III Festival Nacional de Vídeos Universitários - REC ::  | Curta o Curta

III Festival Nacional de Vídeos Universitários - REC

Por Guilherme Whitaker em 14/07/2007 09:53


III Festival Nacional de Vídeos Universitários - REC 2007


O Festival III REC acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de agosto, em Vitória, Espírito Santo, no campus II da Faesa e vai premiar em sete categorias: Melhor vídeo, Melhor vídeo documentário, Melhor ficção, Melhor animação, Melhor vídeo publicitário, Melhor vídeo clipe/vídeo arte e o Melhor vídeo do júri popular. Serão aceitos vídeos produzidos a partir de janeiro de 2005 com até 20 minutos de duração. Para a categoria Melhor Vídeo publicitário, o tempo máximo é de 2 minutos. As inscrições devem ser feitas na coordenação do curso de Comunicação Social da Faesa, no campus II, ou aqui pelo site. Todas as informações do festival estão contidas no Regulamento, AQUI.

O cineasta Jorge Furtado confirmou sua participação nas programações do III Festival Nacional de Vídeos Universitários - REC 2007, que acontece nos dias 29, 30 e 31 de agosto no campus II da Faesa, em Vitória. O premiado diretor brasileiro fará palestra sobre produção de cinema fora do eixo Rio - São Paulo e as possibilidades do cinema digital.  Uma das produções mais conhecidas de Jorge Furtado é o curta-metragem “Ilha das Flores” que recebeu cinco prêmios no Festival de Gramado, em 1989, e é o vídeo de maior acesso no Youtube.  Como diretor e roteirista de cinema, os longas “O Homem que Copiava” (2003), e o mais recente, “Meu tio matou um cara” (2005) são os de maior destaque. Como roteirista participou do filme “Lisbela e o prisioneiro” (2003), além de outros.

Segundo uma das idealizadoras do evento, André Félix , a mostra surgiu da necessidade de espaço para exibir as produções universitárias. “O REC é produzido por universitários e para universitários. Conhecemos nossas necessidades e nosso objetivo é atender a essas demandas.”, explica.

O professor orientador do festival, Rodrigo Rossoni, ressalta a importância do reconhecimento que os produtores têm durante o festival. “Isso estimula, gera novas idéias, troca de experiências.”, destaca. Segundo o orientador do REC, o principal objetivo é divulgar e incentivar a produção audiovisual universitária, já que, essa produção não encontra espaço nos grandes festivais.
Serão aceitos apenas vídeos produzidos a partir de janeiro de 2005 com até 20 minutos de duração. Na categoria Melhor Vídeo publicitário, as produções inscritas podem ter no máximo dois minutos.

As inscrições vão até o dia 14 de agosto e devem ser feitas na coordenação do curso de comunicação social da Faesa, no campus II, ou através do site www.festivalrec.com.br. As fichas para inscrição e o regulamento do festival estão disponíveis no site.

Serviço:
Período para inscrições: de 17 de junho a 14 de agosto.
Local: Coordenação do Curso de Comunicação Social da Faesa, Campus II, ou no site www.festivalrec.com.br
Endereço: Rodovia Serafim Derenze, 3.115, Bairro São Pedro, CEP 29.048-450, na cidade de Vitória, Estado do Espírito Santo. No destinatário deve vir escrito como A/C Faculdade de Comunicação e Educação (Festival REC)

Informações adicionais:
O REC (Rumo à Estação Cinema) é um projeto de fomento audiovisual criado e produzido por um grupo de estudantes do curso de Rádio e Televisão (RTV) da Faesa. O projeto inicial era o de ser apenas um espaço para exibição dos vídeos internos da instituição. Contudo, no seu primeiro ano, em 2005, a proposta foi um pouco mais audaciosa e o REC já nasceu como uma mostra competitiva de vídeos universitários.
O REC passou a ser um circuito de atividades ligadas ao audiovisual tais como exibições mensais, oficinas de produção, mesas redondas, além do Festival Nacional de Vídeos Universitários (mostra competitiva), que acontece em agosto. No ano passado o REC recebeu 52 vídeos de nove estados brasileiros, durante os três dias do festival cerca de 1200 pessoas passaram pelo evento.

Contatos:
Rodrigo Rossoni (Professor Orientador) - (27) 9941 1516
André Félix (Comissão Organizadora) - (27) 8123-9737

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta



[confira outras notícias]