FILMEATA na Cinelândia rumo ao Beco do Rato ::  | Curta o Curta

FILMEATA na Cinelândia rumo ao Beco do Rato

Por Guilherme Whitaker em 07/03/2006 19:14


Beco do Rato apresenta:  A PRIMEIRA FILMEATA DO PLANETA 
Nesta quinta, as 18h na Cinelândia, concentração rumo ao beco do Rato!!


Sim. Muitos filmes já foram realizados ao longo de passeatas, mas nunca um filme foi a própria passeata.


O Ministro das Comunicações, Hélio Costa, a serviço do seu eterno patrão – o dono da Globo – vem tentando impor a TV digital que mais lhes interessa. É a oportunidade da população não ser mais espectadora passiva e interferir nos conteúdos que recebe. Não há disposição para diálogo sobre esse assunto por parte do governo federal.

No governo do estado, a cultura, como sempre é abandonada. Salas populares são inauguradas e não exibem nada além da sessão inaugural. Um prédio histórico (da Rio Previdência), de 8 andares, que abriga dezenas de famílias em situação de risco, periga cair em pleno corredor cultural e nada é feito para a sua restauração e ocupação. A lei de incentivo estadual terá menos verba em 2006, sob aplausos do secretário da pasta cultural. 



Público do Beco do Rato - Sessões ao AR LIVRE!!!

Como se não bastasse o biênio 2003/04 – que contemplava somente audiovisual – excluindo toda e qualquer outra forma de expressão artística – 2006 e 2007 serão dedicados exclusivamente a um único tema, cerceando a criatividade dos artistas cariocas. Pior. A sociedade civil organizada vinha mantendo aberto, franco e honesto diálogo junto ao secretário das culturas Ricardo Macieira e propondo melhorias na lei de incentivo municipal, inclusive cedendo em muitos aspectos. De uma hora para outra o diálogo foi quebrado por parte da prefeitura. Através de uma canetada do prefeito no que se refere à Lei do ISS carioca e ignorando completamente as conversas anteriores: “Art. 16. Durante os anos de 2006 e 2007, o incentivo de que trata este decreto, será exclusivamente relativo aos 200 anos da chegada de D. João VI e da Corte Real na Cidade do Rio de Janeiro”. Foi a gota d’água.

A população vem sendo constantemente e incansavelmente desrespeitada pelo poder público, sem que tenha força ou ânimo para um grito. Muito embora nossa filmeata esteja partindo da classe artística, todo e qualquer cidadão é bem vindo, já que almejamos viver numa sociedade digna para todos. Profissionais da saúde, profissionais da educação, da construção civil, estudantes, magistrados, desempregados, autônomos, motoristas de vans, enfim, todos que ainda têm força para levar à frente suas indignações, venham pacificamente se manifestar. Descaso, descalabros governamentais, arbitrariedades são combatidos com arte.

A realização andarilha terá início na Praça XV, quando D. João, acompanhado de Carlota Joaquina, pisará em solo carioca, saindo das barcas. Das 18:00hs até às 18:30, concentraremos em frente ao Odeon, na Cinelândia, onde nos encontraremos com a equipe e o elenco da superprodução cinematográfica. Partiremos de lá para o Beco do Rato, aproveitaremos a concentração do choro e abriremos o microfone para quem quiser se manifestar. Às 20:00, como podem ver abaixo, fecharemos a noite tradicionalmente. Muito choro e muito curta metragem, pois é isso o que sabemos fazer. (Fredcar)



Programação do dia 9 de março 

A Rosa 
Dir. Gordeeff
O Seqüestro de Bellini
Dir. Clementino Junior
O 3º Tomate
Dir. Cláudio Roberto
Alma Carioca
Dir. William Côgo
Engolervilha (em reprise)
Dir. Marão


O BECO DO RATO fica na Rua Morais e Vale, Beco
Quintas-feiras 
Receita de Choro às 20:00
Cineclube às 23:00
Poemas nos intervalos e após a sessão (depende dos frequentadores) 


Chorinho no Beco, Tudo de bom mesmo!!

* Há grandes possibilidades de desorganização sadia que podem alterar em alguns minutos a programação.
Visite nosso blog: www.becodorato.blogspot.com


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]