Filmes nacionais recebem apoio para participação em festivais  ::  | Curta o Curta

Filmes nacionais recebem apoio para participação em festivais

Por Curta o Curta em 06/03/2014 13:48


Festival Internacional de Cinema de Punta del Este, que acontece entre os dias 8 e 16 de março, no Uruguai, e o Cinelatino - Encontros de Toulouse, de 20 a 30 de março, na França, contarão com a participação de mais de 30 filmes nacionais. Destes, seis receberão apoio do Programa de Apoio a Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais em Laboratórios e Workshops da ANCINE, que auxilia produções oficialmente convidadas a participar de 80 festivais internacionais de cinema.

 

Na Competição de Longas-Metragens Latino-Americanos do Festival Internacional de Punta del Este, três brasileiros estão na disputa pelo Prêmio Mauricio Litman nas categorias melhor filme, diretor, ator e atriz, e pelo Prêmio do Público. A animação "Até que a Sbórnia nos Separe", de Otto Guerra e Ennio Torresan Jr, e o drama "Tatuagem", de Hilton Lacerda, receberam auxílio financeiro do programa de apoio para viabilizarem suas participações no evento. A participação brasileira na competição oficial se completa com o longa "Flores Raras", de Bruno Barreto.

 

Ainda no Festival de Punta del Este, a mostra não competitiva Panorama Latino-Americano exibirá o filme "A Oeste do Fim do Mundo", de Paulo Nascimento, e a seção dedicada a lançamentos de filmes uruguaios selecionou a coprodução Brasil-Alemanha "Entre Vales", de Philippe Barcinski.

 

O Cinelatino - Encontros de Toulouse conta, nesta edição, com uma extensa participação do cinema brasileiro. Ao todo, 12 curtas e 16 longas-metragens foram selecionados para fazer parte da programação. Destes, três longas, concorrentes ao prêmio da Competição Oficial, foram contemplados pelo programa de apoio da ANCINE: "O homem das multidões", de Cao Guimarães e Marcelo Gomes, recebeu apoio financeiro; "Casa grande", de Fellipe Barbosa, além do apoio financeiro, também teve cópia confeccionada com a ajuda do programa; e "O lobo atrás da porta", de Fernando Coimbra, contou com o apoio completo, que consiste na confecção e no envio da cópia legendada ao festival e no auxílio financeiro. "Era uma vez eu, Verônica", de Marcelo Gomes, é o quarto concorrente brasileiro na premiação.

 

O Brasil também terá três representantes na Competição Oficial de Curtas-Metragens: "O caminhão do meu pai", de Mauricio Osaki, coprodução com o Vietnã, contou com o envio da cópia e com o auxílio financeiro do programa da ANCINE. Também na seleção oficial estão "Fernando que ganhou um pássaro do mar", de Felipe Bragança e Helvécio Marins Jr.; e "Pra eu dormir tranquilo", de Juliana Rojas.

 

Serão exibidos ainda no Cinelatino - Encontros de Toulouse, espalhados pelas diversas mostras não competitivas os longas-metragens "A Via Láctea", de Lina Chamie; "De menor", de Caru Alves de Souza; "Dominguinhos", de Eduardo Nazarian, Mariana Aydar e Joaquim Castro; "Histórias que só existem quando lembradas", de Julia Murat; "Just shoot me", de Cláudia Nunes; "Castelo Rá-Tim-Bum", de Cao Hamburguer; "O som ao redor", de Kleber Mendonça Filho; "O menino e o mundo", de Alê Abreu; "O mestre e o divino", de Tiago Campos"; "Que bom te ver viva", de Lucia Murat; "Raça", de Megan Mylan e Joel Zito Araujo; e "Serra Pelada, a lenda da montanha de ouro", de Victor Lopes; e os curtas-metragens "A onda traz o vento leva", de Gabriel Mascaro; "Estrada Dom Joaquim Mamede", de José Amarante; "Jessy", de Paula Lice, Rodrigo Luna e Ronei Jorge; "Juro que vi: Matinta Pereira", de Humberto Avelar; "Memória do Rio", de Roney Freitas; "O afinador", de Matheus Parizi e Fernando Camargo; "O gigante", de Julio Vanzeler e Luís da Matta Almeida; "Os Irmãos Mai", de Thais Fujinaga; e "Sonhos", de Haroldo Borges.

 

Clique aqui e saiba mais sobre o Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais.


Fonte: ANCINE


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]