II Mostra Cinema Popular em São Pedro da Serra ::  | Curta o Curta

II Mostra Cinema Popular em São Pedro da Serra

Por Guilherme Whitaker em 04/11/2005 10:33



II Mostra Cinema Popular Brasileiro em São Pedro da Serra 


Em 2005 o projeto Cinema Popular Brasileiro fez sua primeira apresentação no pequeno vilarejo serrano de Lumiar, 5º distrito de Nova Friburgo, Rio de Janeiro. O evento aconteceu na sede da Ação Rural, reunindo moradores e turistas que visitavam a cidade no feriado de 15 de novembro. Este ano, consolidando o evento e ampliando suas atividades, a Mostra acontecerá no cinema do Espaço Cultural São Pedro da Serra, nos dias 12 e 13 de novembro, com uma extensa programação de curtas-metragens.

Para relembrar a resistência negra no Brasil durante os séculos da escravidão - que será comemorada em 20 de novembro, dia de Zumbi dos Palmares -, paralela a Mostra Cinema Popular Brasileiro, estará acontecendo a Mostra Um Novo Olhar do Cinema Africano, com longas-metragens selecionados por Celso Araújo, programador do cinema, e apoio do Consulado Francês do Rio de Janeiro. 

Local: Cinema do Espaço Cultural São Pedro da Serra, Rua Rodrigues Alves, 135, Shopping Varandas. Entrada: R$ 2,00.

Programação
Maratona de Curtas
Mostra Curtas Populares

12/ 11 – Sábado, 18:30
Máfia, 15 min., 8mm, 2004, ficção, dir. Pepa Filmes, RJ.
Etorsão Total, 10 min., 8mm, 2004, ficção, dir. Pepa, RJ.
Quinto Andar Melô do Piratão, Mini-DV, 2005, dir. Pepa Filmes, RJ.
Gutz! 288dubem, Mini-DV, 2005, dir.Beto Bianchi, RJ.
Gutz! O Papa virou Papinha, Mini-DV, 2005, dir. Beto Bianchi, RJ.
Boiúna, 15 min, Mini-DV, 2004, documentário, dir. Raphael Fonseca, RJ.
A Respiração, 7 min, Mini-DV, 2005, ficção, dir. Raphael Fonseca, RJ.
Enfim, 10 min, Mini-DV, 2005, ficção, dir. Raphael Fonseca, RJ.
Um ano e um dia, 15 min., Mini-DV, 2004, documentário, dir. João Xavier, Cacau Amaral e Rafael da Costa, RJ.
O País do Futebol, 30 min., Betacam, 2002, documentário, dir. Maurice Capovilla, RJ.

13/ 11 – Domingo, 17:30
Colombina, 5 min., 16 mm, ficção, Diana Iliescu, RJ.
Nobreza Popular, 48 min, Beta, 2005, documentário, dir. Beth Formaggini, RJ/MG.
Operação Morangueira, 20 min., Mini-DV, 2003, ficção, dir. Chico Serra, RJ.
Cinema da Luz Vermelha – MiniDV, 2003, dir. Rodrigo Modenesi, RJ.
Wragda, 11 min., 35 mm, 2004, ficção, dir. Frederico Cardoso, RJ.
Tijolo, 10 min., 35 mm/Hi-8, 2005, ficção com inserções documentais, dir. Frederico Cardoso, RJ.
Amaromolequesacy, 27 min., DvCam-Hi-8, 2005, documentário, dir. Frederico Cardoso, RJ.
Sem Mais, 5 min., Hi-8, 2005, documentário experimental, dir. Frederico Cardoso, RJ.

E mais outros que podem surgir na hora!

Mostra Um Novo Olhar do Cinema Africano

11/11 – Sexta – 20h
Abouna - Tchad
12/11 – Sábado - 20h
Heremakono – Esperando a felicidade - Mauritânia
13/11 – Domingo - 20h
O preço do perdão - Senegal
14/11 - segunda
Madane Brouette – Senegal

Local: Cinema do Espaço Cultural São Pedro da Serra, Rua Rodrigues Alves, 135, Shopping Varandas. Entrada: R$ 2,00.


Projeto Totalmente Independente

O Cinema Popular Brasileiro só aconteceu dado o apoio técnico de Maikon Feno, projecionista envolvido com exibições de filmes nacionais no interior do Brasil através do projeto ABC do Cinema, e de André Alonso, da Intervídeo, de Nova Friburgo. O projeto contou ainda, com o apoio do comércio local de Lumiar, que contribuiu para a realização do curta O Povo do Cinema de Lumiar; da Oficina Escola As Mãos de Luz, e do grupo de teatro Circular Brincante, que co-produziu o curta, através do empréstimo de equipamentos de filmagem. O evento teve apoio da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo através da Secretaria Municipal de Cultura e Pró-Eventos, da Secretaria de Turismo, e do Circuito Turístico Lumiar-São Pedro da Serra. A produção do mesmo foi realizada pelas empresas Imprensa Brasil e Art288.

II Mostra Cinema Popular Brasileiro e I Mostra Um Novo Olhar do Cinema Africano dividem a tela no cinema do Espaço Cultural São Pedro da Serra

Essa primeira edição do projeto foi tão significativa em termos de resposta do público, que este ano será realizada mais uma exibição de filmes na cidade São Pedro da Serra, cidade vizinha a Lumiar, através do projeto Cinema Popular Brasileiro. A Mostra acontecerá nos dias 12 e 13 de novembro de 2005, junto da Mostra Um Novo Olhar do Cinema Africano, que apresentará longas africanos de 11 a 14 de novembro.

Este ano a Mostra inseriu em sua programação uma relação de curtas-metragens realizados no Rio de Janeiro. Alguns, de diretores reconhecidos pela mídia especializada como Maurice Capovilla, que terá a série de quatro curtas O País do Futebol exibida no evento, e a documentarista Beth Formaggini, que inscreveu seu média-metragem Nobreza Popular.

Além deles, são esperados diversos realizadores como João Xavier, representante do Cineclube Mate com Angú (RJ), que fará debate sobre seu curta Um ano e um dia, premiado em diversos festivais de cinema e vídeo de todo o Brasil; Frederico Cardoso, produtor de cinema da Fora do Eixo e Boteco Cinematográfico (RJ) e articulador cultural de diversos movimentos na cidade maravilhosa, dentre eles, oficinas de vídeo pela Cinemaneiro, e o Cineclube Beco do Rato, inaugurado há menos de um mês, na Lapa. O destaque da mostra são os filmes do jovem diretor Raphael Fonseca que, desde os 16 anos já trabalha com produção de cinema e mostras no Rio de Janeiro e em outros estados do Sudeste.

Os longas exibidos na programação da Mostra Um Novo Olhar do Cinema Africano foram cedidos pelo Consulado Francês do Rio de Janeiro.

Veja relação completa de curtas e longas no final do release.

Origem e Objetivo do Cinema Popular Brasileiro

O projeto começou em 2001, no Rio de Janeiro, e objetiva a formação de platéias através da difusão de filmes nacionais de curta e longa-metragem, em comunidades do estado do Rio de Janeiro, aonde o cinema só chega através da televisão. A exibição é feita nas mídias VHS e DVD.

Mostra Fomenta o Turismo em Lumiar e São Pedro da Serra

Uma das propostas do projeto é incentivar o turismo nas cidades de Lumiar e São Pedro da Serra. Com caraterísticas geográficas para desenvolver os turismos ecológico e rural, nada impede que o turismo cultural também seja fomentado através de projetos como este, que visam atrair para os referentes distritos de Nova Friburgo, um público seletivo de amantes da sétima arte.

Os festivais de cinema de Paraty, Itaipava, Rio das Ostras e muitos outros podem servir de modelo para esta iniciativa pioneira em Lumiar e São Pedro da Serra. O projeto pretende se tornar um evento permanente no calendário de eventos do município de Nova Friburgo, através da promoção do cinema nacional e do turismo cultural na região.

Com a finalidade de estabelecer uma estratégia para segmentar o público que visita ambas as cidades, o projeto é uma ação positiva e coerente, colocando em cartaz o espetáculo cinematográfico - expressão artística que mais cresce no Brasil, através de incentivos governamentais, e com a força da produção independente que, a cada dia, vem encontrando seu lugar no mercado cinematográfico, com o reaparecimento das pequenas e médias mostras, e com o ressurgimento do movimento cineclubista em nível nacional.

Este é um momento importante para o turismo local, pois diversos realizadores de filmes que serão exibidos durante a Mostra, estarão na região pela primeira vez. Estarão indo mostrar seus filmes, discutir cinema, e aproveitar para desfrutar das belezas naturais da serra friburguense e da culinária típica da região.

Se o turismo nos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra precisam de ações inteligentes para se desenvolver, certamente a existência de uma mostra de cinema, que leva para a região um público interessado em cultura é uma iniciativa que merece respeito e atenção dos empresários da região. 


Contatos
Imprensa Brasil Projetos e Assessoria em Comunicação Social
022 9906-5186
Cinemapopularbrasileiro@gmail.com
Leonor Pelliccione Bianchi


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]