II Mostra Audiovisual Internacional em Arqueologia ::  | Curta o Curta

II Mostra Audiovisual Internacional em Arqueologia

Por Guilherme Whitaker em 26/11/2012 19:22


Programação

26/11 | segunda
16h00 ROMA DE FELLINI
19h00 HERCULANEUM | DEBATE COM MARIA ISABEL D’AGOSTINO FLEMING | MEDIAÇÃO DE SILVIO LUIZ CORDEIRO

27/11 | terça
16h00 ARCHEOBOY | THE TOWN BELOW | MAKING A MINT | THE OASIS OF GLASS | BACK IN MY HOMETOWN | TERRITÓRIOS DO TEMPO | DA FORJA À CIDADE | LEMBRANÇAS DO SALITRE | CULTIVOS NOS TERRAÇOS DE CASPANA | ARQUEOLOGIA DE UM AUTODITADA EM HUATACONDO | RESTAURAÇÃO DA IGREJA SAN PEDRO DE GUAÑACAGUA | ARTE RUPESTRE NO DESERTO
19h00 A POEIRA E O VENTO | O VALE

28/11 | quarta
16h00 INAGINA | OS BUDAS DE MES AYNAK | DEBATE COM CIBELE ALDROVANDI | MEDIAÇÃO DE SILVIO LUIZ CORDEIRO
19h00 500 ALMAS

29/11 | quinta
16h00 A POEIRA E O VENTO | O VALE
19h00 TEMPO BRASILEIRO | O GESTO E A FORMA | NA QUADRADA DAS ÁGUAS PERDIDAS

30/11 | sexta
16h00 500 ALMAS
19h00 ROMA DE FELLINI

Seleção do Júri / Selected by the Jury

Archeoboy
Brasil, 2012, vídeo digital, cor, 5min.
exibição digital
direção: Alex Martire
sinopse: Um encontro arqueológico entre Child e Childe.
classificação indicativa: livre
ter 27nov 16h00

Back In My Hometown
EUA, 2010, vídeo digital, cor, 8min.
exibição digital
direção: Ruth Tringham
sinopse: Esse curta foi criado a partir da remixagem de vídeos, fotografias e sons ambientes registrados entre 1997 e 2007 na escavação arqueológica da aldeia neolítica de Çatalhöyük, na Turquia. O curta foi remixado junto com a música de Chris Rosser e do trio Free Planet Radio, especialmente com a sua canção Archaeology e, no final, a canção Dhijaz, do álbum The Unraveling.
classificação indicativa: livre
ter 27nov 16h00

Da Forja à Cidade
Portugal, 2012, vídeo digital, cor, 4min.
exibição digital
direção: Sérgio Pereira
sinopse: Um momento marcante da História da humanidade foi o aparecimento da metalurgia. Quase como que por magia, a forja, o saber humano e o encantamento do fogo, transformavam o minério de pedra em variados objetos utilitários. O homem inovava ao tomar controle da maior tecnologia de então e iniciava uma nova era: A Idade dos Metais.
classificação indicativa: livre
ter 27nov 16h00

O Gesto e a Forma: Experimentação com Cerâmica Arqueológica
Brasil, 2011, vídeo digital, cor, 4min.
exibição digital
direção: Marianne Sallum
sinopse: O filme apresenta de forma breve o resultado de pesquisa de experimentação com cerâmica arqueológica, envolvendo a construção e decoração de potes cerâmicos pelos povos indígenas Tupi e Guarani do passado. Dessa forma, mostra algumas das etapas de remontagem da cadeia operatória, como: preparação da argila, técnica e instrumentos utilizados para decoração.
classificação indicativa: livre
qui 29nov 19h00

Making a Mint
França, 2009, vídeo digital, cor, 11min.
exibição digital
direção: Raymond Collet
sinopse: Todo verão, no centro especializado conhecido como La Plateforme des Arts du Feu (“A Plataforma das Artes do Fogo”), a pequena cidade de Melle, no departamento francês de Lex Deux-Sèvres, torna-se um palco para a experimentação da antiga metalurgia. Lá, uma equipe de pesquisa está tentando recriar todas as etapas envolvidas na cunhagem de moedas, tal como era feita na era Greco-Romana, usando como modelo a coruja de prata de Atenas, cunhada nos séculos V e IV a.C. Entretanto, o processo se revela problemático. Os obstáculos encontrados pela equipe reiteram a convicção da necessidade de se realizar mais experimentos para que os métodos de produção da antiga cunhagem possam ser plenamente compreendidos.
classificação indicativa: livre
ter 27nov 16h00

Na Quadrada das Águas Perdidas
Brasil, 2011, 35mm, cor, 74min.
exibição digital
direção: Wagner Miranda e Marcos Carvalho
elenco: Matheus Nachtergaele
Olegário é um habitante da Caatinga que pretende trocar dois bodes por mantimentos em um centro comercial distante de sua casa. No início da jornada, sua carroça quebra, obrigando-o a fazer outro caminho e começar uma longa aventura neste pitoresco e único bioma. No meio do caminho, ele atravessa São Gonçalo da Serra, um sítio arqueológico pouquíssimo explorado, revelando algumas pinturas rupestres, além desse grande patrimônio nacional que é a Caatinga. Um filme sem diálogos e com apenas um personagem, revelando uma Caatinga jamais mostrada e o verdadeiro modus vivendi do caatingueiro.
classificação indicativa: 14 anos
qui 29nov 19h00

The Oasis of Glass
Egito, 2009, vídeo digital, cor, 22min.
eibição digital
direção: Raymond Collet
sinopse: Marie-Dominique Nenna é uma arqueóloga especialista na antiga produção de vidro. Neste curta-metragem, seguimos sua busca para localizar as primeiras oficinas de vidro do Egito, que produziram o vidro bruto necessário para satisfazer uma demanda crescente por artigos vítreos durante a Era Romana. Iniciando sua busca em arquivos e bibliotecas, ela então passa a explorar o interior de Alexandria e o oásis de Wadi Natroun. Lá, com apoio tanto de técnicas tradicionais de escavação como das técnicas atuais de prospecção geofísica, ela redescobre no sitio de Beni Salama as maiores fornalhas para produção de vidro da Antiguidade, em instalações que poderiam produzir, por exemplo, uma placa de vidro de 15 a 20 toneladas em uma simples queima.
classificação indicativa: livre
ter 27nov 16h00

Tempo Brasileiro – O Vale do Paraíba
Brasil, 2011, vídeo digital, cor, 25min.
exibição digital
direção: Gabriel Meirelles Pinto
sinopse: O Vale do Paraíba paulista é um dos lugares no Brasil por onde o tempo passou e deixou rastros inconfundíveis. Da devoção em Aparecida à maior zona produtora de café do mundo, passando por Dom Pedro I, os sinais de decadência são patentes. Porém, ainda pode-se experimentar em alguns lugares uma viagem no tempo que nos remete ao futuro. Especialistas, proprietários de bens históricos e representantes de órgãos públicos de preservação ajudam a enriquecer uma investigação que ainda está começando: como o brasileiro lida com a sua história e de que forma o patrimônio arqueológico nos ajuda a aperfeiçoar a idéia de nação. O tempo leva consigo as lembranças, e os habitantes deste reduto importantíssimo sofrem as conseqüências de um país fragmentado.
classificação indicativa: 14 anos
seg 26nov 16h00 | sex 30nov 19h00

Territórios do Tempo
Portugal, 2012, vídeo digital, cor, 5min.
exibição digital
sireção: Sérgio Pereira
sinopse: Desde os primórdios, a história de um lugar é a relação das suas pessoas com o meio que as envolve, através da exploração e aproveitamento dos seus recursos, transformando o território num objeto de desejo. É um novo modo de vida que resulta de milhares de anos de evolução e de uma relação íntima com a natureza.
classificação indicativa: livre
ter 27nov 16h00

The Town Below
Egito, 2009, vídeo digital, cor, 13min.
exibição digital
direção: Raymond Collet
sinopse: Conhecidas desde a Antiguidade, as cisternas de Alexandria atraíram a admiração de muitos viajantes. Diziam que havia centenas delas, uma verdadeira cidade subterrânea. Contudo, no início da década de 1990, somente um exemplar destas cisternas poderia ser visitado. O Centre d’Études Alexandrines empreendeu então a tarefa de redescobri-las, usando a documentação disponível no Museu Greco-Romano, as memórias de velhos alexandrinos e a própria pesquisa durante escavações de salvamento. Dezenas destes monumentos foram até agora inventariados e alguns deles estudados de perto. O próximo passo é sua restauração e apresentação ao publico. Este video oferece uma visita à mais bela das cisternas urbanas, acompanhada da historia de seu desenvolvimento.
classificação indicativa: livre
ter 27nov 16h00

Filmes Convidados / Films invited

500 Almas
Brasil, 2005, 35mm, cor, 109min.
exibição em 35mm
direção: Joel Pizzini Filho
sinopse: Um filme sobre a presença e ausência de memória, construído a partir do universo mítico e existencial dos índios Guatós, decretados oficialmente extintos nos anos 1960.
classificação indicativa: 14 anos
qua 28nov 19h00 | sex 30nov 16h00

Os Budas de Mes Aynak (The Buddhas of Mes Aynak)
Afeganistão, 2012, vídeo digital, cor, 40min.
exibição digital
direção: Brent Huffman
sinopse: Arqueólogos do mundo inteiro lutam para salvar da destruição iminente, prevista para dezembro de 2012, por uma companhia mineradora chinesa na instável província de Logar, no Afeganistão, um sítio budista de 2.600 anos de idade, considerado uma das descobertas arqueológicas mais importantes dos últimos tempos na Ásia. Ainda em fase de finalização, o filme ganha a primeira exibição pública de seu corte preliminar nesta II MAIA, o que se justifica diante da importância e urgência do assunto que aborda.
pré-estreia / work in progress
classificação indicativa: 14 anos
qua 28nov 16h00 | sessão seguida de debate

Herculaneum – Diários de Trevas e Luz (Herculaneum – Diari del Buio e della Luce)
Itália, 2007, vídeo digital, cor, 52min.
exibição digital
direção: Marcellino de Baggis
sinopse: O filme aborda a história das escavações de Herculano, seguindo Amedeo Maiuri, o arqueólogo que em pouco mais de 30 anos trouxe à luz a antiga cidade romana, destruída junto com Pompéia pela erupção do Vesúvio em 79 d.C.
classificação indicativa: 14 anos
seg 26nov 19h00 | sessão seguida de debate

Inagina (Inagina, The Last House of Iron)
Mali, 1997, vídeo, cor, 52min.
exibição digital
direção: Eric Huysecom e Bernard Augustoni
sinopse: O arqueólogo suíço Eric Huysecom e o cinegrafista Bernard Augustoni trabalham com 13 mestres ferreiros Dogon, para reconstruir um forno tradicional para a fundição de ferro, no Mali, África. Desde a década de 1960, não houve, até então, qualquer fundição tradicional de ferro, em parte devido à importação de ferramentas mais baratas. A construção dos fornos e o trabalho envolvido nessa produção está profundamente entrelaçada com o simbolismo ritual e com o gênero, pois só os homens podem realiza-la, ritualmente. O filme descreve em detalhe todos os aspectos deste evento, desde a própria seleção do local de reconstrução do forno – é o sítio do mais antigo forno remanescente na região, que esteve ativo até 1961.
classificação indicativa: 14 anos
qua 28nov 16h00 | sessão seguida de debate

A Poeira e o Vento
Brasil, 2011, 35mm, cor, 18min.
exibição em 35mm
direção: Marcos Pimentel
sinopse: Interior do estado de Minas Gerais. Uma pequena vila no meio do nada. Isolamento. Montanhas. Silêncio. O homem. A paisagem. O tempo.
classificação indicativa: 14 anos
ter 27nov 19h00 | qui 29nov 16h00

Roma de Fellini (Roma)
Itália. 1972. 35mm. cor. 128min.
exibição digital. legendas em português
direção: Federico Fellini
elenco: Peter Gonzales Falcon, Fiona Florence, Britta Barnes, Pia De Doses, Marne Maitland
sinopse: Um passeio pela capital italiana ao encontro da arquitetura, personalidade, moradores, hábitos, mistérios subterrâneos e vida noturna. Dentre os episódios da vida romana revelados por Fellini, há uma escavação para a construção de instalações do metrô que acaba revelando afrescos milenares nas paredes, escondidos pelo tempo. A rotina e a história de Roma vistas pelo olhar peculiar do famoso diretor Frederico Fellini, que mistura passagens autobiográficas com cenas do cotidiano da “cidade eterna”.
classificação indicativa: 14 anos
seg 26nov 16h00 | sex 30nov 19h00

O Vale
Brasil, 2000, vídeo digital, cor, 56min.
exibição digital
direção: João Moreira Salles e Marcos Sá Corrêa
sinopse: Detendo-se em uma paisagem por onde todo ano transitam milhões de brasileiros, o Vale do Paraíba, um mar de morros onde crescem as indústrias e as cidades que ligam o Rio de Janeiro a São Paulo, este documentário mostra como o processo de ocupação da terra transformou essa região num campo de batalha: ali, o café venceu em poucas décadas uma floresta milenar. Através do depoimento de fazendeiros, lavradores e migrantes que trocam o campo pela cidade e a cidade pelo campo, o filme narra a história da terra devastada e de seus herdeiros.
classificação indicativa: 14 anos
ter 27nov 19h00 | qui 29nov 16h00

Projeto Atlas Vivo de Chile / Atlas Vivo de Chile Project

Arqueologia de um Autoditada em Huatacondo (Arqueología Autodidacta en Huatacondo)
Chile, 2012, vídeo digital, cor, 4min.
exibição digital
produção: Fundación Imagen de Chile
sinopse: Mauricio Hidalgo, arqueólogo autodidata, investiga as origens de um povoado na região norte do Chile.
classificação indicativa: livre
ter 27nov 16h00

Arte Rupestre no Deserto (Arte Rupestre en el Desierto)
Chile, 2012, vídeo digital, cor, 5min.
exibição digital
produção: Fundación Imagen de Chile
sinopse: No Salar de Pintados, encontram-se os mais antigos geoglifos do Chile. Todavia, não há informação concreta sobre seu propósito. A explicação mais aceita é que serviam como guia às grandes caravanas que provinham do Altiplano e passavam pela Pampa del Tamarugal.
classificação indicativa: livre
ter 27nov 16h00

Cultivos nos Terraços de Caspana (Cultivos en las Terrazas de Caspana)
Chile, 2012, vídeo digital, cor, 3min.
exibição digital
produção: Fundación Imagen de Chile
sinopse: Cecila Colamar vive em Caspana, um povoado a mais de 3.200 metros de altitude situado a 100km ao norte de San Pedro de Atacama, nas vertentes de uma profunda quebrada. Lá, os habitantes cultivam suas roças da mesma forma como faziam os antigos povos pré-hispânicos, que habitavam esta mesma região.
classificação indicativa: livre
ter 27nov 16h00

Lembranças do Salitre (Recuerdos del Salitre)
Chile, 2012, vídeo digital, cor, 3min.
exibição digital
produção: Fundación Imagen de Chile
sinopse: Procurando valorizar o passado da Pampa Salitrera, María Moscoso Dávalos realiza, a cada domingo, uma viagem nostálgica em seu programa de rádio “Iquique, la Pampa y su Historia”. Em cada episódio, María busca recordar a época dourada dessa região, entre os anos de 1830 e 1930, quando o salitre era a principal fonte econômica do Chile e as oficinas salitreras estavam em seu pleno apogeu.
classificação indicativa: livre
ter 27nov 16h00

Restauração da Igreja San Pedro de Guañacagua (Restauración Iglesia San Pedro de Guañacagua)
Chile, 2012, vídeo digital, cor, 3min.
exibição digital
produção: Fundación Imagen de Chile
sinopse: No povoado de Guañacagua, norte do Chile, um grupo de arquitetos reconstrói uma igreja do século XVI, danificada pelo terremoto que afetou esta região em 2005. Este grupo teve a preocupação de utilizar as técnicas originais de construção, para não modificar o estilo arequipeño desta histórica estrutura arquitetônica.
classificação indicativa: livre
ter 27nov 16h00

Debatedores / Debaters

CIBELE ALDROVANDI é arqueóloga e historiadora da arte, especialista no sul da Ásia. Atualmente realiza pesquisa de Pós-Doutorado no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, Área de Sânscrito, da FFLCH-USP. Ao longo dos últimos 12 anos, desenvolveu pesquisas em instituições estrangeiras como o Huntington Archive of Buddhist and Asian Arts (OSU-EUA), o Deccan College Post Graduate and Research Institute (Pune, Índia), o Archaeological Survey of India (Nova Delhi, Índia) e a École Française D’Extrême Orient (Paris, França). Ministra cursos sobre arte, arqueologia e história indiana em instituições nacionais.

MARIA ISABEL D’AGOSTINO FLEMING é historiadora e arqueóloga, docente do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. Foi membro estrangeiro da École Française de Rome de 1983 a 1985. Coordena o Laboratório de Arqueologia Romana Provincial (LARP) do MAE/USP. É editora responsável da Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia desde 1991. Como arqueóloga, desenvolve estudos com ênfase em Arqueologia Mediterrânica, atuando principalmente nos seguintes temas: arqueologia romana e proto-história da Península Itálica, tecnologia cerâmica, metalurgia do bronze, metalurgia e lamparinas greco-romanas. Coordena o Grupo de Pesquisa (CNPq) “Formas de contato e processos de transformação no Mediterrâneo Antigo: Roma e suas províncias”.

Mais informações: http://www.maiatv.org/new/programacao/


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]