Ikeda na Urca ::  | Curta o Curta

Ikeda na Urca

Por Guilherme Whitaker em 03/11/2008 09:11


Sexta, 7 de novembro // 20h, no Ateliê da Imagem
Av. Pasteur, 453 - Urca // Entrada franca, fácil estacionamento no local

Em novembro, última sessão do ano, exibiremos 4 filmes do cineasta, curador, crítico de cinema, economista, compositor de samba-enredo (é verdade!) e premiado jogador de ping-pong, Marcelo Ikeda. Marcados pelo trabalho de experimentação em vídeo, através do uso bastante particular do tempo e da câmera fixa, os filmes são o avesso do que se tem feito em vídeo ultimamente, pela busca de um caminho mais cinematografico. “Eu Te Amo” é uma declaração de princípios do desnudamento intimista típico do diretor. Em “Diário de uma Prostituta” e “Isabella” o diretor se aproxima do texto de personalidades polêmicas para retirar toda a espetacularização em torno dos mesmos. “Carta de um Jovem Suicida” transpõe a leitura “branca” de uma carta em off para o campo da ficção, por meio de um hábil plano-seqüência.

Ikeda é crítico de cinema com diversos textos em publicações como as Revistas Cinemais e Glauberianas e em zines como o Incinerasta e o Cine8. Sua atuação é mais intensa na Internet, sendo editor do site Claquete desde 1999. Escreve, ainda, regularmente para os sites Revista Etcetera, Plano a Plano e Curta o Curta, entre outros.

Além de crítico, trabalha na organização de mostras e festivais de cinema, tendo sido curador e coordenador de programação da Mostra do Filme Livre no Centro Cultural Banco do Brasil/RJ até 2007. Como realizador, dirigiu diversos vídeos, em geral de teor experimental, entre os quais estão SPENCER, ONTEM, HOJE E SEMPRE, TESOURO DO SAMBA e CINEDIÁRIO. Dirigiu os longas experimentais DESERTUM e ÊXODO.Lecionou cursos sobre estética e produção audiovisuais no Núcleo de Cinema e Vídeo do Ateliê da Imagem (RJ), no Instituto Dragão do Mar (CE) e na Escola do Audiovisual de Fortaleza.
No momento, exerce a função de Coordenador na Superintendência de Acompanhamento de Mercado da Agência Nacional do Cinema (ANCINE).

Curtas da sessão:

Eu Te Amo | Marcelo Ikeda, RJ, 2007, 9’
Eu te amo. Eu preciso te amar.

Diário de uma Prostituta | Marcelo Ikeda, RJ, 2008, 12’
A rotina do trabalho, a despedida da família e os sonhos de uma mulher. Um olhar, em três atos, sobre o livro O Doce Veneno do Escorpião, de Bruna Surfistinha.

Isabella | Marcelo Ikeda, RJ, 2008, 5’
“Quando me dei conta que tinha perdido minha Isabella, senti naquele momento que meu mundo acabou. Não sei como caminhar.” “A verdade sempre prevalecerá.” Baseado na carta escrita por Alexandre Nardoni, pai da menina Isabella, por ocasião de sua prisão preventiva, acusado pelo homicídio de sua filha.

Carta de um Jovem Suicida | Marcelo Ikeda, RJ, 2008, 25’
Uma mãe chega ao apartamento de seu filho e encontra uma carta de suicídio endereçada a ela. Ela precisa enfrentar as conseqüências dessa carta em sua vida.

Total da sessão: 51 min.
Após a sessão bate-papo com o realizador em pessoa, Marcelo Ikeda!

O Cineclube Curta o Curta faz parte da ASCINE, Associação de Cineclubes do Rio de Janeiro.

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]