e até o dia 13 deste mês, na 9ª edição do festival Brasil em Movimento.

O VI Festival de Cinema Brasileiro em Moscou exibirá obras consagradas por público e crítica, como "Gonzaga - de pai pra filho" e "À beira do caminho", ambos de Breno Silveira; "Vendo ou alugo", de Betse de Paula; "De pernas pro ar 2" e "Até que a sorte nos separe", de Roberto Santucci; "Era uma vez eu, Verônica", de Marcelo Gomes; "Uma história de amor e fúria", de Luiz Bolognesi; "Paraísos artificiais", de Marcos Prado; e "O som ao redor", de Kleber Mendonça Filho, o filme brasileiro indicado para representar o Brasil na disputa por uma vaga no Prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira na 86ª Premiação Anual da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas – Oscar 2014.

Já o Festival Brasil em Movimento, organizado pela associação Outros Brasis, promove o documentário brasileiro, incluindo em sua programação, além das sessões de filmes, debates com realizadores, especialistas e representantes de movimentos sociais sobre as questões sociais e ambientais apresentadas nas obras. O festival prioriza obras que estejam fora das redes habituais de exibição, no intuito de promover a diversidade. Os temas desta edição são Trabalho doméstico, Mulheres em resistências, Saúde e exclusão social, Saúde: modos de vida, Ditadura e resistência, Futebol: a Copa é benéfica? e Música.

Na programação do evento na França, estão filmes como "Doméstica", de Gabriel Mascaro, "Silêncio das inocentes", de Ique Gazzola, "Muito além do peso", de Estela Renner, "Marighella", de Isa Grinspum Ferraz, entre outros, seguidos de debates. Confira aqui a programação completa.

Para saber mais, acesse os sites oficiais do VI Festival de Cinema Brasileiro em Moscou e do Festival Brasil em Movimento.

Fonte: ANCINE


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]