Iecine completa 20 anos de fomento ao cinema gaúcho ::  | Curta o Curta

Iecine completa 20 anos de fomento ao cinema gaúcho

Por Guilherme Whitaker em 18/06/2006 14:01



Iecine faz 20 anos e lança o
10º Prêmio de Curta-Metragem




O Instituto Estadual do Cinema (Iecine), instituição vinculada ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Estadual de Cultura, completa 20 anos de atividades no próximo mês de julho, no dia 22. Para comemorar a data, serão feitas duas sessões comemorativas com o projeto RodaCineRGE: no dia 3/07, em Santa Cruz do Sul (na Unisc), em parceria com o Cineclube Associação Amigos do Cinema, e no dia 13, em Porto Alegre, com a ONG Parceiros Voluntários, ambas com a exibição do documentário Doutores da Alegria, de Mara Mourão. 

O Iecine também lançou, no último dia 14, a 10ª edição do Prêmio Iecine de Curta-Metragem. A cerimônia de lançamento aconteceu no Memorial do Rio Grande do Sul (Praça da Alfândega), em Porto Alegre. A premiação é realizada desde 1986, ano em que também foi criado o Iecine. Desde sua primeira edição, já contemplou 36 curtas, sendo 18 de estreantes, um fator essencial para inovar a linguagem do cinema gaúcho – cuja produção é considerada uma das mais importantes do País. O alto padrão de qualidade técnica do cinema feito no Rio Grande do Sul é constatado pelos prêmios recebidos em diversos festivais, inclusive fora do Brasil.


Muito da qualidade do cinema gaúcho se deve a prêmios como o do Iecine, patrocinado pelo governo do Estado, que contribuíram de forma efetiva para o desenvolvimento e aprimoramento das produções. Ao longo de suas nove edições, o prêmio foi o "grande gerador" de curtas-metragens no Rio Grande do Sul.


Saiba mais AQUI

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]