Fórum dos Festivais elege nova diretoria em Tiradentes ::  | Curta o Curta

Fórum dos Festivais elege nova diretoria em Tiradentes

Por Guilherme Whitaker em 29/01/2009 09:52


A nova Diretoria do Fórum dos Festivais Audiovisuais Brasileiros, eleita para o biênio 2009/2011, durante a 12a Mostra de Cinema de Tiradentes (veja abaixo), abre o caminho a ser pavimentado rumo aos dez anos de atividade da instituição a ser completado em 2010.

Até lá, as ações imediatas visam oferecer as condições necessárias para a atuação de um Fórum revigorado no seu conceito de atuação, que mira a valorização de um circuito de eventos audiovisuais cada vez mais diversificado, o fortalecimento do setor de festivais no dinâmico ambiente da indústria audiovisual brasileira e a franca interlocução com os demais segmentos deste universo audiovisual.

Integração, alianças e parcerias, serão - sem dúvida - a marca da trajetória do Fórum dos Festivais em 2009. Trata-se, na verdade, da colheita do que foi plantado em 2008, quando vivemos uma rica experiência de aproximação estratégica com a ABD-Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas, o CNC-Conselho Nacional de Cineclubes, a ABCA- Associação Brasileira de Cinema de Animação e o CBC-Congresso Brasileiro de Cinema. Juntam-se a este grupo os contatos com a Coalizão Brasileira pela Diversidade Cultural e o setor de preservação. Esta agenda de interlocuções será ainda mais ampliada neste ano.

Para mantermos nossa postura pró-ativa em relação ao cenário de retração de investimentos que se apresenta em 2009, a resposta a ser dada pelos 58 festivais associados ao Fórum e pelos outros que compõem o circuito será mais trabalho, dedicação, criatividade e capacidade de consolidar parcerias.

O plano de metas do Fórum dos Festivais para o ano de 2009 prevê:

- Atuar na garantia da realização do circuito de festivais brasileiros;

- Ampliar a interlocução com instiuições que atuam no audiovisual e órgãos governamentais;

- Estimular o aprimoramento constante da qualidade dos eventos e o estrito cumprimento do Código de Ética da instituição;

- Fortalecer a Certificação do Fórum dos Festivais, considerando a associação ao Fórum como um elemento de distinção e qualificação do festival (atualmente o Fórum possui 58 eventos associados);

- promover a integração de um circuito diversificado de festivais composto por eventos de vários formatos, temáticas e portes econômicos; e

- realizar a segunda edição do Estudo Setorial dos Festivais Audiovisuais Brasileiros com apoio da SAV-Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.

Diretoria do Fórum dos Festivais para o biênio 2009/2011:

Presidente: Francisco Cesar Filho (Chiquinho)

Vice-Presidente: Tetê Mattos

Secretário-Executivo: Rosângela Rocha

Diretores: Zita Carvalhosa, Wolney Oliveira, Maria Abdalla, Antonio Leal

Conselho Consultivo/Fiscal: Aílton Franco, Guilherme Whitaker, Luiza Lins

Fórum dos Festivais

www.forumdosfestivais.com.br

Tiradentes, 27 de janeiro de 2009

 

FÓRUM DOS FESTIVAIS / CÓDIGO DE ÉTICA

O FÓRUM NACIONAL DE ORGANIZADORES DE EVENTOS AUDIOVISUAIS BRASILEIROS - FÓRUM DOS FESTIVAIS APRESENTA O SEU CÓDIGO DE ÉTICA A SER SEGUIDO E RESPEITADO POR TODOS OS SEUS MEMBROS.

1. A finalidade em si de um festival é promover o produto audiovisual, respeitando-o como manifestação artística, formando e informando o público.

2. O festival deve proporcionar a excelência técnica e a infra-estrutura necessárias para garantir a integridade física e a boa apresentação das obras em qualquer suporte material, bitola, formato ou duração.

3. O festival deve garantir aos autores e/ou detentores de seus direitos a contratação de seguro contra eventuais danos e sinistros que possam vir a ocorrer da chegada da obra até o momento de sua devolução, ou garantir - por meios próprios - a integridade das obras.

4. O festival deve definir o seu perfil específico, estabelecer um regulamento escrito, torná-lo público e cumprí-lo, respeitando o calendário de festivais existentes e os eventos já estabelecidos. As informações constantes em quaisquer documentos produzidos pela organização do festival, serão consideradas oficiais e de responsabilidade dos mesmos, devendo ser encaminhadas à secretaria do Fórum.

5. O festival deve priorizar a participação de artistas e técnicos e outros profissionais diretamente envolvidos na produção e na promoção das obras apresentadas, além de garantir tratamento igualitário aos participantes da mesma categoria.

6. O festival deve assegurar a liberdade de expressão, não aceitando qualquer tipo de censura.

7. O festival deve garantir a transparência na sua seleção, notificando com antecedência - ou seja, antes da divulgação da sua programação oficial - os representantes dos títulos selecionados e não selecionados.

8. O festival deve assegurar em suas publicações dados corretos e completos sobre as obras selecionadas, bem como os contatos e endereços de seus representantes.

9. Os festivais-membros devem envidar esforços para promover a mais ampla cooperação, garantindo a troca de informações entre os eventos, a colaboração técnica e logística.

10. Os festivais-membros devem promover e fortalecer as posições assumidas pelo Fórum dos Festivais.

Fórum dos Festivais
www.forumdosfestivais.com.br
 


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]