Festival de Cannes recebe inscrições para 68ª edição ::  | Curta o Curta

Festival de Cannes recebe inscrições para 68ª edição

Por Curta o Curta em 29/01/2015 13:18


Estão abertas as inscrições para o 68º Festival de Cannes. A edição 2015 do evento, um dos maiores e mais prestigiados festivais de cinema do mundo, acontece entre os dias 13 e 24 de maio, na França. Filmes brasileiros podem ser inscritos na Seleção Oficial, que compreende a competição oficial, as seções fora de competição e a mostra Um certo olhar (Un certain regard); na Quinzena dos Realizadores, na Semana da Crítica, no CinéFondation e no Short Film Corner.

 

Seleção Oficial

 

Para serem elegíveis à participação na Seleção Oficial de Cannes, os filmes devem ter sido finalizados nos doze meses anteriores ao evento, e devem permanecer inéditos fora de seus países de origem, inclusive na internet ou em outros festivais internacionais de cinema, até o término do evento. A organização aceita longas-metragens com mais de 60 minutos e curtas com até 15 minutos de duração.

 

Os interessados devem preencher um formulário de inscrição online até o dia 10 de março para longas, e até o dia 3 de março no caso de curtas-metragens. Para longas-metragens, é necessário o pagamento de uma taxa e o envio de uma cópia do filme para pré-seleção, por via postal, que deve chegar à organização do festival até o dia 13 de março. Serão aceitas cópias de longas-metragens nos formatos DVD, Blu-ray, Beta, 35mm, DCP ou HDCAM, e os valores das taxas de inscrição variam de acordo com o suporte a ser enviado. Consulte os valores e demais condições para pré-seleção aqui. No caso dos curtas-metragens, a partir desta edição o processo de inscrição é isento de taxa e deverá ser realizado completamente pela internet, com o upload do filme ao final do preenchimento do formulário.
 

Cabe ao Comitê de Seleção de Cannes determinar para qual seção do festival o filme será convidado. As obras em longa-metragem selecionadas para competição concorrem à Palma de Ouro, ao Grande Prêmio, ao Prêmio Especial do Júri e a prêmios para Melhor Diretor, Melhor Roteiro, Melhor Ator e Melhor Atriz. Os curtas-metragens disputam a Palma de Ouro.

 

Quinzena dos Realizadores, Semana da Crítica e CinéFondation também recebem inscrições

 

47ª Quinzena dos Realizadores, seção do festival dedicada aos trabalhos de realizadores independentes, recebe inscrições até 20 de março para longas-metragens e 27 de fevereiro para curtas. Curtas-metragens são isentos da taxa de inscrição, enquanto longas podem ser inscritos mediante o pagamento de uma taxa de 170 euros para filmes em DCP ou 35mm, e de 120 euros para filmes em todos os outros formatos. Todoas as obras devem ser legendadas em inglês ou francês, e ter sido concluídas em até 12 meses antes do evento. Confira no regulamento as datas-limite de recebimento dos filmes inscritos.

 

54ª edição da Semana da Crítica, seção competitiva dedicada a revelar novos talentos, também recebe inscrições. Serão selecionados 10 curtas-metragens e sete longas - que sejam os primeiros ou segundos de seus realizadores -, em caráter de estreia internacional. O período de inscriçãopara curtas vai até 9 de março, com recebimento dos filmes até o dia 13, e para longas, até o dia 16 de março, mediante o pagamento de uma taxa no valor de 120 euros. Os longas-metragens devem chegar à organização do evento até o dia 23 de março.

 

Já a CinéFondation, mostra voltada ao trabalho desenvolvido por alunos de escolas de cinema ao redor do mundo, tem inscrições abertas até o dia 15 de fevereiro para curtas e médias-metragens. Esta seção apresenta requisitos de elegibilidade e regulamento próprios.

 

Programa Encontros com o Cinema Brasileiro recebe filmes até o dia 2 de fevereiro

 

Interessados em submeter longas-metragens diretamente para apreciação dos curadores da Seleção Oficial ou da Quinzena dos Realizadores também podem fazê-lo até o dia 2 de fevereiro pelo Programa Encontros com o Cinema Brasileiro. O Programa, que traz ao Brasil os curadores dos principais festivais internacionais de cinema do mundo para conhecer filmes brasileiros de produção independente, trará os curadores Anne Delseth e Julien Welter a São Paulo entre os dias 18 e 22 de fevereiro.

 

Produções selecionadas poderão solicitar apoio à ANCINE

 

Obras audiovisuais nacionais participantes da Seleção Oficial, Un Certain Regard, Quinzena dos Realizadores, Semana da Crítica, CinéFondation e de exibições especiais no Festival de Cannes poderão solicitar apoio junto à ANCINE, pelo Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais. Para o festival, pode ser concedido o Apoio do tipo A, que oferece confecção de cópia legendada, envio de cópia e auxílio financeiro para a promoção do filme. Para mais informações sobre o Programa de Apoio, clique aqui.


Short Film Corner e Marché du Film

 

Também está aberto o credenciamento para o Short Film Corner, espaço dedicado aos curtas-metragens. Os filmes registrados estarão disponíveis para visualização na biblioteca digital do festival. Na edição 2014, foram atraídos representantes de 98 países e 26,8 mil visualizações de seus curtas.

 

O festival também realiza o Marché du Film (Marcado do Filme), que terá suas inscrições abertas em fevereiro. O evento é um dos mais conceituados mercados da indústria em todo o mundo.

 

Para mais informações, acesse o site oficial do 68º Festival de Cannes.


Fonte: ANCINE


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta

[confira outras notícias]