Festival Nacional de Cinema e Vídeo Universitário já recebe inscrições ::  | Curta o Curta

Festival Nacional de Cinema e Vídeo Universitário já recebe inscrições

Por Guilherme Whitaker em 30/08/2001 16:18


Festival Nacional de Cinema e Vídeo Universitário já recebe inscrições

Evento acontecerá em outubro na UFRJ/Urca e no Espírito das Artes / Cobal do Humaitá


O Festival Nacional de Cinema e Vídeo Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Vide Vídeo, apresenta em 2001 sua quinta edição. O primeiro Vide Vídeo, em 1997, foi caracterizado apenas como uma mostra de vídeos, que reuniu cerca de 100 alunos e docentes da UFRJ. Aos poucos, a divulgação cresceu e o Vide Vídeo tornou-se um dos maiores festivais universitários do Brasil, contando com a participação de grandes universidades do país (públicas e particulares). O Vide Vídeo é uma iniciativa de alunos da Graduação da Escola de Comunicação - ECO - da Universidade do Brasil - UFRJ - e envolve, todos os anos, direta e indiretamente, cerca de 20 estudantes em sua produção. No ano de 1999, 3ª edição do Festival, foram exibidos mais de 90 vídeos e filmes, avaliados nas categorias: Documentário, Ficção e Animação. O sucesso do Evento foi confirmado pela presença de um público estimado em 500 pessoas, nos quatro dias de realização. Em 2000, foi incorporada a categoria de Vídeo-arte ao Festival, que aconteceu no Salão Pedro Calmon (campus da Praia Vermelha) pela manhã e, nos períodos tarde e noite, na Fundição Progresso.

Personalidades renomadas do cinema e audiovisual nacional sempre estiveram presentes no Vide Vídeo, que visa a favorecer os segmentos culturais e educativos da Universidade, a promover cultura e entretenimentos internos e externos à Instituição e a realizar uma ponte entre a universidade e a sociedade.

O Vide Vídeo 2001 traz novidades como a categoria Experimental, que substituiu a extinta Vídeo-arte, com o intuito de aumentar o caráter criativo dos participantes e integrar um maior número de produções ao Evento. A divulgação do Vide Vídeo 2001 foi iniciada em julho, no XXV Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação Social -ENECOM- , realizado na Universidade Católica de Brasília (UCB).

O papel do Festival consiste em garantir um intercâmbio cultural de conhecimento e informações entre universitários, profissionais do mercado audiovisual e convidados que irão compor o júri técnico. O Vide Vídeo é o espaço estudantil para colocar a criatividade em filmes e vídeos. O Festival tem como principal meta que as obras escritas e exibidas cumpram, da melhor maneira, sua função social.

O Vide Vídeo 2001 será realizado no Auditório da Central de Produção & Multimídia da Escola de Comunicação da UFRJ (CPM / ECO), situada na Av. Pasteur, 250 – Urca. O segundo local de exibição será o Espírito das Artes, localizado na Cobal do Humaitá (entrada pela R. São Clemente, segundo andar, ao lado da Cavídeo).

As inscrições estão abertas e vão até o dia 21 de setembro.

O Festival será do dia 22 a 26 de outubro no Rio de Janeiro.

Mais informações, acesse o site ou mande um e-mail para videvideo@zipmail.com.br ou ligue para 3873-5074 / 3873-5076.


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]