FICBIC Mostra Universitária Competitiva 2013 ::  | Curta o Curta

FICBIC Mostra Universitária Competitiva 2013

Por Curta o Curta em 10/04/2013 22:11


Regulamento FicBic
Mostra Universitária Competitiva 2013

Download

1. Da finalidade:

A Mostra Universitária Competitiva do Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba (FicBic) tem a finalidade de promover e incentivar a produção de vídeos por estudantes universitários e de cursos técnicos, premiando os melhores trabalhos em suas categorias.

2. Das categorias:

2.1. O festival terá quatro categorias assim definidas:

2.1.1. Ficção

A ficção é a forma de discurso audiovisual mais comum e mais difundida. O termo ficção vem do latim fingo, que também originou a palavra figura, portanto a ficção não é uma mentira, mas sim um simulacro. A obra ficcional pressupõe um acordo tácito entre o realizador e o espectador, visto que ambos aceitam previamente que este discurso parte da imaginação do primeiro e será decodificado e entendido segundo a imaginação do segundo.

2.1.2. Documentário

O discurso do documentário está ligado ao real. Porém, não deve ser entendido como representação fiel do real ou da realidade. O documentário se estabelece através de um processo de mediação, como qualquer filme, sendo assim, está permeado por inúmeras características subjetivas. Talvez a melhor forma de compreender o que é o documentário seja relembrar a frase de John Grierson, criador do termo cinema documentário: “O documentário é o tratamento criativo da realidade”.

2.1.3. Videoclipe

Todo material audiovisual que estrutura sua narrativa a partir da narrativa, do ritmo, da seqüência e/ou da linguagem de uma única música é um videoclipe. Para essa categoria será necessária a autorização da banda ou artista para a realização do vídeo.
Clique aqui para fazer o download do termo de autorização.

2.1.4. Vídeo Experimental

Segundo Jacques Aumont e Michel Marie, a expressão experimental designa hoje, para o cinema, materiais audiovisuais que atendam as seguintes características: não ser realizado no sistema industrial; não ser distribuído nos circuitos comerciais; não visar a distração nem a rentabilidade; ser majoritariamente não-narrativo; trabalhar questionando, desconstruindo ou evitando a figuração. Vale ressaltar que os dois primeiros itens são, em geral, atendidos por qualquer vídeo universitário, o terceiro, no que se refere a rentabilidade, também, restam os dois últimos itens como fundamentais para a definição do que são vídeos experimentais.

2.2. Os limites máximos de duração dos vídeos inscritos em cada categoria são:

Ficção: 15 minutos

Documentário: 15 minutos

Videoclipe: 7 minutos

Experimental: 10 minutos

2.3. As definições de categoria acima deverão ser observadas para inscrição dos vídeos.

2.4. Qualquer produção que não cumpra os limites de tempo estabelecidos por este regulamento estará automaticamente desclassificada.

3. Da inscrição:

3.1. Podem ser inscritas as produções audiovisuais que tenham como diretor e/ou roteirista estudantes universitários (graduandos ou pós-graduandos) ou de cursos técnicos regularmente matriculados em qualquer instituição de ensino pública ou privada do país reconhecida pelo Ministério da Educação, de qualquer curso ou habilitação.

3.2. O estudante deve ter produzido o audiovisual enquanto estava ligado à instituição de ensino, por isso serão aceitos trabalhos de recém-formados desde que atendidas as especificações deste regulamento.

3.3. As inscrições serão aceitas de 18 de fevereiro a 06 de maio de 2013.

3.4. A inscrição é gratuita. Despesas de postagem do material ficam a cargo do responsável pela inscrição.

3.5. A competição está aberta às produções nacionais finalizadas a partir de janeiro de 2012 e deverão ser inéditas no festival.

3.6. Cada participante pode concorrer com quantos trabalhos quiser, mas cada trabalho só pode ser inscrito em uma categoria apenas. Os participantes que tiverem mais de um trabalho inscrito deverão enviar os trabalhos separadamente. Os DVDs enviados que tiverem mais de uma obra gravadas serão desconsiderados.

3.7. Os certificados de premiação serão emitidos em nome dos integrantes da equipe informados na ficha de inscrição.

3.8. As fichas de inscrição deverão ser preenchidas no site do FicBic (www.ficbic.com.br). O responsável pela inscrição deve fazer o upload de duas imagens do vídeo (em jpeg, com resolução de 300 dpi), além de preencher corretamente todos os campos obrigatórios.

3.9. A adesão ao Termo de autorização para exibição em TVs públicas universitárias na ficha de inscrição é opcional. Ao concordar este Termo, a obra será liberada para fazer parte de programas de cinema em emissoras universitárias em todo o território nacional através da RedeIFES, que congrega as Instituições Federais de Ensino Superior do país. A liberação para exibição da obra em TVs públicas universitárias será feita apenas após a realização da Mostra Universitária, garantindo o ineditismo do festival.

3.10. Depois de preencher e revisar a ficha de inscrição, o participante deve clicar em “enviar”. A ficha deve ser impressa, assinada pelo responsável e enviada juntamente com:

  • Duas cópias da obra em DVD
  • Comprovante de matrícula emitido pela instituição de ensino em nome do diretor ou roteirista,
  • No caso da categoria videoclipe, autorização de uso da música do clipe assinada pela banda ou pelo músico autor,

Para o escritório do FicBic:

Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba
Al. Dr. Carlos de Carvalho, 655 – 19º andar
80430 – 180 Curitiba – PR

3.11. O envio dos materiais deve ser feito até o dia 06 de maio de 2013, considerando-se para isso a data de postagem.

3.12. Os DVDs devem ser testados e devem estar identificados com uma etiqueta contendo: título da obra, categoria na qual foi inscrita, duração da obra e nome do responsável pela inscrição.

3.13. Serão aceitas as produções audiovisuais captadas por todo tipo de tecnologia, desde que o produto final seja em DVD

3.14. O responsável pela inscrição receberá um email confirmando o recebimento do material. Não serão aceitas inscrições incompletas ou fora do prazo.

4. Da Seleção:

4.1. Uma pré-seleção dos vídeos inscritos na competição será feita por uma Banca de Seleção Prévia, composta por 03 membros. A Banca de Seleção Prévia avaliará apenas a adequação da obra à categoria na qual foi inscrita e terá caráter eliminatório.

4.2. A apreciação das obras para mostra e premiação será feita pela Banca de Seleção, composta por 03 membros de reconhecida expressão na área audiovisual. Haverá uma Banca de Seleção para cada categoria.

4.3. As decisões da Banca de Seleção são irreversíveis e irrecorríveis, eximindo a organização da necessidade de qualquer explicação ou justificativa sobre eventual não inclusão de alguma produção.

4.4. Se constatada qualquer tentativa de fraude, adulteração ou plágio o material estará automaticamente desclassificado.

4.5. Os participantes selecionados para a mostra universitária serão comunicados pela organização do FicBic a partir de junho de 2013. A lista das obras selecionadas será divulgada também no site do FicBic.

4.6. Caberá ao participante que teve seu trabalho selecionado enviar, ou não, uma nova cópia de melhor qualidade técnica para a exibição.

4.7. As obras inscritas, selecionadas ou não, farão parte do acervo do FicBic.

5. Dos critérios para avaliação:

5.1. A mostra universitária do FicBic não diferencia materiais audiovisuais por seus suportes de captação.

5.2. Serão avaliadas fundamentalmente a qualidade e a criatividade relativas à narrativa, à linguagem e à estética dos vídeos. Por ser uma mostra universitária, o que se busca é inovação, ousadia, criatividade na exploração de temas e de técnicas. Por fim, para que esses aspectos possam ser bem avaliados, é importante que os vídeos tenham boa qualidade técnica, permitindo que sejam bem compreendidos e analisados.

6. Da Exibição:

6.1. A exibição da obra selecionada na mostra universitária estará automaticamente autorizada pelo diretor a partir do ato de inscrição da obra no festival.

6.2. Os vídeos selecionados serão exibidos entre os dias 25 e 28 de setembro de 2013 no Cine Guarani – Avenida República Argentina, 3430 no bairro Portão, em Curitiba.

6.3. A cerimônia de premiação será realizada no dia 29 de setembro, também no Cine Guarani. Os eventos serão gratuitos e abertos ao público.

6.4. Além da exibição durante o FicBic, mostras itinerantes também serão realizadas a partir de uma seleção dos vídeos inscritos.

7. Da Premiação:

7.1. A Banca de Seleção estabelecerá o peso dos critérios de trabalho em comum acordo e será soberano na premiação.

7.2. Cada categoria terá até 03 obras premiadas que serão eleitas pela Banca de Seleção.

7.3. O primeiro colocado em cada categoria será premiado com: um (01) troféu, certificados e uma (01) passagem aérea (ida e volta) para Berlim, na Alemanha, no mês de fevereiro de 2014, durante a realização do Festival de Cinema de Berlim.

7.4. A Banca de Seleção premiará com um troféu e certificados os segundos e terceiros colocados em cada categoria.

7.5. Os prêmios acima descritos serão entregues ao responsável pela inscrição do filme vencedor no festival.

7.6. Cabe exclusivamente ao responsável pela inscrição indicar os dados, por escrito, da pessoa que irá realizar a viagem.

7.7. O evento está também aberto para parcerias que resultam em diferentes prêmios a serem anunciados durante a cerimônia de encerramento do festival.

8. Disposições finais

8.1. O ato de inscrição para participar da mostra universitária FicBic é considerado como um reconhecimento deste regulamento.

8.2. A organização da mostra universitária FicBic reserva para si o direito de utilizar os vídeos inscritos no Festival em programas ou produtos que visem promovê-lo.

8.3. Qualquer omissão no regulamento será analisada pela Comissão de Organização da mostra universitária competitiva do FicBic.

Contato para informações:
universitaria@ficbic.com.br


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]