Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa em Coimbra ::  | Curta o Curta

Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa em Coimbra

Por Guilherme Whitaker em 14/11/2011 10:32


 De 22 a 26 de novembro, o FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa viaja até Coimbra para apresentar uma mostra da 2ª edição, que decorreu em maio passado no Cinema São Jorge, em Lisboa. As sessões terão lugar no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e na Casa das Artes, sempre com entrada livre.

Contando com o apoio do Cine Clube Fila K, nesta primeira itinerância do FESTin o público de Coimbra terá a oportunidade de assistir a uma seleção de 6 longas e 34 curtas-metragens que
estiveram em competição em Lisboa e que constituem uma amostra da produção cinematográfica dos países lusófonos entre 2009 e 2010.

A curta-metragem Constança (Portugal, 2010) abre, de forma simbólica, a mostra do FESTin em Coimbra, no dia 22 de novembro, às 21h00, no Mosteiro de Santa-Clara-a-Velha, com a presença
do realizador José de Castro. Inspirado no poema homónimo de Eugénio de Castro, o filme aborda a história de amor de Pedro e Inês na perspetiva de Constança, a esposa legítima do príncipe e futuro rei de Portugal. O aclamado documentário brasileiro Dzi Croquetes (Brasil, 2009) fecha a primeira noite com a trajetória deste irreverente grupo carioca que marcou a cena artística ao desafiar tabus sociais e sexuais na década de 70.

Destaque ainda na programação para a mesa-redonda A língua portuguesa, o cinema e as suas fronteiras: a existência de outras linguagens e idiomas, seguida da projeção da curta timorense
Letter to my Mom (Timor-Leste, 2010), de Francisca Maia, que terão lugar no dia 24 de novembro, às 18h00, na Casa das Artes. O documentário vencedor da 2ª edição do FESTin, Hortas di Pobreza (Guiné-Bissau/Portugal, 2010), de Sara de Sousa Correia, será exibido no mesmo dia às 21h30, no Mosteiro de Santa-Clara-a-Velha O documentário Complexo – Universo Paralelo (Portugal, 2010), de Mário Patrocínio, vencedor do Prémio Internacional de Direitos Humanos do Festival Artivism – Hollywood, encerra a Mostra do FESTin em Coimbra, no dia 26 de novembro, às 22h00.

O FESTin regressa ao Cinema São Jorge para a 3ª edição de 9 a 20 de maio de 2012. Até 31 de janeiro decorrem as inscrições de filmes de expressão portuguesa para as secções de competição de curtas e longas-metragens. O FESTin é organizado pela Padrão Atual, em parceria com a Fundação Luso-Brasileira e a EGEAC - Cinema São Jorge.

FESTin - HISTORIAL

O FESTin – Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa surgiu em 2010, com o objetivo de celebrar e fortalecer a cultura lusófona através do cinema, num ambiente de partilha, intercâmbio e inclusão social.

A 1ª edição do FESTin decorreu em Maio de 2010, durante a Semana Cultural da CPLP, em Lisboa. O programa integrou a exibição de quarenta e um filmes, sendo em competição vinte e três curtas e sete longas-metragens. Além dos filmes, decorreram ainda oficinas e mesas redondas com o intuito fomentar a reflexão sobre o contributo do cinema para o reforço dos laços que unem os oito países.

Em 2011, o festival ganhou autonomia e passou a contar com a parceria da EGEAC – Cinema São Jorge e da Fundação Luso-Brasileira, entidade responsável pela organização de quatro edições da Mostra do Cinema Brasileiro que, desta forma, passou a estar representado unicamente no FESTin. A 2.ª edição do FESTin decorreu de 26 de Abril a 1 de Maio de 2011, no Cinema S. Jorge, em Lisboa, e contou com a exibição de 78 produções dos oito países da Comunidade de Países da Língua Portuguesa, que foram vistos por mais de 3000 espetadores.

Para além das secções competitivas de longa e curta-metragens e de mostras temáticas paralelas, o FESTin promove ainda, todos os anos, debates e oficinas para crianças e jovens, com o intuito fomentar a reflexão sobre o contributo do cinema para o reforço dos laços que unem os oito países.

Informações e contactos:
www.festin-festival.com
www.facebook.com/festin.lisboa

Assessoria de Imprensa
Catarina Coelho
E-mail: catarina.festin@gmail.com

 

ORGANIZAÇÃO E APOIOS

ORGANIZAÇÃO E PRODUÇÃO
Padrão Actual

CO-PRODUÇÃO
Fundação Luso-Brasileira e EGEAC - Cinema São Jorge

APOIO INSTITUCIONAL
Ministério da Cultura
Missão do Brasil junto à CPLP
Embaixada do Brasil
PARCERIA
Tiara Park Atlantic
Fundação EDP
Fundação Calouste Gulbenkian
Metro de Lisboa
Câmara Municipal de Lisboa
Turismo de Lisboa
Zagope
Estúdios Quanta
Casa do Brasil de Lisboa
Universidade Lusófona
O Boticário
STP Airways
Klapt Produtora
Hard Rock Café Lisboa
Quinta das Hidrângeas
Faria & Bento
Vitalis
Conselho Nacional de Cineclubes
Companhia de Actores
Ampliarte
Federação Internacional de Cineclubes
Congresso Brasileiro de Cinema
Festival Internacional de Cinema de Luanda
MEDIA PARTNER
SAPO
RDP África
Grande Plano
TV Globo Portugal
RTP 2


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]