Fundação da AmiCTAv ::  | Curta o Curta

Fundação da AmiCTAv

Por Guilherme Whitaker em 29/05/2009 08:46


Convidamos todos os trabalhadores do audiovisual do Brasil a estarem presentes na assembléia de fundação da ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS DO CTAv – AmiCTAv, a ser realizada no dia 05/06/2009, às 20:30 horas, no Tempo Glauber, Rua Sorocaba, 190, Botafogo, Rio de Janeiro – RJ.

Na ocasião deverá se assinada a ata de fundação e criado um grupo de trabalho para a elaboração de uma minuta de estatuto e conclusão dos trâmites de formalização da AmiCTAv, bem como será estipulado prazo para a realização de uma assembléia geral de aprovação do estatuto e eleição do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal. Na assembléia de fundação deverão ser designados também o presidente e vice presidente "ad hoc", a serem ratificados na referida assembléia geral específica para aprovação do estatuto e eleição dos conselhos citados, em prazo a ser estipulado no ato de fundação da associação.

O CTAv é e sempre tem sido importante espaço para a produção independente brasileira e tem cumprido significativo papel na guarda, na conservação e na difusão de obras nacionais. Isto não é novidade para nós que temos o audiovisual como meio e missão de vida.

Apoesar do empenho das direções que passaram pela instituição e principalmente dos funcionários que carregam o piano, não largam o osso e a mantém viva, apesar dos percalços institucionais e administrativos, a situação vem se complicando ao longo dos últimos anos. Urge auxílio externo da sociedade civil organizada para viabilizá-la e valorizá-la junto a esta mesma sociedade e aos poderes públicos.

Cartas e manifestos já foram fartamente redigidos, assinados e distribuídos, sem que os resultados esperados fossem alcançados, por inúmeros motivos que não cabe detalhar nesta convocação, mas que poderão ser analisados na assembléia de fundação da entidade..

Por felicidade, durante os dois mandatos do Governo Lula, alguns importantes programas e ações do MinC diretamente ligados à SAv acontecem na casa. Sobretudo a partir de 2006, quando a Programadora Brasil iniciou seus trabalhos e nela instalou sua Coordenação de Circuitos e Comunicação – que veio a ganhar a companhia do Olhar Brasil e do Cine Mais Cultura em 2008.

Sabidamente estes programas e ações são executados por equipe de trabalhadores do audiovisual brasileiro que participavam ativamente dos debates relacionados à política pública nacional - especificamente a da cultura e mais especificamente ainda aquela do audiovisual.

Neste ambiente e com esta construção humana ficou tão patente quanto visível a necessidade de uma mobilização mais forte e definitiva no sentido de se manter o CTAv vivo, operando em sua plenitude e colaborando de forma ideal com o audiovisual brasileiro.

Assim sendo reiteramos o convite inicial aos que compreendem a missão institucional do CTAv e por ela se sentem concernidos, a participarem da assembléia de fundação da Associação de Amigos do CTav - AmiCtav. Contamos com a maciça presença do audiovisual brasileiro para darmos início a esta nova fase. Sigamos em frente.

Abraços.

Frederico Cardoso - Cineclubista e Curtametragista

Hermano Figueiredo - Curtametragista e Cineclubista

Caio Cesaro - Produtor e Pesquisador

Rodrigo Bouillet - Cineclubista
 


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]