Ficção científica brasileira ´No. 19` concorre no Flickapalooza Film Festi ::  | Curta o Curta

Ficção científica brasileira ´No. 19` concorre no Flickapalooza Film Festi

Por Guilherme Whitaker em 12/06/2001 13:00


Ficção científica brasileira ´No. 19` concorre no
Flickapalooza Film Festival
Filmado em 16mm, filme é o único representante brasileiro
no evento norte americano.


Entrevista com o diretor do filme, Paulo E. Miranda.


Festival dedicado ao cinema independente, o Flickapalooza Film Festival está acontecendo na Califórnia, EUA, de 10 a 13 de junho. Convidado para prestigiar o evento (com tudo pago, é claro) com seu filme N.19, rodado em 16mm, o diretor Paulo E. Miranda conta ao Curta o Curta, por email, como foi parar tão longe...


Curta o Curta: Como voce descobriu o festival? Ficou surpreso pela classificação do seu filme?

Paulo Miranda: Através da lista da ABD, pela Internet. Algum assinante da lista tinha divulgado o festival Flickapalooza, com regulamento e ficha de inscrição, no início deste ano. Resolvi tentar. Fiquei muito surpreso com a seleção de meu filme pelo festival norte-americano, pois já havia inscrito anteriormente o filme em vários outros festivais estrangeiros, sempre recebendo respostas negativas. Fiquei mais surpreso ainda quando soube que o filme iria ser o único curta brasileiro a participar desse festival.

CC: Quais as suas expectativas com relação ao evento?

PM: Como esse será o primeiro festival internacional em que o filme estará participando, não sei qual será a recepção do público estrangeiro ao filme. Pessoalmente espero que seja boa, mas nunca se sabe.

Como você entende o atual momento do curta-metragem no Brasil?

Para qualquer produção cinematográfica nacional sempre há momentos difíceis, especialmente para curtas. As leis que supostamente deveriam beneficiar produções de filmes são confusas, por essas e outras razões pouquíssimas empresas bancam a produção de um curta. Para se produzir um curta, ou você ou seus familiares e amigos têm muito dinheiro e podem bancar do bolso o filme, ou então participar em tudo quanto é concurso e prêmio para financiamento de projetos de curtas e rezar para que seja um dos sortudos. Por outro lado as qualidades técnica e artística dos curtas vêm se aperfeiçoando progressivamente.

CC: Quais curtas você tem visto e gostado?

PM: Ano passado me surpreendi com alguns curtas, como Iminenti Luna, Sinistro e Almas Em Chamas, por exemplo. Acredito que deva existir uma luta maior ainda por parte dos curta-metragistas para que os curtas se tornem mais acessíveis ao público em geral, que vai conhecer melhor a produção cinematográfica nacional e apagar de vez aquele estigma de que cinema nacional é ruim;

CC: Por que esse título, "N.º 19"?

PM: Foi um meio de criar uma referência-tributo a "Akira", de Katsuhiro Otomo, um mangá (história em quadrinhos japonesa). As semelhanças entre N.º 19 e Akira são grandes, posso citar algumas: as experiências científicas realizadas com os garotos, o fato de as crianças serem numeradas, uma equipe médica conduzindo a experiência. No curta, o garoto protagonista da estória recebe uma pulseira com o n.º 19 por um simples motivo: resolvi colocar a idade que eu tinha no ano em que se passa a trama, 1994.

CC: Como foi a idéia de fazer o filme?

PM: Na verdade "N.º 19" surgiu como trabalho para aula de Argumento & Roteiro I, em 1997. O professor havia nos pedido que elaborássemos um argumento visual, sem diálogo. Originalmente pretendia adaptar um conto de Rubem Fonseca, mas percebi que seria muito difícil a adaptação. Resolvi então me arriscar a escrever um argumento de ficção científica, gênero que aprecio muito. Também era uma oportunidade de dedicar um texto a uma pessoa muito importante para mim, A.M., que conheci em 1994.

Mais informações do filme em http://web.archive.org/web/20040328052317/http://www.nr19.com/


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]