Festival de Cinema Brasileiro em Toronto ::  | Curta o Curta

Festival de Cinema Brasileiro em Toronto

Por Guilherme Whitaker em 20/08/2008 07:32


Cineastas de todo o Brasil podem inscrever seus filmes no processo de seleção da 2º edição do Festival de Cinema Brasileiro em Toronto, que acontece no Bloor Cinema, de 6 a 9 de novembro de 2008, no Canadá.

O Edital com todas as informações e a ficha de inscrição estão publicados AQUI.

Os filmes selecionados - pela curadoria do jornalista e crítico de cinema Celso Sabadin - concorrerão ao Troféu Golden Maple, desenvolvido pelo designer Nilson J. dos Santos, em cinco categorias: Melhor ator, Melhor Atriz, Melhor Diretor, Melhor Filme e o Melhor do Público.

O Festival é organizado pela Puente, da jornalista Cecília Queiroz e pela canadense Southern Mirrors, da atriz Bárbara de la Fuente. Ele está registrado na Ancine e faz parte do Guia Brasileiro de Festivais de Cinema e Vídeo 2008, publicado pela Associação Cultural Kinoforum.

O evento possui registro junto à Lei Rouanet, está em fase de captação de patrocínio e tem apoio das empresas canadenses Mellohawk, A Docuvixen Film, CMichelon e das brasileiras Canal Brasil, Revista de Cinema, Planeta Tela, Ponto e Letra, Gráfica Iara, Graffbox Embalagens, SPTuris - São Paulo Turismo, São Paulo Convention Bureau, Roteiro do Imóvel, Instituto Cefac, Jornal Centro em Foco, Jornal do Golfe, portal WMulher, Castellano, Bono & Peixoto Advogados e Consultores Jurídicos.


Nossos filmes no Canadá
Em 2007, o Brazilian Film Festival of Toronto - primeiro festival de filmes exclusivamente brasileiros a ser apresentado no Canadá - mostrou 20 filmes, sobre todas as regiões, entre eles, Saneamento Básico, Tapete Vermelho, Vida Maria, O Grão e Histórias do Rio Negro.

Em pesquisa realizada com 15% dos espectadores, (65% masculino e 30% feminino), os filmes apresentados pelo 1º Brazilian Film Festival of Toronto foram considerados excelentes por 65% e bons por 30%. A maioria da audiência foi de canadenses (48%), seguida de brasileiros (35%) e outras nacionalidades (17%). A idade média dos espectadores das sessões foi de 20 a 40 anos (60%), seguida por adolescentes (15%) e terceira idade (10%).

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]