ICUMAM ABRE INSCRIÇÕES PARA A 8ª GOIÂNIA MOSTRA CURTAS ::  | Curta o Curta

ICUMAM ABRE INSCRIÇÕES PARA A 8ª GOIÂNIA MOSTRA CURTAS

Por Guilherme Whitaker em 16/07/2008 18:29


O Instituto de Cultura e Meio Ambiente (Icumam) está com inscrições abertas para a 8ª Goiânia Mostra Curtas até dia 20 de agosto, pelo site www.goianiamostracurtas.com.br. Conforme regulamento disponível na Internet, a 8ª Goiânia Mostra Curtas recebe inscrições de filmes (35mm e 16mm) e vídeos, mediante envio de cópia em DVD e ficha de inscrição, até dia 20 de agosto. Os títulos, além de inéditos no festival, devem ter até 30 minutos e ser realizados a partir de 2007. "Trabalhos que não foram selecionados para a mostra do ano passado podem ser inscritos novamente", esclarece a diretora geral da Goiânia Mostra Curtas, Maria Abdalla.

Este ano, o tema do festival de cinema nacional de curta-metragem que figura entre os mais expressivos do Brasil é a Videoarte. A 8ª Goiânia Mostra Curtas será realizada entre 07 e 12 de outubro, no Teatro Goiânia, com patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Rouanet, Sesi - Conselho Nacional, Novo Mundo, por meio da Lei Goyazes, apoio do Fundo Nacional de Cultura do Ministério da Cultura/Secretaria do Audiovisual e Unimed. Como colaboradores do projeto estão o Sebrae Goiás, Fórum dos Festivais, Ctav, Kodak, Cinema Labocine, Link Digital, Cine Locações, Quanta, Megacolor, Rain Digital e Saga, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia. O Icumam continua em busca de mais parcerias para o projeto.

A diretora da mostra acredita que, enfocando a Videoarte, o festival pretende criar um espaço significativo para este gênero no cenário nacional. "A videoarte gera novos sentidos, articula novos significados e hoje ganha mais liberdade com o suporte digital, com o qual o artista, ao manipular as imagens, se vê em meio a infinitas possibilidades. É muito apropriada a abordagem do gênero nesta edição do festival, posto que vivemos na 'Era Multimídia'", analisa Abdalla. Como todos os anos, o tema eleito pela direção do festival vai pautar debates, oficinas e uma mostra especial não-competitiva sobre a videoarte, cuja curadoria é da cineasta e pesquisadora Tetê Mattos.

Além da mostra temática, a programação permanente da Goiânia Mostra Curtas contém cinco outras mostras, todas competitivas: Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Municípios, Curta Mostra Goiás, Curta Mostra Cinema nos Bairros e a 7ª Mostrinha, dedicada ao público infantil. Os prêmios de incentivo à produção oferecidos, por categoria, ao melhor filme e melhor diretor são concedidos por empresas da indústria cinematográfica que apóiam o festival. Os premiados são destacados por júri oficial, com exceção da 7ª Mostrinha e da Curta Mostra Cinema nos Bairros, cujo filme vencedor é escolhido por meio de júri popular.

Mais info: www.goianiamostracurtas.com.br
Fone: (62) 3218 3780
--
Geórgia Cynara
Assessoria de comunicação
www.georgiacynara.com
+55 62 9112 3393

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]