Festival Assim Vivemos ::  | Curta o Curta

Festival Assim Vivemos

Por Curta o Curta em 09/08/2013 21:24


Em 2013, o Festival Assim Vivemos comemora 10 anos de existência. Mantendo a tradição que o legitimou como a maior celebração da inclusão cultural do Brasil, nesta sexta edição seguimos com o foco na pessoa com deficiência como protagonista dos filmes e do público do festival. 

O Assim Vivemos tem a honra de ser o primeiro festival de cinema no Brasil a oferecer acessibilidade para pessoas com deficiência visual (audiodescrição em todas as sessões e catálogos em Braille) e para pessoas com deficiência auditiva (legendas Closed Captionnos filmes e interpretação em LIBRAS nos debates), desde 2003. Quanto à acessibilidade física, o festival é realizado no Centro Cultural Banco do Brasil, que garante o acesso de pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes. 

A programação inédita conta com 26 filmes de 17 países, que trazem novas abordagens sobre o tema do autismo e seu amplo espectro, sobre o tema da surdez e os posicionamentos conflitantes entre oralização e sinalização, sobre as moradias assistidas para pessoas com deficiência e as complexidades da institucionalização, entre outros temas palpitantes. Como de costume, os filmes do festival nos trazem personagens encantadores, que mostram suas vidas e apresentam experiências de inclusão situadas em todos os hemisférios. 

Convidamos o filme As Sessões (Fox Filmes) para dar o mote a um dos quatro debates que tradicionalmente organizamos sobre temas específicos, congregando pessoas com deficiência, profissionais especializados e realizadores. O filme trata da vida afetiva e sexual de Mark O'Brien, personagem real que já foi retratado em um documentário que exibimos na primeira edição do festival: Lições de Respiração: a vida e a obra de Mark O'Brien. No filme As Sessões, o tema da Terapeuta Sexual Substituta é diretamente abordado, para mostrar como essa prática, já desenvolvida nos Estados Unidos há mais de 30 anos, pode colaborar para melhorar a qualidade de vida afetiva e sexual dos pacientes da terapia convencional. Os outros temas de debates serão Autismo e seus desafiosSurdez e comunicação e Institucionalização das pessoas com deficiência.

Todas as sessões terão ENTRADA FRANCA.

Rio de Janeiro
21.AGO-1.SET.2013
Rua Primeiro de Março  66  Centro  20010-000
Tel. twitter.com/ccbb_rj – facebook.com/ccbb.rj 

São Paulo
2-12.OUT.2013
Rua Álvares Penteado  112  Centro  SP
Próximo às estações Sé e São Bento do Metrô
Tels. [11] 3113-3651 / 3113-3652
twitter.com/ccbb_sp – facebook.com/ccbbsp

Confira a programação completa no site www.assimvivemos.com.br

bb.com.br/cultura  SAC 0800 729 0722 – Ouvidoria BB 0800 729 5678 – Deficientes Auditivos ou de Fala 0800 729 0088


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]