III Curta Copa ::  | Curta o Curta

III Curta Copa

Por Guilherme Whitaker em 21/08/2010 15:21


O CURTA COPA – Mostra de Curtas-Metragens Independentes de Copacabana - RJ, é um evento que se realiza no bairro desde junho de 2009.

Sempre de caráter itinerante, já aconteceu em dois locais distintos: PUB CLANDESTINO (Barata Ribeiro) e HOTEL OURO VERDE (Av. Atlântica). Nas duas edições anteriores superou as expectativas de público e crítica.

O Curta Copa privilegia a produção alternativa e contemporânea: filmes fora do circuito comercial, onde produções iniciantes possam difundir seus trabalhos e a troca de experiências audiovisuais desenvolvidas.

Tem como objetivo revitalizar o bairro de Copacabana. Na terceira edição, que acontecerá no mês de outubro de 2010, serão exibidos 12 curtas, seguidos de uma festa e debates com produtores e realizadores da área.

Regulamento abaixo e ficha de inscrição AQUI.

CURTA COPA III - INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ DIA 31 DE AGOSTO DE 2010
SEGUE ABAIXO O EDITAL PARA INSCRIÇÕES DOS FILMES PARA O CURTA COPA III:

III MOSTRA DE CURTAS METRAGENS INDEPENDENTES DE COPACABANA

DO OBJETIVO:

Art 1 - A III MOSTRA DE CURTAS METRAGENS INDEPENDENTES DE COPACABANA / 2010, tem por objetivos:
1. Despertar o maior interesse da população e moradores do bairro pela sétima arte;
2. Estimular o desenvolvimento do mercado para os amadores que atuam na área;
3. Estimular o interesse por cinema, produções cinematográficas, audiovisuais e afins;
4. Dar visibilidade à produções amadoras e independentes;
5. Desmitificar o cinema e mídias audiovisuais como cultura de elite;
6. Abrir espaço para novos talentos;
7. Possibilitar que os artistas não profissionais tenham acesso a produções independentes e amadoras e produções já conhecidas no mercado;
8. Promover intercâmbio entre artistas, produtores, diretores, distribuidores, público e entidades culturais afins.

DAS INSCRIÇÕES:

Art. 2 - Poderão participar da III MOSTRA DE CURTAS METRAGENS INDEPENDENTES DE COPACABANA /2010, todas as produções amadoras, alternativas, independentes ou profissionais de cinema, de todo território brasileiro.

Parágrafo Único - As produções dos curtas de outras cidades deverão arcar integralmente com suas respectivas despesas de transporte, estadia e alimentação, estando a produção do evento isentos de quaisquer responsabilidades sobre o deslocamento e a permanência destas no Rio de Janeiro.

a – Os curtas inscritos poderão ser inéditos ou já apresentadas em outros festivais e mostras de cinema.
b - As inscrições dos curtas poderão ser feitas a partir de 21 de Junho de 2010 até 31 de AGOSTO de 2010 (TERÇA FEIRA), pelos correios, valendo o carimbo postal até essa data como comprovante de inscrição. As inscrições são gratuitas.
As inscrições, juntamente com a documentação abaixo, deverão ser enviadas para:

A/C: G.I. PRODUÇÕES CULTURAIS
RUA JOAQUIM SILVA, N: 11 - SALA 708
LAPA - CENTRO
RIO DE JANEIRO – RJ - BRASIL
CEP : 20241-110

c) Ficha de inscrição devidamente preenchida – Item obrigatório;
d) DVD com a gravação do curta-metragem editado e finalizado, em NTSC, este pode ter sido filmado em qualquer mídia: óptico ou digital, e não deve ultrapassar 20 minutos – Item obrigatório;
e) Declaração de EXIBIÇÃO DO CURTA assinada pela produção responsável do curta * – Item obrigatório;
(* MODELO DE AUTORIZAÇÃO, ABAIXO DA FICHA DE INSCRIÇÕES)
f) Material publicitário (em arquivo digital gravado em CD-R) – Item opcional;
g) Relação contendo os nomes dos envolvidos na produção (ficha técnica completa) – Item obrigatório;
§ 1º - A não apresentação de um dos itens obrigatórios citados no tópico anterior implicará a desclassificação automática do trabalho inscrito.
§ 2º - Os dados deverão ser corretos para preenchimento de certificado (Não usar nome Artístico).
§ 3º - O não envio das informações complementares poderá incorrer na não aceitação da inscrição do curta.
§ 4º - Podem ser inscritos filmes de qualquer gênero ( Ficção, documentários, publicitários, institucionais, conceituais, animações, drama, comédia, musical, épicos, adulto, infantil, e outras técnicas cinematográficas alternativas).
§ 5º - O comprovante do recibo ou carimbo dos correios valerá como prova da data-limite estabelecida.
§ 6º - Não haverá cobrança de taxa de inscrição.
§ 7º - Todo o material enviado pela produção fará parte do acervo da MOSTRA, não sendo, portanto, devolvido.
§ 8 º - O resultado da classificação dos curtas será anunciado aos inscritos, neste blog e à imprensa até o dia 15 de AGOSTO de 2010.

DA SELEÇÃO DOS CURTAS

Art. 3º - Haverá pré-seleção, para analise do material enviado, pela produção da MOSTRA;
Art. 4º - Ficam a cargo da produção da MOSTRA os critérios de seleção dos curtas que farão parte da III MOSTRA DE CURTAS METRAGENS INDEPENDENTES DE COPACABANA / 2010;
Art. 5º -A análise atribuída seguirá os critérios fixados pela Comissão de Seleção, convidada pela MOSTRA;
§ 1º - De acordo com o tempo disponível para as exibições, serão selecionados tantos curtas mais quantos forem possíveis adaptar à agenda de programação, sendo avisados imediatamente a fim de confirmarem sua participação, não ultrapassando o tempo previsto neste edital;
§ 2º - Atendendo o número de vagas disponível para a exibição no dia da mostra, os curtas que tiverem enviado suas inscrições, após o preenchimento das vagas, comporá uma lista de espera, sendo convidados a apresentar seu trabalho, pela ordem de classificação estabelecida pela Comissão de Pré-seleção, sempre que houver alguma desistência;

DAS RESPONSABILIDADES:

Art. 5º - É de responsabilidade da Comissão Organizadora da MOSTRA, sem ônus aos curtas participantes, ceder o local para exibição dos filmes, equipamento necessário de som e registro do evento;
Art. 6º - A MOSTRA apresentará todos os seus FILMES rigorosamente nos horários anunciados, salvo problemas publicamente conhecidos, e como tal, aceitos pela Comissão Organizadora;
Art. 7º - Todos os curtas selecionados, poderão à critério da MOSTRA, ter seus nomes e sinopses vinculados ao material de divulgação da mesma . (Cartazes, folders, filipetas e malas-diretas online);
Art. 8º – Os curtas metragens selecionados,devem confirmar presença de ao menos, de dois participantes de sua produção, para representarem o filme junto à MOSTRA no dia da exibição. Estes, à critério da produção podem ser convidados para apresentar o filme se necessário;
Art. 9º - A MOSTRA compromete-se ceder ao menos UM convite para cada produção selecionada, para participar do evento, podendo os demais membros da equipe técnica, desde que comprovado sua participação através da ficha técnica, pagar MEIA ENTRADA.

DAS PREMIAÇÕES:

Art. 10º - Serão selecionados OS TRÊS MELHORES CURTAS DA MOSTRA, não distinguindo colocações ou ordem de classificação, de acordo com a votação popular, que considerará os três MAIS votados. Para não haver distinções não será revelado o numero de votos recebidos aos três primeiros colocados, sendo aberto entretanto para os demais filmes participantes.

§ 2º Serão concedidos para os três melhores curtas os seguintes prêmios:

I - Troféu e certificado de participação, camiseta oficial do evento, a reexibição dos três curtas, no terceiro dia do evento;
II - Convite para participação de um debate que ocorrerá no último dia de evento onde todos os curtas participantes da mostra poderão trocar experiências e tirar dúvidas;
III- No caso de prêmios em dinheiro ( se houver * ) será dividido por igual entre os três mais votados;

§ 2º - Os prêmios serão entregues logo após a apuração dos votos no segundo dia do EVENTO;

Art. 11º - Os curtas participantes serão avaliados por todo o público presente na MOSTRA nos dois dias dedicados à exibição onde através de cédulas de votação distribuídas na entrada do segundo dia serão recolhidas após a exibição do último filme. Tais cédulas conterão os nomes de todos os curtas competidores nos dois dias de exibição. Cada pessoa poderá escolher ao seu critério dois dos filmes exibidos nas noites da mostra.

Parágrafo Único – Serão premiados os curtas que receberem o maior número de votos, e em caso de empate, a comissão organizadora, decidirá ao seu critério.

DA BILHETERIA:

Art. 12º – A MOSTRA DE CARÁTER NÃO-LUCRATIVO, cobrará ingressos apenas para sanar os custos da PRODUÇÂO DO EVENTO;
Art. 13 º - O valor dos ingressos será R$ 20,00 reais inteira e R$ 10,00 reais meia entrada, resguardando os critérios legais de MEIA para idosos, estudantes e classe artística.

Parágrafo Único – A organização da MOSTRA poderá conceder as produções dos curtas participantes e promoções vinculadas à divulgação do evento descontos na bilheteria, à seu critério.

DISPOSIÇÕES GERAIS:

Art. 29º - Cabe à Coordenação da MOSTRA fazer cumprir as normas estabelecidas neste regulamento e deliberar sobre qualquer tema nele não especificado, sendo suas decisões irrecorríveis.

RIO DE JANEIRO, 18 de JUNHO DE 2010.

**********************************

OBSERVAÇÕES FINAIS:
QUAISQUER DÚVIDAS ESCREVA-NOS UM-MAIL: contato@giproduções.com.br
gene_insanno@hotmail.com
OU TELEFONE-NOS: 55 - 21- 25074164 / 55 - 21 - 97198970
 


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]