Fórum dos Festivais elege nova diretoria ::  | Curta o Curta

Fórum dos Festivais elege nova diretoria

Por Curta o Curta em 05/11/2013 22:02


Reunir e fortalecer o circuito de Festivais e Mostras que exibe diversos formatos audiovisuais em todas as regiões do país. Esta é a missão do Fórum dos Festivais, que teve uma nova diretoria eleita (Biênio 2013-2015), na cidade de Vitória (ES).

A composição da nova diretoria também busca contemplar esta diversidade proposta pelo Fórum, com representantes de realizadores de festivais e mostras de diversos estados brasileiros.

Como os eixos a serem trabalhados inicialmente nesta nova gestão, o Fórum dos Festivais elencou as seguintes diretrizes:

1) Capacitação técnica e diálogo pela primazia na qualidade de exibição

Diante da transição tecnológica do analógico para o digital, da ausência de uma padronização dos formatos digitais, e ainda das condições que cada festival e mostra apresentam para exibir os filmes ao seu público, o Fórum dos Festivais está atento a necessidade de se investir no conhecimento e aprimoramento da qualidade. Para isso, é necessário se pactuar com as partes interessadas festivais, mostras e produtores no sentido de aprimorarmos as condições de exibição e o relacionamento entre o público e realizadores. Como meta para 2014, o Fórum dos Festivais trabalhará com parcerias no setor público e privado para o assessoramento técnico, bem como fomentar espaços de diálogo com as entidades representativas da produção audiovisual, entre elas a ABC, ABDN, APACI, ABRACI, CBC no sentido de buscarmos soluções para melhorar a qualidade de exibição dos filmes no circuito.

2) Contabilizar o público de Festivais e Mostras

Essa é uma importante reinvindicação do setor audiovisual brasileiro e que o Fórum dos Festivais quer estabelecer compromisso com seu desenvolvimento. Acreditamos que o circuito de festivais e mostras tem condições de fazer esta contagem através de ingressos gratuitos ou vendidos ao público. Essa medida vai ajudar a contabilizar o público dos filmes brasileiros, para além do circuito comercial. Com isso, ganha todo mundo. Os festivais e mostras poderão apresentar a importância deste circuito para a difusão das obras audiovisuais e as produtoras poderão somar dados oficiais do circuito não comercial, impulsionando a contagem de público.

3) Fortalecer a Secretaria do Audiovisual (SAV/MINC)

O Fórum dos Festivais tem plena convicção da importância da SAV na formulação de políticas e programas de fomento, capacitação, difusão e preservação de atividades cinematográficas e audiovisuais brasileiras. Para isso, a SAV conta com um corpo técnico qualificado para tender as demandas do setor, que inclui o circuito de festivais e mostras brasileiros. Dentro dessa perspectiva, consideramos a SAV de suma importância para o desenvolvimento de um Programa Nacional de Apoio aos Festivais (PRONAF), com objetivo de se implementar um política consolidada e constante para garantir a realização de mostras e festivais brasileiros.

Outras demandas surgirão ao longo dos próximos dois anos, mas acreditamos que o diálogo, a partir de argumentos consubstanciados em pesquisas e levantamentos, e principalmente a parceria entre os diversas setores que atuam no audiovisual, governamentais e não governamentais, serão os meios para alcançarmos o constante desenvolvimento do circuito de difusão do cinema brasileiro.

   

NOVA DIRETORIA FÓRUM DOS FESTIVAIS – BIÊNIO 2013 -2015

Presidente – Marilha Naccari - Florianópolis Audiovisual Mercosul (SC)

Vice-presidente – Zita Carvalhosa – Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo (SP)

Secretaria Geral – Daniela Fernandes – Curta Circuito (MG/PA)

Diretores

Adriano Lima – Curta Canoa (CE)

Aleques Eiterer – Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades (MG) e Festival Brasileiro de Cinema Universitário (RJ)

Antonio Leal – Cine Foot (RJ)

Carla Osório – Mostra Produção Independente (ES)

Flávia Cândida – Festival Brasileiro de Cinema Universitário (RJ)

Guilherme Whitaker – Mostra do Filme Livre (RJ)

Conselheiros

Francisco Cesar Filho – Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo (SP)

Maria Abdalla – Goiânia Mostra Curtas (GO)

Rosângela Rocha – Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe (SE)

Fonte: Carlos Osorio


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]