III Festival Curta Três Rios - Inscrições até 9 de junho ::  | Curta o Curta

III Festival Curta Três Rios - Inscrições até 9 de junho

Por Guilherme Whitaker em 04/06/2007 19:15


III Festival Curta III Rios


O III Festival Curta Três Rios é um evento cultural diferenciado que reunirá atrações de diversos interesses, mobilizando a opinião pública local, assim como do restante do estado e país em torno de uma programação de mostras e exibições que reflitam o que há de mais atual na produção cinematográfica e áudio-visual, ao lado dos movimentos de produção de cinema e áudio-visual no país.

Por ser o cinema uma arte multidisciplinar, a comunidade cultural estará com sua atenção voltada para o III Festival Curta Três Rios, que será realizado em agosto de 2007, sendo consagrado como uma grande iniciativa na produção cultural do interior do Estado do Rio de Janeiro.

O Curta Três Rios envolverá numa grande confraternização do cinema, seus artistas, produtores, formadores de opinião e toda a comunidade local que é constituída de diferentes classes profissionais e sociais. Serão promovidas atividades em diferentes espaços culturais da cidade, desde o SESC ao Teatro Celso Peçanha, incluindo o Cine Três Rios e opções de atividades a céu aberto em bairros e comunidades.

Regulamento

1 - OBJETIVO
O Curta Três Rios 2007 Festival de Vídeo tem como objetivo principal consolidar um espaço de exibição, difusão e premiação da produção audiovisual de ficção e documental, realizada por cineastas locais, assim como novos talentos da produção nacional. Apresenta programas específicos de cinematografias pouco divulgadas e homenageia nomes consagrados. Curta Três Rios reúne também artistas e técnicos ligados à atividades cinematográficas, promovendo encontros, debates e oficinas. O Festival possibilita o intercambio entre produtores, distribuidores e patrocinadores, além de aproximar os criadores de seu público.

2 - LOCAL E DATA
A 3ª edição de Curta Três Rios será realizada na cidade de Três Rios, de 17 a 31 de agosto de 2007.

3 - INSCRIÇÃO
Poderão concorrer obras de ficção ou documentais, realizadas em vídeo de curta-metragem, até 20 minutos.
Os trabalhos deverão ter sido realizados por cineastas iniciantes, estudantes de cinema e novos talentos da produção áudio-visual, produzidos em quaisquer cidades do território nacional, finalizados entre janeiro de 2004 e maio de 2007 e que não tenham sido exibidos em salas comerciais ou canais de televisão.
As inscrições estarão abertas no período de 06 de março a 09 de junho de 2007, através de formulário próprio disponível na Unidade do SESC TRÊS RIOS - Contato: tresrios.cultura@sescrio.org.br - 24-2252-7959

Os Impressos deverão ser encaminhados por correio, com postagem até dia 09 de junho:
a) Ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada pelo realizador/produtor;
b) uma cópia fiel do filme proposto no formato VHS (sistema PAL-M ou NTSC) ou DVD (Região zero ou 4).
Os custos de envio dos trabalhos para a seleção correrão por conta dos proponentes.
O material da inscrição deve ser encaminhado para:
SESC Três Rios - Rua Nelson Viana, 327 Centro Três Rios RJ 25.805-290

4 - SELEÇÃO
Todos os filmes enviados serão analisados para que sejam selecionados para uma montagem de grade de programação do festival.
A seleção seguirá o critério da revelação de novos talentos, da atualidade do trabalho e da regionalidade.
O resultado da seleção será comunicado por e-mail a todos os participantes no mês de julho.
A organização do Festival poderá convidar trabalhos não selecionados para participarem das mostras paralelas.
Os trabalhos não selecionados estarão à disposição dos realizadores/produtores no endereço do SESC Três Rios ou por frete a pagar no destino até o final do mês de Setembro.

5 - SELECIONADOS
De todos os filmes selecionados serão necessários os seguintes materiais:
a) Fotografias de cenas com identificação no verso ou imagens escaneadas em arquivo JPG com 300 dpi de resolução e enviadas via Internet, CD ou disquete;
b) Cartazes e material de caráter informativo e promocional da obra;
O material citado acima deverá ser postado até o 05 dias após a confirmação de classificação. A organização do Festival não se responsabilizará pela divulgação da obra concorrente que entregar o material solicitado com atraso.
A organização do Curta Três Rios estabelecerá a ordem e data de exibição de cada trabalho selecionado.

6 - PREMIAÇÃO
A premiação será por voto popular mediante participação do público com o uso de cédulas de votação entregues sempre antes de cada exibição, e de um júri oficial escolhido pela organização do Festival.
Os Troféus para as categorias de melhor filme de ficção, melhor documentário, melhor diretor, melhor ator, melhor atriz serão oferecidos pelos patrocinadores do evento.
A votação se dará através da cédula própria de votação, sendo computadas as opções assinaladas entre Excelente, Muito Bom, Bom, Regular e Ruim e calculada a média ponderada com o número total de votantes.
A Organização do Festival instituirá prêmios, em bens ou serviços, conforme parceria com apoiadores e patrocinadores do evento.

7 - RESULTADOS
Os resultados da votação popular, assim como os prêmios, serão anunciados no dia 25 de agosto, na cidade de Três Rios.

8 - CONSIDERAÇÕES FINAIS
A participação de representantes de cada trabalho selecionado deverá ser pelas expensas do mesmo, não cabendo a organização do festival nenhum ônus com essa ação.
As cópias em VHS/DVD dos trabalhos selecionados farão parte do acervo do Curta Três Rios.
A assinatura do produtor/realizador na ficha de inscrição implica na aceitação deste Regulamento.
Os casos omissos a este Regulamento serão dirimidos pela organização do Curta Três Rios.
Contato: tresrios.cultura@sescrio.org.br - 24-2252-7959

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]