Festival de Cinema de Maringá completa 10 anos ::  | Curta o Curta

Festival de Cinema de Maringá completa 10 anos

Por Curta o Curta em 09/09/2013 14:32


O Festival de Cinema de Maringá chega a sua décima edição este ano se consolidando como um dos grandes eventos do gênero 

no Paraná e um dos maiores da região sul do país.

São 70 filmes, entre curtas e longas, dos gêneros ficção, documentário, animação e experimental, gravados em 35mm e digital, selecionados para participar da Mostra Competitiva, que será realizada entre os dias 16 e 22 de setembro.

A novidade deste ano é que será realizada a primeira Mostra Latino-americana de cinema com participação de filmes do Chile, Argentina e Colômbia.

Serão aproximadamente 21 pontos de exibição de filmes. Em Maringá, módulos móveis de exibição percorrerão pontos específicos da cidade em bairros e feiras livres, e também em três faculdades particulares da cidade.

O Festival também apresentará filmes em algumas cidades da região, é o “Circuito Viapar de Cinema”, que presenteia as cidades  que não possuem cinema. Todas as atividades do Festival são gratuitas. 

O Festival de Cinema de Maringá, desde sua primeira edição é realizado pela “Perfil Consultoria”, que tem como responsável o produtor cultural e cineasta Pery de Canti. Segundo Pery o festival tomou uma proporção muito interessante e hoje recebe inscrição de filmes de quase todos os estados do país. 

Pelo site do Festival é possível obter outras informações: 

www.festcinemaringa.com.br

ABD Nacional estará presente nesta edição

No dia 21 de setembro o Festival de Cinema de Maringá é dedicado a  Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas – ABD Nacional que é uma associação de cineastas do Brasil, com ênfase no gênero documentário, mas também aberta a realizadores de filmes de curta metragem de ficção, de animação e experimentais, que buscam inovar não apenas na maneira de fazer filmes, mas também, na forma de se fazer política cultural no país. Nesta data será a comemoração oficial do aniversário da entidade e também a realização da assembleia de eleição da nova diretoria. São esperados mais de 40 cineastas de todo o país para o evento. 

Atualmente a diretoria da ABD nacional, eleita em março de 2012 em Salvador, tem a seguinte composição: Jaime Lerner (RS), presidente; Clementino Jr (RJ), vice-presidente; Juliane Almeida (TO) secretária; Kleyton Marinho (PI) e Sérgio Uchoa (AM), tesoureiros; Guto Pasko (PR), diretor de articulação e integração; Caroline Araújo (MT), diretora de comunicação e novas mídias; Marco Aurélio Ribeiro (MG), diretor de mercado e negócios; André Leão (DF), diretor de pesquisa e projetos.

Histórico

A ABD , é a única entidade associativa do cinema brasileiro presente em todas as 27 capitais das Unidades Federativas do Brasil e também em algumas cidades do interior. Foi fundada dia 11 de setembro de 1973, durante a segunda Jornada de Cinema da Bahia, em Salvador.

Inicialmente era uma entidade de cineastas que dividia a sede entre Rio e SP e que posteriormente provocou o surgimento de ABDs em vários estados do Brasil. Em 1993, no festival de Curtas de São Paulo, o Conselho da ABD torna a ABD Nacional uma entidade federativa composta por ABDs dos diversos estados e regiões.

Nestes quarenta anos a entidade lutou pela implementação de políticas públicas, reflexão e qualificação do cinema brasileiro, representando realizadores de documentários, curtas de ficção, animação, longas de baixo orçamento, o universo dos realizadores abrigados nas ABDs que hoje se encontram nas 27 unidades federativas.

No Paraná o braço da entidade é Associação de Vídeo e Cinema do Paraná – AVEC / (ABD/PR). Atualmente a AVEC é presidida pela cineasta Salete Sirino e Guto Pasko é o vice-presidente.

A ABD-Nacional tem como objetivos defender, promover e difundir a obra audiovisual brasileira; promover o aperfeiçoamento de seus associados, através de intercâmbios, cursos, debates, mostras e festivais de cinema; promover campanhas visando o desenvolvimento de projetos culturais relevantes para os realizadores de obras audiovisuais; 

representar e defender os interesses das Entidades Afiliadas e de seus associados junto a órgãos públicos e privados afetos à atividade audiovisual; entre outros.

Filme sobre cartunista maringaense esta entre os selecionados

O filme maringaense  selecionado, é o documentário "Lukas, Perfil",  produzido em 2012, e investiga a vida e obra do cartunista Lukas, que trabalhou por mais de 20 anos no jornal maringaense "O Diário do Norte do Paraná", para entender como a personalidade do artista interferia em sua produção. 

Assim, além de prestar uma homenagem à memória desse que foi um dos maiores nomes da imprensa maringaense, o objetivo é do documentário é compreender como o contato diário com a simplicidade dos cidadãos, aliado a um olhar crítico de um interpretador da alma humana, resultaram em charges que denunciavam as mazelas da cidade sempre com muito bom humor.  

Os produtores do documentários são os jornalistas Gustavo Lemos Hermsdorff  e Camila Munhoz 

O organizador do Festival, Pery de Canti, destaca a qualidade das obras selecionadas este ano. “Recebemos filmes de quase todos os estados brasileiros e  muitas delas com destaque nacional e premiada em diversos festivais nacionais e internacionais” lembra de Canti.

Inscrições para oficinas de cinema.

Estão abertas as inscrições para as oficinas de cinema do 10º Festival de Cinema de Maringá, que será realizado entre os dias 16 e 22 de setembro. Neste ano os módulos estão divididos em Roteiro, Produção/Direção, Cenografia, Continuidade e Montagem/Edição. 

Ao final das oficinas os alunos produzirão um filme longametragem digital que será exibido no dia do encerramento do Festival no dia 22 de setembro.

As inscrições devem ser feitas pelo site do Festival  www.festcinemaringa.com.br  ou pelo email: perfil@perfilconsultoriacultural.com.br

As oficinas serão no mesmo período do Festival, nos horários: manhã, das 10h as 12h; tarde, das 14h as 17h, e noite, das 19h as 21h.

O Festival de Cinema de Maringá conta com o patrocínio âncora da Concessionária Viapar, que patrocina o evento através da lei Rouanet de incentivo a cultura do Ministério da Cultura. Patrocínio cultural Copel e Governo do Paraná. Copatrocínico cultural Cooper Card e Jadon. Apoio cultural Maringa Convention e Visitor Bureau, AVEC-PR, Prefeitura de Maringá e Sol Propaganda. Apoio institucional Unicesumar, Nilson Rabelo Produções, Decision Comunicação Visual, Incite Fx, PrintMais – Grafica e Editora, ZAZ Visual, Príncipe Hotel, TV Clipping Maringá, Sol Propaganda, Click do Gato, O Diário.com, O Diário do Norte do Paraná, Mix FM, CBN Maringá e Maringá FM. Promoção RPCTV  e realização da Perfil Consultoria.

Fonte: Osvaldo Sigles Jr.


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]