III Mostra Londrina de Cinema ::  | Curta o Curta

III Mostra Londrina de Cinema

Por Guilherme Whitaker em 27/03/2001 11:22


III Mostra Londrina de Cinema
Os vencedores do troféu Udihara
Evento segue para Umuarama e Maringá


(textos oficiais do evento)

A III Mostra Londrina de Cinema começou na quinta-feira em grande estilo realizando a oitava edição do projeto Sessão Brasil – Debates sobre o cinema nacional com a exibição de quatro curtas metragens brasileiros produzidos em 35mm premiados em festivais nacionais e internacionais de cinema. "Aldeia" de Geraldo Pioli, "Amassa Que Elas Gostam" de Fernando Coster, "Outros" de Gustavo Spolidoro e "Almas em Chamas" de Arnaldo Galvão foram muito aplaudidos por um público que lotou a sala 1 do Cine Catuaí. Ainda, a noite contou com uma grata surpresa: a primeira exibição pública do filme "Polaco da Nhanha", 35mm, dirigido pelo curitibano Elói Pires Ferreira. Uma produção muito bem cuidada que ao final da projeção foi bastante elogiada pelo público. Agora, o filme começa a percorrer mostras e festivais de cinema no Brasil e no Exterior. Foi a primeira vez que um filme curitibano estréia em
Londrina.

O Sessão Brasil, deve ter nova edição em abril, desta vez, promovendo o lançamento local do filme "Bicho de Sete Cabeças", dirigido por Laís Bodansky, e que tem no elenco Rodrigo Santoro, Cássia Kiss e Othon Bastas, além da trilha ter sido criado por Arnaldo Antunes. E na ocasião, também deverá ser lançado o curta "Cine Paixão", filme 35mm, de doze minutos, rodado em Londrina em outubro do ano passado, viabilizado pela lei municipal de incentivo à cultura, e que tem direção de Sergio Concilio e Vera Senise.
No elenco principal estão a atriz Ingra Liberato e os atores Rodrigo Fregnan e Ricardo Reis. A produção executiva é assinada por Caio Julio Cesaro.


Confira a lista dos filmes vencedores:

A terceira noite da Mostra Londrina de Cinema foi encerrada já na madrugada do domingo, dia 25, por volta da 1h00, com a cerimônia de premiação das competitivas de Vídeo e Super-8. Apesar do horário, um público fiel acompanhou o evento, surpreendendo os organizadores e, principalmente, aos realizadores presentes. As sessões competitivas de Vídeo e Super-8 foram realizadas na sexta e no sábado, às 23 horas, no Cine Catuaí 2. Segundo o coordenador geral da Mostra, Caio Julio Cesaro, encaixar o evento neste
horário foi a única forma de viabilizá-lo em Londrina nas datas programadas dentro do Guia Brasileiro de Mostras e Festivais de Cinema e Vídeo 2001, visto que outros espaços da cidade onde poderiam ser feitas as projeções já estavam contratados para a realização de outros eventos. "Desta forma, contamos com o apoio dos Cines Catuaí, que gentilmente cederam uma sala para
a Mostra programando um horário alternativo, fora das sessões habituais, em virtude do contrato com a distribuidora do longa-metragem em cartaz", explica.

Premiados em Super - 8

Deu Rio Grande do Sul na competitiva de Super-8. Dos onze prêmios possíveis na competitiva S-8, os gaúchos levaram nove. O corpo de jurados formado por Sérgio Rossino, roteirista do Programa Revista do Cinema Brasileiro (Canal Brasil, TVE e TV Cultura), Antônio Carlos Domingues da Silva, representando a AVEC (Associação de Vídeo e Cinema do Paraná) e o acadêmico de cinema da UNISUL-SC, Marx Vamerlatti escolheu os seguintes vencedores:

Melhor Filme: "O Dia Anterior", de Tarcísio Lara Puiati (RS)
Melhor Direção: Gustavo Spolidoro por "Amanhã?" (RS)
Melhor Fotografia: Alberto La Salvia por "O Dia Anterior" (RS)
Melhor Roteiro: Tarcísio Lara Puiati por "O Dia Anterior" (RS)
Melhor Som: "Só Algumas Cenas Para Mostrar Para Vocês", de Rodrigo Portela (RS)
Melhor Interpretação (ator/atriz): Kike Barbosa em "O Dia Anterior" (RS)
Melhor Montagem: William Hinestrosa por "Impressões de Um Olhar" (SP)
Melhor Direção de Arte: Elza Corsi e Marcos Fontana por "Geóides" (SP)

O júri ainda apontou menções honrosas para os filmes "Só Algumas Cenas Para Mostrar Para Vocês", de Rodrigo Portela (RS), e "Se 7", de Gustavo Brandau (RS) O público elegeu como o Melhor Filme S-8 "Só Algumas Cenas Para Mostrar Para Vocês", de Rodrigo Portela (RS).

Premiados em Vídeo

O Júri oficial da competitiva de Vídeo foi formado pelos cineastas Gustavo Spolidoro e Fernando Coster e ainda pelo jornalista londrinense Rodrigo Grota. Esta comissão elegeu os seguintes vencedores:

Melhor Animação: "Playground", de Fernando Lamanna (Campinas)
Melhor Documentário: "Walter Franco Muito Tudo", de Bel Bechara e Sandro Serpa (SP)
Melhor Ficção: "Homem Não Chora", de Christian Keramidas (RJ)

A disputa foi acirrada, mas o prêmio de Melhor Vídeo/Júri Popular acabou ficando também com o documentário "Walter Franco Muito Tudo".

Troféu Udihara

Todos os vencedores receberam como prêmio o troféu Udihara. A estatueta idealizada pelo artista plástico e designer londrinense Carlos Vinícius Ferreira Sato é uma homenagem ao japonês Hikoma Udihara (1882-1972), pioneiro e corretor exclusivo da Companhia de Terras Norte do Paraná para venda aos japoneses que, com equipamento 16mm, registrou grande parte dos eventos do princípio de Londrina e do surgimento do Norte do Paraná.

Itinerância

A 3ª Mostra Londrina de Cinema já botou o pé na estrada. Nesta segunda e terça, dias 26 e 27, às 21h15, no auditório do Campus III da UNIPAR, acontece a Extensão Umuarama da Mostra Londrina de Cinema. Na primeira noite, serão apresentados os filmes em Super-8 exibidos em Londrina. Na segunda noite é a vez dos vídeos serem exibidos para o público de Umuaram. Na quarta e quinta-feira, dias 28 e 29, no auditório da Sociedade Médica de Maringá, sempre às 21h30, acontecerá pela primeira vez na cidade uma extensão da mostra londrinense. A programação segue o mesmo roteiro de Umuarama. Tanto em Umuarama quanto em Maringá, o evento não tem caráter competitivo. No entanto, os organizadores estarão promovendo uma votação de público afim de conhecer a preferência do público local.

A 3ª Mostra Londrina de Cinema está sendo organizada por Caio Julio Cesaro, Guilherme Peraro e Fernando Henares e conta com o apoio cultural da Rio Sul, NET, AVEC (Associação de Vídeo e Cinema do Paraná), Secretaria Municipal de Cultura, Cines Catuaí, UNIPAR, Sociedade Médica de Maringá, Videographic e Rádio Folha FM.


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]