FUMA, Rogério Terra Júnior e Denis Curi exibem filmes em Beagá ::  | Curta o Curta

FUMA, Rogério Terra Júnior e Denis Curi exibem filmes em Beagá

Por Guilherme Whitaker em 09/04/2002 15:02


FUMA, Rogério Terra Júnior e Denis Curi exibem filmes em Beagá
Toda segunda-feira às 19:30hs no Palácio das Artes, Beagá
 


Já é reconhecido em todo país a existência de um mercado de produção de curta-metragens em ascenção no Estado de Minas Gerais. Pensando nisso, a Associação Curta Minas vem, há mais de um ano, organizando o Programa Curta Circuito, abrindo, dessa maneira, mais um espaço para os cineastas mineiros mostrarem seus trabalhos; e também para o público da capital conferir em primeira mão os novos curtas realizados não só em Minas, como em todo país.


Programação do Curta Circuito em Abril de 2002



15 de Abril

Festival da FUMA Movimenta Programa Curta Circuito

O Programa Curta Circuito, realizado pela Associação Curta Minas, com o apoio da Fundação Clóvis Salgado, apresenta na próxima Segunda-feira, 15 de abril, às 19h30, no Cine Humberto Mauro, Palácio das Artes, a IV Mostra Competitiva de Imagens em Movimento da FUMA. A mostra é organizada pelos professores da Escola de Design da FUMA e tem como objetivo incentivar e divulgar a produção audiovisual universitária. A mostra, que já está em seu 4º ano, destaca-se pela capacidade dos alunos em criar, manipular e gerar imagens em movimento. A entrada é franca e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do Palácio das Artes antes da sessão.


22 de abril

Curta Circuito Exibe Mostra Especial Rogério Terra Júnior

O Programa Curta Circuito, realizado pela Associação Curta Minas, com o apoio da Fundação Clóvis Salgado, apresenta na próxima Segunda-feira, 22 de abril, às 19h30, no Cine Humberto Mauro, Palácio das Artes, a Mostra Especial do diretor Rogério Terra Júnior. Os curtas, selecionados pelo próprio cineasta, são: "Rapsódia Do Passeio Público"; "A Cidade Seca"; "Madalena, Flores de Plástico, Coração de Fogo"; "As Visões do Profeta Negro"; "O Rosário dos Arturos"; "A Luz Fragmentária de Olavo"; "A Vida Além do Arco-Íris"; "Sob a Sombra dos Anjos"; "Os Fantasmas da Cidade".

O Diretor

Rogério Terra Júnior realizou diversos vídeos experimentais e documentários independentes, premiados e exibidos em todo Brasil, além de três curtas-metragens de ficção para o cinema. Neste trabalho audiovisual, que será apresentado no Curta Circuito, existe a preocupação em fazer uma abordagem cultural, histórica e antropológica dos temas propostos. Em quase todos os trabalhos, o que está em discussão é a possibilidade de realização, existência ou resgate do homem e suas identidades no mundo contemporâneo. O diretor é formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e atua no mercado com produção e direção de comerciais para tv e vídeos institucionais.

Programação:

Rapsódia Do Passeio Público - experimental - vídeo - 10 min - 1996.
Sinopse: A simplicidade e alegria dos personagens e manifestações culturais de um passeio público no centro da cidade. Notícias sombrias e sensacionalistas sobre o massacrante cotidiano urbano.

A Cidade Seca - experimental - vídeo - 5 min - 1997.
Sinopse: Considerações a respeito da afirmação de Win Wenders de que o vídeo seria o meio de expressão mais apropriado ao fim do século XX. Imagens videográficas de uma cidade seca e concreta. Imagens cinematográficas ligadas à infância e à natureza viva.

Madalena, Flores De Plástico, Coração De Fogo - experimental - vídeo - 3 min - 1997.
Sinopse: Caricatura do feminino ideal, as "Flores de Plástico". Apologia do prazer sem limites, o "Coração de Fogo". A partir de imagens reais, construímos um falso documentário sobre a trajetória deste personagem fictício, o Travesti Madalena, musa da capital gay do Brasil.
Prêmios de melhor vídeo experimental no 13º Rio Cine Festival e melhor vídeo na 13ª Mostra de Vídeo de Santo André.

As Visões Do Profeta Negro - experimental - vídeo - 5 min - 1999.
Sinopse: Imagens de uma cidade onde o cotidiano arcaico, miserável e primitivo transparece através de modernas fachadas de vidro e suntuosas construções neo-clássicas. Tentativa de esboçar o contraditório retrato sócio-cultural desta cidade, parada no meio do caminho entre o curral e a metrópole.

O Rosário Dos Arturos - documentário - vídeo - 5 min - 1999.
Sinopse: Em Minas Geraes, os descendentes do negro Artur manisfestam e preservam sua identidade através da lembrança de seus antepassados e suas tradições religiosas. Baseado nas pesquisas do professor Edmilson de Almeida. Prêmio de melhor vídeo experimental na 3ª Mostra MIS de Vídeo - SP.

A Luz Fragmentária De Olavo - documentário - vídeo - 5 min - 2000.
Sinopse: O pioneiro da transmissões de TV no Brasil, Olavo Bastos Freire, e suas reflexões sobre a natureza da imagem eletrônica: decomposição e recomposição da luz. Menção Honrosa no 5º Festival de Cinema e Vídeo de Curitiba.

A Vida Além Do Arco-Íris - documentário - vídeo - 8 min - 2001.
Sinopse: A festa multicolorida e inusitadamente democrática nas ruas da provinciana e conservadora cidade de Juiz de Fora, durante o evento Miss Brasil Gay. Depoimentos de um gay e um travesti sobre a descoberta e afirmação da identidade homossexual.



29 de Abril

Lançamento de Filme no Curta Circuito


O Programa Curta Circuito, realizado pela Associação Curta Minas, com o apoio da Fundação Clóvis Salgado, apresenta na próxima Segunda-feira, 29 de abril, às 19h30, no Cine Humberto Mauro, Palácio das Artes, o lançamento do curta-metragem Liberdade Ainda que Tardia, do cineasta mineiro Denis Curi. A equipe técnica do filme e o diretor estarão presentes no lançamento. Após a sessão haverá debate com o público. A entrada é franca.

O Diretor

Denis Curi é produtor, roteirista e diretor de cinema. Já produziu diversos filmes em película e vídeos culturais. Seu vídeo No Caminho da Liberdade (1985) foi exibido, entre outros locais, na Rede Minas, Sala Cândido Mendes e Lob Center de Laguardia (Nova Iorque). O cineasta também é sócio da produtora "Luz Filmes e Vídeos".

O Filme

Liberdade Ainda Que Tardia / 2002 / Ficção
Produção: Luz Filmes e Vídeos
Roteiro e Direção: Denis Curi
Sinopse: Drogas e tráfico no morro. Após uma batida policial no Morro do Papagaio, Zé Bala, traficante foragido e procurado pela justiça, é preso. Na prisão ele reflete sobre seus crimes e denuncia os políticos do Brasil, que usam os traficantes e o dinheiro do tráfico para suas campanhas eleitorais. O traficante é morto por colegas de cela por saber demais. Baseado em fatos reais.

Mais Informações: Denis Curi 3222-4271; Assessoria de Imprensa - Christianne Machado 9946-7544; Produtora - Janaina Zonzin 9948-7921;


Maiores informações :
ASSOCIAÇÃO CURTA MINAS (ABD/MG)
http://web.archive.org/web/20040309102136/http://www.curtaminas.com.br/
curtaminas@vsnet.com.br
55 *** 31 3271-1330


--------------------------------------------------------------------------------



Palácio das Artes
Um dos maiores centros culturais da América Latina, o Palácio das Artes situa-se em local privilegiado de Belo Horizonte, ocupando uma área de 18 mil metros quadrados de frente para a Avenida Afonso Pena, a principal da cidade. Seu conjunto arquitetônico é composto pelo Grande Teatro (1.707 espectadores); Teatro de Arena João Ceschiatti (142); Sala Juvenal Dias (168); Cine Humberto Mauro (158); três Galerias de Arte (Grande Galeria, Genesco Murta e Arlinda Corrêa Lima), Espaço Multimeios, além de áreas para a convivência, prédios da administração, salas de ensaior e o Centro de Formação Artística (CEFAR), com escolas de música, teatro e dança. Possui oficinas próprias e setores para a construção de cenários e figurinos, além de um oficina de luteria, que faz reparos e fabrica diversos instrumentos musicais.

Cine Humberto Mauro
Centro de difusão do cinema, o Cine Humberto Mauro é uma referência obrigatória na história cultural de Minas. Ao longo de suas duas décadas de existência, vem contrinuindo de fomra decisiva para a formação de público para a sétima arte, exibindo filmes que não se enquadram no dito "circuito comercial" e mostras representativas dos mais diversos pólos da produção cinematográfica mundial. Em sua programação destacam-se também os filmes nacionais e de
curta-metragem. Promove regularmente festivais, lançamentos e, como atividades paralelas, debates, palestras e seminários,em consonância com a programação.
Recentemente reformado e reequipado, o Cine Humberto Mauro oferece 158 lugares e sistemas de projeção e sonorização de qualidade (16mm, 35mm, S-VHS, VHS).


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

parabens Denis. gdes conquistas. 13/10/2013 19:17
parabens Denis. gdes conquistas.
Responder

Jornal do Curta




[confira outras notícias]