Festival Primeiro Plano 2013 ::  | Curta o Curta

Festival Primeiro Plano 2013

Por Curta o Curta em 02/10/2013 17:36


Regulamento para Inscrição dos curtas no Festival

I - O Evento: O Primeiro Plano 2013 - Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades, uma realização do Luzes da Cidade – Grupo de Cinéfilos e Produtores Culturais, é um festival nacional de cinema voltado exclusivamente para diretores(a) que estão estreando na função e regional para filmes produzidos na Zona da Mata Mineira, que ocorrerá na cidade de Juiz de Fora entre os dias 25 a 30 de novembro de 2013.

II - Inscrições: Poderão se inscrever na Mostra Competitiva Nacional: o primeiro filme curta-metragem em película ou digital realizado por cineastas estreantes, brasileiros, finalizados a partir de janeiro de 2012, nas bitolas 35 mm ou digital, com duração máxima de 20 minutos. Poderão se inscrever na Mostra Competitiva Regional: filmes curtas-metragens em película ou digital realizados por cineastas residentes em Juiz de Fora e Zona da Mata, brasileiros, finalizados a partir de janeiro de 2012, nas bitolas 35 mm ou digital, com duração máxima de 20 minutos. Não serão aceitas inscrições de curtas produzidos para apresentar, divulgar e/ou promover instituições e/ou empresas, nem realizados exclusivamente para televisão. Os curtas que se inscreverem para as Mostras Competitivas Nacional e Regional devem ser postados ou entregues no endereço abaixo até 20 de setembro de 2013. Ou um link com senha liberada pode ser enviado para o email inscricoes@primeiroplano.art.br. 
Para inscrever um curta, deverão ser seguidos, por parte do realizador(a), produtor(a) e/ou responsável, os seguintes passos: 
a) Preenchimento on line do Formulário de Inscrição; 
b) Envio do Formulário de Inscrição impresso, devidamente preenchido e ASSINADO pelo realizador e/ou produtor responsável pelo filme; 
c)Envio de 1 (uma) cópia em DVD do curta para o endereço abaixo ou link com senha liberada para o email inscricoes@primeiroplano.art.br; 
Endereço para envio do DVD e formulário de inscrição impresso e assinado: 
Luzes da Cidade – Grupo de Cinéfilos e Produtores Culturais 
Avenida Presidente Itamar Franco, 728 / 503 - Centro Juiz de Fora - MG - 36010-020

III - Seleção: Todas as produções inscritas serão encaminhadas, a partir de suas respectivas cópias em DVD ou link a uma equipe nomeada pela Organização do Festival para serem selecionadas para concorrer nas Mostras Competitivas. Após a comunicação da seleção, por parte da Organização do Festival, os realizadores/ produtores dos filmes selecionados, com formato de exibição diferente daquele enviados para a seleção, deverão enviar o filme no formato original para o endereço citado até 31 de outubro de 2013. Caso as cópias não cheguem aos locais estipulados, dentro dos prazos previstos, os filmes estarão eliminados das mostras competitivas, pois a exibição só poderá ocorrer no formato escolhido na ficha de inscrição.

IV - Premiação: Um júri, formado por uma equipe capacitada e nomeada pela Organização do Festival, premiará os curtas da Mostra Competitiva Nacional nas seguintes categorias: Melhor Filme; Direção; Roteiro; Concepção Fotográfica; Concepção Sonora; Montagem; Direção Arte; Trilha Musical; Ator; Atriz; Primeiro Plano e Melhor Curta pelo Júri Popular. Todos os curtas inscritos na Mostra Competitiva Regional concorrem ao Melhor Curta pelo Júri Popular. Os curtas universitários, realizados dentro de instituições de ensino de Juiz de Fora e inscritos na Mostra Competitiva Regional, podem optar por concorrer ao prêmio Incentivo Primeiro Plano. Um júri, formado por uma equipe capacitada e nomeada pela Organização do Festival, premiará o melhor curta universitário com R$ 7.000,00 (Sete mil reais) e serviços de finalização em parceria com empresas e instituições ligadas ao audiovisual, que serão empregados na produção de um outro curta de até 20 (dez) minutos. O Festival se encarregará de nomear uma pessoa para realizar a produção executiva desse trabalho. Para concorrer ao Incentivo Primeiro Plano, além de marcar a opção (item 26) na ficha de inscrição, o curta deverá ter sido realizado dentro de instituições de ensino com sede em Juiz de Fora e que possuam o diretor e, pelo menos, outras (03) três funções técnicas cumulativas entre Roteirista, Diretor de Produção, Diretor de Fotografia, Diretor de Arte, Técnico de Som Direto, Editor de Som, Montador e/ou Editor ocupadas exclusivamente por universitários à época da realização do curta e comprovados pela instituição de ensino.

V - Veiculação e Direitos Autorais: O realizador/produtor concorda com a exibição da obra audiovisual no festival e é responsável pela utilização não autorizada de imagens, sons ou músicas de terceiros em seus trabalhos. Todos e quaisquer ônus por problemas de direitos autorais recairão exclusivamente sobre o realizador/ produtor do trabalho inscrito. O festival também poderá utilizar até 30 segundos das obras selecionadas para a divulgação do Festival em emissoras de TVs, rádio, web ou qualquer outro veículo de comunicação.

VI - Disposições Finais: Qualquer organização - pública ou privada - ou qualquer pessoa que desejar conceder prêmios aos filmes concorrentes estará autorizada a proceder à premiação de acordo com seus próprios regulamentos, com a anuência prévia da Organização do Festival; com notificação até o dia 31 de outubro de 2013. Será considerado diretor estreante aquele que nunca teve uma obra audiovisual exibida em Mostras Competitivas de festivais e mostras de cinema realizados no Brasil e/ ou no exterior. Após o término do Festival, as despesas de retorno das cópias para seus endereços de origem, ficarão a cargo da Organização do mesmo. Os casos não previstos neste Regulamento serão decididos pela Organização do Festival. O ato de inscrição para as Mostras Competitivas do Primeiro Plano 2013 - Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades implica a aceitação total e irrestrita, por parte do realizador/produtor concorrente, de todos os artigos deste Regulamento.

Mais informações: http://www.primeiroplano.art.br/inscrever/


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]