Filmes para a MFL 2013 até 3 de dezembro! ::  | Curta o Curta

Filmes para a MFL 2013 até 3 de dezembro!

Por Guilherme Whitaker em 31/10/2012 16:38


A décima segunda edição da Mostra do Filme Livre (MFL) acontecerá a partir de março de 2013 nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e no circuito de cineclubes da MFL.

O mote da MFL é exibir, debater e premiar filmes originais e que fujam da narrativa tradicional, filmes que não se contentam em apenas copiar o que tem sido feito na atual linguagem audiovisual, ou seja, não mandem filmes caretas e/ou institucionais porque a MFL não é para tais filmes.

Podem participar da MFL filmes:

feitos em qualquer época
de todas as durações
de qualquer formato
de todos os gêneros

Pioneira na exibição de filmes misturadamente nas sessões, a MFL é um grande painel de filmes que experimentam os tantos {novos e velhos} caminhos na linguagem audiovisual, preferencialmente (mas não excludentemente) filmes feitos sem apoio estatal direto, ou seja, filmes de fato independentes, livres. Além de exibir e premiar os filmes mais relevantes, a MFL promove uma série de atividades paralelas, como debates, oficinas e sessões comentadas, que serão anunciadas até o início do evento, em março de 2013. Em caso de dúvidas ou questões relativas ao evento fale conosco por email (contato@wsetmultimidia.com) ou tel (21) 25397016.

***

REGULAMENTO DA MFL 2013 – 12ª. Mostra do Filme Livre

Ao inscrever um filme o responsável estará se responsabilizando legalmente pela veracidade das informações colocadas na ficha de inscrição do filme, assim como pelos direitos autorais, de titularidade e de liberação para exibição pública e não remunerada da obra na Mostra do Filme Livre. As inscrições terminam em 03-12-2012.

INSCRIÇÕES GRÁTIS E ONLINE - As inscrições para a MFL2012 são gratuitas e feitas apenas através do site do evento em www.mostradofilmelivre.com (ou WWW.mostralivre.com) . A ficha de inscrição deve ser preenchida ONLINE com os dados que serão publicados no catálogo do evento, caso o filme seja selecionado. Após a inscrição o realizador deve remeter um DVD com o trabalho inscrito, para o endereço da MFL, juntamente com a autorização (anexo 1) assinada (ela é gerada automaticamente em PDF ao final da inscrição). Os DVDs deverão estar identificados com o nome do filme e não serão devolvidos, passando a fazer parte do acervo da MFL, que jamais poderá exibir o filme fora do contexto da MFL e sempre avisando ao realizador da exibição do filme. Filmes não selecionados nas edições passadas da MFL podem se inscrever na seleção 2013.

O endereço para envio estará indicado na ficha online.

SELEÇÃO - A curadoria do evento vai selecionar e programar a MFL de acordo com a disponibilidade de salas de projeção e horários. O resultado será publicado no primeiro bimestre de 2013 no site do evento.

PREMIAÇÃO - Não existem categorias de premiação, os curadores vão definir os destaques e escrever sobre eles para o catálogo da MFL. A premiação será com o troféu Filme Livre! e a vinda do diretor do filme ao Rio de Janeiro para participar e comentar a sessão do seu filme.

FORMATOS DE EXIBIÇÃO - A MFL 2012 poderá exibir filmes em 35mm, 16mm, BetaSP/Beta digtal , DVD, Blue-ray e HDPlayer em salas de Cinema e de Vídeo. Filmes em película poderão ser exibidos também em vídeo, de acordo com a programação definida pela curadoria.

DIVULGAÇÂO – A MFL poderá exibir fotos e trechos de até 1min dos filmes selecionados para fins de divulgação do evento.

SESSÔES ESPECIAIS – Na MFL acontecem sessões especiais e paralelas, a saber:

“Mundo Livre”, com filmes feitos por brasileiros no exterior ou por estrangeiros no Brasil.
“Sexuada”, com filmes de temática sexual e/ou sensual.
“Pílulas”, com filmes de até 5 min.
“Coisas nossas”, com filmes da curadoria e da produção do evento (já que somos quase todos realizadores também...)
"Sessão Invisível, com alguns filmes não selecionados, o público recebe apitos para trocar os filmes, que raramente passam por completo.
Todos os filmes inscritos estarão sujeitos a participar destas sessões, que existem também para gerar mais debate sobre o que seja um filme livre.

A curadoria também pode criar novas sessões especiais.

ENVIO E DEVOLUÇÃO DAS CÓPIAS DE EXIBIÇÃO – A Mostra do Filme Livre se responsabilizará pelos custos de armazenamento e devolução das cópias em 35mm, 16mm e Beta dos filmes exibidos no evento. A devolução será por conta da MFL e feita imediatamente após a realização da mostra nas 3 cidades, para o endereço indicado na ficha de inscrição. Em caso de perda ou dano durante o período da MFL estará garantido o ressarcimento do valor da cópia do filme no mesmo formato recebido para exibição na mostra. Cópias de exibição em DVD não serão devolvidas. Filmes com exibição em película deverão ser enviados com laudo da última exibição.

EXIBIÇÃO NA INTERNET – Filmes selecionados que estejam em exibição no VIMEO ou no YOUTUBE poderão ser exibidos no site da MFL.

PARCERIAS – Curadorias especiais poderão ser feitas pelos coletivos cineclubistas parceiros da MFL. Nos últimos anos a parceria com os cineclubes permitiu a realização de centenas de sessões da MFL em diversos estados fora do eixo RJ/SP.

CPB - Certificado de Produto Brasileiro - Para a inscrição na MFL ainda NÃO é obrigatório ter CPB.

SEM LIMITES DE OBRAS INSCRITAS - Não há limite de filmes inscritos para cada realizador. Em caso de inscrição de mais de um trabalho, estes poderão estar no mesmo DVD, desde que estejam identificados.. O DVD deverá ser postado até o dia 30 de novembro de 2012, último dia de inscrições. As despesas de envio do DVD para seleção ficarão a cargo do realizador/produtor. Todos os inscritos receberão uma confirmação de inscrição por email e depois que o DVD do filme chegar na MFL, também será enviado um email avisando desta chegada. Evite deixar o envio para os últimos segundos.

AUTORIZAÇÃO PARA EXIBIÇÃO NA MFL E ITINERÂNCIAS - O produtor/diretor do filme, ao inscrever o citado para a seleção da Mostra estará concordando com este regulamento, com a exibição não remunerada do filme durante a MFL 2013 e suas itinerâncias, conforme descrito no Anexo1, que deve ser assinado (e enviado junto com a cópia de DVD para seleção) pelo representante legal do filme.

A MFL faz parte do Fórum dos Festivais.

As inscrições serão encerradas em 03-12-2012.

Dúvidas? curadoria@mostradofilmelivre.com

Fonte: Mostra do Filmes Livre


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]