FESTIVAL DE FINOS FILMES CURTOS ::  | Curta o Curta

FESTIVAL DE FINOS FILMES CURTOS

Por Curta o Curta em 20/05/2014 15:35


O curta Baba 105, de Felipe Bibian (Rio de Janeiro) foi considerado o melhor filme da Mostra Competitiva de Curtas-Metragens, da primeira edição do Festival de Finos Filmes Curtos, encerrada neste domingo, 18, em cerimônia no MIS-Museu de Imagem e Som, São Paulo.  Durante uma semana, os auditórios do MIS, da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) e o Cinusp (USP) apresentaram os 10 curtas nacionais (pré-selecionados entre 329 inscritos de todo o país) da Mostra Competitiva, 10 curtas internacionais e outros 5 curtas (mesclando nacionais e internacionais) da “Fina Seleção dos Curadores”.  O festival teve a curadoria dos jovens cineastas Felipe Poroger e Quico Meirelles e o juri foi formado por André Sturm, diretor do MIS; pelo crítico de cinema Ricardo Calil e pelos cineastas Dida Andrade e Andradina Azevedo, vencedores dos prêmios de Melhor Direção e Melhor Fotografia no último Festival de Gramado 2013, com o longa “A Bruta Flor do Querer”.

 

“Ficamos surpresos com volume de inscritos; filmes vindos de todo o país. Parece um bom sinal para o mercado cinematográfico que um festival, em sua primeira edição, consiga mobilizar o interesse de mais de 300 realizadores. Esperamos poder contribuir, cada vez mais, para que a crescente produção nacional possa chegar aos espectadores”, avalia o curador Felipe Poroger.

 

Premiados:

  • Melhor Filme: “Baba 105”, de Felipe Bibian (Rio de Janeiro)
  • Melhor Direção: “Quando o Céu Desce ao Chão”, de Marcos Yoshi (São Paulo), e “Carne”, de Carlos Nigro (Pernambuco)
    Melhor Roteiro: "Prof. Black”, de Pedro Sokol (São Paulo)
  • Menções Honrosas: “O Que Aprendi com Meu Pai”, de Getúlio Ribeiro (Goiás), e “Meta”, de Rafael Baliú.(São Paulo)

 O Festival de Finos Filmes Curtos teve patrocínio do Shopping Pátio Higienópolis, promoção da Folha de S. Paulo, apoio do MIS, FAAP, CINUSP, Livraria da Vila e O2 Filmes


Fonte: Alessandra Joel


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta

[confira outras notícias]