Festival Câmera Cotidiana  ::  | Curta o Curta

Festival Câmera Cotidiana

Por Curta o Curta em 14/10/2013 14:28


O Festival Câmera Cotidiana coloca em votação por júris oficial e popular, de 7 a 30 de outubro, no sitewww.cameracotidiana.com.br, os vídeos resultantes das 15 Oficinas de Vídeo de Bolso ministradas empontos de cultura e escolas públicas de Goiânia, Trindade, Cidade de Goiás, Pirenópolis e Alto Paraíso, na segunda edição do Circuito Câmera Cotidiana. Os multiplicadores e estudantes vencedores nas categorias Mostra Oficinas e Mostra Rede serão contemplados com um intercâmbionaFundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri (Nova Olinda-Ceará).

Realizado pela Fractal Filmes, o Circuito Câmera Cotidiana conecta educadores e estudantes goianos a uma rede permanente de interação, formação e produção audiovisualvoltada para as novas tecnologias da comunicação.A segunda edição do projeto conta com patrocínio do Ministério da Cultura do Governo Federal, via Lei Rouanet; da Sama Minerações Associadas, via Lei Goyazes; e Pousada Monjolo; apoio do Governo do Estado de Goiás e Sebrae Goiás; e colaboração do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, Fictícia Lab, Caravídeo e Instituto de Cultura e Meio Ambiente (Icumam).

Terceira etapa– Setenta e oito vídeos realizados por aproximadamente 270 alunos estão disponíveis no site do projeto para apreciação do público e do júri oficial, que éformado pelo artista multimídia e arte-educador Igor Amin (MG), pelo produtor audiovisual Guilherme Whitaker (RJ) e pelomúsico, produtor audiovisual e membro do Conselho Cultural da Fundação Casa Grande, Hélio Filho (CE)(fotos em anexo).

Os vídeos estão divididos em duas mostras competitivas.Na Mostra Oficinas,os multiplicadores e estudantes realizadores dos72 vídeos produzidos nas oficinas de 2013 concorrem a duas premiações concedidas pelo júri oficial e a uma menção honrosa concedida pelo júri popular online. Na Mostra Rede, osseisvídeos resultantes de atividades desenvolvidas por multiplicadores que ingressaram no projeto em 2012 concorrem a uma premiação concedida pelo júri oficial e a uma menção honrosa concedida pelo júri popular online.

"Os vídeos realizados este ano para o Festival demonstram o êxito do Circuito Câmera Cotidiana e a consolidação da Rede articulada em torno do projeto. Em diferentes etapas do Circuito, educadores e alunos tiveram a oportunidade de refletir sobre suas próprias realidades, como os meios de comunicação aí se inserem, e de aprender a produzir conteúdos audiovisuais em sua comunidade. Com isso, a Fractal Filmes contribui para o estímulo à qualificação e profissionalização de novos realizadores e para o suprimento da demanda crescente por produções audiovisuais no Brasil", acredita Erasmo Alcântara, produtor idealizador do projeto.

Votação do internauta- O júri popular online garante a plena participação da comunidade, opinando sobre os vídeos e validando a contrapartida sócio-cultural do projeto. "Chegou a hora de alunos, multiplicadores equipe e parceiros do projeto conclamarem suas redes a votar nas melhores produções de 2013, que serão conhecidas no dia 1° de novembro", convida Joelma Paes, produtora executiva do Circuito Câmera Cotidiana.

Além dos vídeos em competição,todo o material de estudo construído colaborativamente pela equipe do projeto também está acessível no sitewww.cameracotidiana.com.br. A participação no Fórum do site e a contribuição com dicas de links, tutoriais, softwares e outros arquivos relacionados à produção audiovisual em mídias móveis estão abertas a todos os interessados.

A Fractal Filmes estima que, até 2016, a redede experimentação, pesquisa e interação audiovisualarticulada pelo Circuito Câmera Cotidiana conte com mais de 70 multiplicadores e cerca de 4.500 alunos em aproximadamente 20 municípios goianos.

Serviço

2° Circuito Câmera Cotidiana - Festival Câmera Cotidiana

Período: 7 a 30 de outubro de 2013

Local:www.cameracotidiana.com.br(júris oficial e popular online)

Mais info:www.cameracotidiana.com.breFractal Filmes+55 62 3941-6415
Twitter: @cameracotidiana

Facebook:www.facebook.com/CameraCotidiana

Geórgia CynaraAssessoria de comunicação
+55 62 8128-1903
imprensa@georgiacynara.com

Geórgia Cynara - [ +55 62 8128 1903(Tim) - Twitter - Facebook
Profª Ms. do Curso de Comunicação Social/Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás-UnU de Goiânia-Laranjeiras

Ass. de comunicação do2° Circuito Câmera Cotidiana

Ass. de imprensa da13ª Goiânia Mostra Curtas

Ass. de comunicação e produção da bandaMovie Sessions

Fonte: Georgia Cynara


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]