Festival de Atibaia 2007 - Os melhores curtas de 2006 ::  | Curta o Curta

Festival de Atibaia 2007 - Os melhores curtas de 2006

Por Guilherme Whitaker em 21/12/2006 13:59


FESTIVAL DE ATIBAIA
OS MELHOR CURTAS E VÍDEOS BRASILEIROS DE 2006



HOMENAGEM A ANSELMO DUARTE
CURTAS FRANCESES

Uma homenagem ao cineasta e ator Anselmo Duarte (que em 2007 completa 87 anos de idade e 65 de carreira artística), uma competição reunindo os curtas-metragens e vídeos vencedores das principais premiações no ano de 2006 e uma seleção de curtas franceses do Festival de Contis. Este o cardápio preparado para a segunda edição do FESTIVAL DE ATIBAIA INTERNACIONAL DO AUDIOVISUAL, que acontece de 9 a 13 de janeiro.

Completam a programação mostras não-competitivas brasileiras de longas-metragens e de filmes infanto-juvenis, oficinas técnicas audiovisuais, encontro de entidades paulistas de audiovisual, oficina de cineclubismo, debates e coletivas.

Anselmo Duarte, que dirigiu o clássico “O Pagador de Promessas” (1961), filme vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, é o principal homenageado do FESTIVAL DE ATIBAIA. O evento exibe, na cerimônia de abertura (no dia 8 de janeiro, segunda-feira), o documentário “De Salto Para o Cinema”, que aborda a vida e a carreira de Anselmo Duarte.

Os curtas e vídeos brasileiros que integram as mostras competitivas concorrem a premiações em dinheiro e viagens à França. O melhor curta-metragem em 35mm recebe R$ 16 mil e participação no Festival de Contis em julho de 2007. O melhor vídeo ganha R$ 8 mil e também viagem a Contis. O festival francês traz a Atibaia uma seleção de trabalhos de sua última edição.

Entre outros curtas, estão na programação “Alguma Coisa Assim” (Esmir Filho), “Eletrodoméstica” (de Kleber Mendonça Filho), “Deu no Jornal” (Yanko del Pino), “O Som da Luz do Trovão” (Petrônio Lorena), “O Maior Espetáculo da Terra” (Marcos Pimentel), “No Princípio Era o Verbo” (Virgínia Jorge) e “De Restos e das Solidões (Petrus Cariry).

Destacam-se entre os vídeos “Arquitetos do Mar” (Marcelo Abreu Góis), “Lectures” (Consuelo Lins), “A Resistência do Vinil” (Eduardo Castro), “O Fim do Mundo” (Alan Langdon), “Máscara ou Pertença” (Alexandre Veras ) e “Canto de Cicatriz” (Laís Chaffe).

Mais informações podem ser acessadas através do website www.festivaldeatibaia.com.br.

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]