Filmes selecionados para II For Rainbow - Festival de Cinema da Diversidade Sexu ::  | Curta o Curta

Filmes selecionados para II For Rainbow - Festival de Cinema da Diversidade Sexu

Por Guilherme Whitaker em 20/08/2008 12:21


O FOR RAINBOW - Festival de Cinema da Diversidade Sexual, que acontece no período de 05 a 09 de setembro, no Centro Cultural Sesc Luiz Severiano Ribeiro, divulga a lista de selecionados para a Mostra Competitiva.

Ao todo, foram inscritas mais de 150 produções de vários estados brasileiros. Os vídeos retratam de maneira qualitativa as questões referentes ao homoerotismo; à luta das populações LGBT por direitos civis, sociais e o respeito à livre expressão sexual. Os filmes foram selecionados por uma equipe de profissionais renomados composta pelo cineasta Márcio Câmara, pela videomaker e artista plástica Lília Moema e o historiador e ator Rogério Mesquita (confira lista de selecionados logo abaixo).

Além da Mostra Competitiva, o Festival traz outras quatro mostras de cinema: Mostra Autoral do cineasta Luiz Carlos Lacerda Mostras Internacional e Nacional, Mostra FEMINA com produções nacionais e internacionais e a Mostra Educativa.

Constam da programação a realização de debates com os realizadores dos filmes e profissionais do audiovisual, seminário “O Audiovisual e a Educação para a Diversidade” e ainda o I Fórum de Turismo GLS de Fortaleza que se propõe a discutir o tema “A Hospitalidade e a Cultura da Diversidade”. Dentro da programação do Fórum acontece o workshop “Sensibilizando para a diversidade”.

Os vencedores da mostra competitiva nas categorias: melhor filme, direção, fotografia, edição, roteiro, trilha sonora original, direção de arte, desenho sonoro, ator e atriz levam para casa o Troféu Artur Guedes. O melhor filme será agraciado ainda com prêmio em dinheiro, no valor bruto de R$ 5 mil (cinco mil reais).

A intenção da organização do evento é repetir o sucesso da edição anterior, que contou com a participação diária de um público formado por mais de 1,5 mil pessoas que compareceram no Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro. A jornalista, cineasta e coordenadora do FOR RAINBOW, Verônica Guedes, diz que o Festival pretende criar condições de formação, produção e difusão de produtos audiovisuais com temática LGBT. “Nosso objetivo é contribuir com a afirmação sexual destas populações, estimulando a liberdade e a multiplicidade de olhares que elas pressupõem”, explica.

O For Rainbow é uma realização do Cenapop – Centro Popular de Cultura e Eco-Cidadania com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Conta também com a parceria da Casa Amarela Eusélio Oliveira, da Universidade Federal do Ceará (UFC); do Governo do Estado do Ceará e do SESC Ceará.

LISTA DE SELECIONADOS PARA O II FOR RAINBOW
Amanda e Monick André da Costa Pinto – Barra de S. Miguel-PB
Bar Aka Túlio Bambino – Rio de Janeiro-RJ
Bárbara Carlos Antônio da Silva Gradim – Belo Horizonte-MG
Café com Leite Daniel Ribeiro – São Paulo-SP
Cinema em 7 Cores Rafaela Dias – Niterói-RJ
Depois de Tudo Rafael Saar – Niterói-RJ
Desejos Iguais Cecília Góis e Gaby Lima – Fortaleza-Ce
Dizeres Íntimos Bruno Peres e Carolina Barres – São Paulo-SP
Entre Cores e Navalhas Catarina Accioly e Iberê Carvalho – Brasília-DF
Filthy Queer Fiction – Porto Alegre-RS
Homens Lucia Caus / Bertrand Lira – Vitória-ES
Identidade Thiago Alcântara – Belo Horizonte-MG
Meu Namorado é Michê Lufe Steffen – São Paulo-SP
Nostálgico Eduardo Mello – Campinas-SP
O Almoço (Considere um Jantar) Thiago Ricarte – Atibaia-SP
Páginas de Menina Mônica Palazzo – São Paulo-SP
Para Macedônio Claudemyr Barata – Fortaleza-Ce
Para que Não me Ames Andradina Azevedo / Dida Andrade – São Paulo-SP
Quem é Você na Noite Marcelo Ramos – São Paulo-SP
Sexualidade e Crimes de ódio Vagner de Almeida – Rio de Janeiro-RJ
Singularidades Alunos do projeto Olho Vivo - coordenador Luciano Coelho – Curitiba-PR
Ta Felipe Sholl – Rio de Janeiro-RJ
Tibira é Gay Emilio Gallo – Rio de Janeiro-RJ

MAIS INFORMAÇÕES: Falar com Mônica Mourão, (21) 8616-0171; Paulo Jr. Pinheiro, (85) 9994.2821; ou Luana Amorim, (85) 8836.5570, da AMPLA Assessoria de Comunicação, (85) 3227.0863. E-mails: monicamourao@gmail.com, paulojr@amplassessoria.com.br e luana@amplassessoria.com.br


Ao se utilizar do aspecto educativo do cinema para discutir, de forma positiva, questões referentes à livre expressão sexual, o FOR RAINBOW – Festival de Cinema da Diversidade Sexual chega à sua segunda edição, trazendo mais uma vez para Fortaleza (CE), entre os dias 05 e 09 de setembro, o melhor da produção audiovisual produzida no Brasil e no mundo sobre questões referentes ao homoerotismo; e à luta das populações LGBT por direitos civis, sociais e o respeito à livre expressão sexual. As inscrições para as mostras competitivas seguem até o dia 30 de julho.

Podem participar do Festival produções audiovisuais de média e curta metragem, em formato digital ou película, de ficção, animação, documentário ou experimental, cuja temática seja relacionada à diversidade sexual. A ficha de inscrição – a ser enviada juntamente com uma cópia da produção em DVD ou mini-dv, a filmografia do realizador e duas ou mais fotos de cena em JPG –, está disponível no site oficial do evento (www.forrainbow.com.br), que também traz o regulamento completo para visualização.

Os filmes selecionados para a mostra competitiva concorrem ao Troféu Artur Guedes, nas seguintes categorias: melhor filme, direção, fotografia, edição, roteiro, trilha sonora original, direção de arte, desenho sonoro, ator e atriz. O melhor filme será agraciado ainda com prêmio em dinheiro, no valor bruto de R$ 5 mil (cinco mil reais). Todas as produções serão exibidas ao longo da programação do Festival, no Centro Cultural Sesc Luiz Severiano Ribeiro, antigo Cine São Luiz, um dos cinemas mais charmosos e tradicionais de Fortaleza, localizado em plena Praça do Ferreira, no Centro da cidade.

Além do troféu para os realizadores, a edição deste ano traz uma novidade: o Troféu Janaína, uma homenagem à advogada e travesti cearense que se tornou uma referência na construção de políticas públicas de respeito à livre expressão sexual. A ela é dedicado o documento “Brasil Sem Homofobia”, que norteia todas as ações do governo brasileiro neste sentido. O troféu será entregue a personalidades que vêm se destacando na luta contra a homofobia e pelos direitos GLBT.

Com uma programação diversificada, constam ainda do II FOR RAINBOW mais quatro mostras (Nacional, Internacional, Educativa e Autoral), seminário sobre Audiovisual e Educação para Diversidade Sexual, e um bate-papo com Tonio Carvalho, diretor da Oficina de Atores da Rede Globo desde 1991, que conversar com atores e atrizes sobre diversidade sexual, interpretação, educação e auto-conhecimento.

A intenção da organização do evento é repetir o sucesso da edição anterior, que contou com a participação diária de um público formado por mais de 1,5 mil pessoas. A jornalista, cineasta e coordenadora do FOR RAINBOW, Verônica Guedes, disse que o Festival pretende criar condições de formação, produção e difusão de produtos audiovisuais com temática LGBT. “Nosso objetivo é contribuir com a afirmação sexual destas populações, estimulando a liberdade e a multiplicidade de olhares que elas pressupõem”, disse.

O For Rainbow é uma realização do Cenapop – Centro Popular de Cultura e Eco-Cidadania com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Fortaleza. Conta também com a parceria da Casa Amarela Eusélio Oliveira, da Universidade Federal do Ceará (UFC); do Governo do Estado do Ceará e do SESC Ceará.

MAIS INFORMAÇÕES: Falar com Mônica Mourão, monicamourao@gmail.com
AMPLA Assessoria de Comunicação, (85) 3227.0863. E-mails: paulojr@amplassessoria.com.br e luana@amplassessoria.com.br

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]