Festival Câmera Cotidiana ::  | Curta o Curta

Festival Câmera Cotidiana

Por Guilherme Whitaker em 15/10/2012 09:18


Apresentação

O Circuito Câmera Cotidiana é uma ação permanente de formação de professores multiplicadores de conhecimento e técnica em produção audiovisual, que já estejam vinculados a escolas públicas ou pontos de cultura do Estado, onde possam ser desenvolvidas ações permanentes e continuadas de formação em audiovisual para diferentes grupos sociais.

Trata-se de um projeto estratégico para ampliar a presença do audiovisual na sociedade. Trabalhando com produção de vídeo usando os recursos já disponíveis nesses espaços públicos e acessíveis, os multiplicadores do Câmera Cotidiana articulam, em torno de si, redes presenciais ou virtuais que potencializam o desenvolvimento de ações articuladas e desdobramentos especiais.

Multiplicadores que formam novos multiplicadores estimulam uma reação em cadeia capaz de romper a inércia e estimular o aumento da sinergia em torno do audiovisual em espaços onde sua presença é fundamental. O desenvolvimento tecnológico disponibilizou os recursos mínimos necessários. Agora, é preciso potencializar o bom uso dessa tecnologia, em benefício da criatividade e sensibilidade humanas.

Estratégico por si só, o Circuito Câmera Cotidiana surge também em um momento mais que oportuno e especial, o momento em que o mercado de produção audiovisual vive uma grande transformação e expansão. A aprovação da Lei 12.485/11, no Congresso Nacional, abre o mercado de TV por assinatura para a produção brasileira. Antes quase monopolizados por reprises de conteúdo importado, os canais por assinatura devem agora exibir pelo menos 3h30 de conteúdo brasileiro por semana em horário nobre, sendo metade desse conteúdo obrigatoriamente comprado de produtores audiovisuais independentes. Além disso, o Fundo Setorial do Audiovisual investirá cerca de meio bilhão de reais por ano em produção audiovisual brasileira, sendo um terço desse recurso destinado a projetos desenvolvidos por produtores das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

Isso significará o aumento da demanda por produção audiovisual brasileira, e consequentemente, a ampliação desse mercado. Nesse contexto, atrair mentes criativas para a produção audiovisual é estratégico. E isso deve ser feito por meio de formação de base, durante todo o processo de formação educacional das crianças e jovens. Haverá oportunidades e recursos.

O Circuito Câmera Cotidiana trabalha para despertar a vocação e criatividade de jovens, garimpando futuros talentos da produção audiovisual brasileira.

Acesse: www.cameracotidiana.com.br. Vote e conecte-se ao Circuito Câmera Cotidiana!

Fonte: Georgia Cynara


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]