Inaugurado em Nova Friburgo, no Rio, o primeiro complexo cinematográfico  ::  | Curta o Curta

Inaugurado em Nova Friburgo, no Rio, o primeiro complexo cinematográfico

Por Curta o Curta em 21/03/2014 00:58


No último dia 7 de março foi inaugurado em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, o primeiro complexo cinematográfico viabilizado por um Funcine - Fundo de Financiamento da Indústria Cinematográfica Nacional. Com três salas de exibição com telas no formato Stadium (13x7m) e total de 600 lugares, o Cine Show Cadima teve sua construção parcialmente financiada pelo Funcine Rio 1, mantido com recursos do BNDES, Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, AgeRio e Firjan e gerência da Lacan Investimentos.

 

Criado para fomentar o desenvolvimento do mercado audiovisual no estado do Rio de Janeiro, o Funcine Rio 1 investiu R$ 1,5 milhão na abertura do Cine Show Cadima. Encontra-se em fase de construção, também com recursos do Rio 1, um complexo com três salas no município de Três Rios.

 

O QUE É FUNCINE

 

O Funcine - Fundo de Financiamento da Indústria Cinematográfica Nacional é um mecanismo de incentivo ao audiovisual instituído pela Medida Provisória 2.228-1/2001. É constituído na forma de condomínio fechado, sem personalidade jurídica, e administrado por instituição financeira autorizada a funcionar pelo Banco Central do Brasil ou por agências e bancos de desenvolvimento. Esses fundos podem investir em projetos aprovados pela ANCINEnas seguintes modalidades: a) projetos de produção de obras audiovisuais brasileiras independentes; b) construção, reforma,  recuperação e atualização tecnológica das salas de exibição; c) aquisição de ações de empresas brasileiras; d) projetos de comercialização e distribuição de obras audiovisuais cinematográficas brasileiras independentes; e e) projetos de infra-estrutura. Pessoas físicas e pessoas jurídicas tributadas pelo lucro real podem deduzir integralmente do imposto de renda devido as quantias aplicadas na aquisição de cotas dos Funcines.

 

A aprovação da política de investimento dos Funcines e a apresentação, análise, execução e acompanhamento dos projetos aptos a receberem seus recursos são disciplinados pela Instrução Normativa nº 80 da ANCINE, de 20 de outubro de 2008.


Fonte: ANCINE


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]