INSCRIÇÕES ABERTAS E GRATUITAS PARA O SEMINÁRIO BRASIL CINEMUNDI ::  | Curta o Curta

INSCRIÇÕES ABERTAS E GRATUITAS PARA O SEMINÁRIO BRASIL CINEMUNDI

Por Curta o Curta em 16/10/2014 09:11


Entre os dias 17 a 21 de outubro, a 8ª Mostra CineBH sedia o Seminário Brasil CineMundi que integra a programação do evento e do Brasil CineMundi – 5th International Coproduction Meeting com a promoção de debates, workshops, masterclass, diálogos, encontros de coprodução, rodada de negócios, agenda de relacionamentos.

 

Ao todo são 15 debates que integram a programação do Seminário Brasil CineMundi  e  acontecem no Palácio das Artes (salas Juvenal Dias e Teatro João Ceschiatti). As inscrições para o seminário podem ser feitas pelo site www.cinebh.com.br até o dia 14 de outubro, onde também está a programação dia a dia do evento.

O evento reúne mais de 150 profissionais do audiovisual, acadêmicos, produtores, especialistas, representantes da indústria audiovisual nacional e internacional, críticos de cinema, entidades de classe e órgãos oficiais do setor audiovisual para discutir os avanços, as perspectivas, intercâmbio, parcerias, desafios, oportunidades no setor.

 

Além dos convidados brasileiros, 21 convidados internacionais representativos da indústria audiovisual mundial de 10 países - Alemanha, França, Holanda, Portugal, Itália, Suíça, EUA, Argentina, Uruguai e Chile desembarcam na capital mineira para conhecer novos projetos do cinema brasileiro, participar de debates, agenda de relacionamentos, encontros de negócios promovidos pelo evento.

 

“O Seminário Brasil CineMundi oferece aos profissionais do audiovisual e interessados  um programa de formação, reflexão, troca de experiências e informações, conexão com representantes da indústria internacional, além de transmitir conhecimentos sobre a coprodução e os mecanismos de financiamento de um filme e sua inserção no mercado global”,  afirma Raquel Hallak, diretora da Universo Produção e coordenadora geral do evento. 

 

A programação coloca em debate o mercado cinematográfico brasileiro, as políticas públicas e interfaces para o setor, experiências e implicações do formato de coprodução, as opções de intercâmbio, cooperação e formação, estratégias de inserção de produções no mercado, a coprodução internacional, o cinema documentário no mercado, distribuição e circulação de conteúdos, relato de experiências em produção.

 

O Seminário Brasil CineMundi inicia no dia 17 (sexta-feira), às 10h30, no Teatro João Ceschiatti, com a mesa de debate inaugural que vai abordar a temática do evento: "Mercado Audiovisual Brasileiro: Polítcas públicas, avanços e perspectivas”, tendo a presença de Fernando Dias (conselheiro federal da ABPITV), Mário Borgneth (Secretário do Audiovisual) e Rosana Alcantara (diretora da Ancine). A mediação será do crítico e jornalista Pedro Butcher. Eles discutirão as diretrizes, políticas públicas, informações, ações de intercâmbio e cooperação para o desenvolvimento do audiovisual no Brasil e a inserção no mercado internacional.

 

No mesmo dia, na sala Juvenal Dias, às 12h, acontece a masterclass "Perdido e Encontrado com Santiago Loza", o cineasta argentino que terá retrospectiva durante a Mostra CineBH, falará sobre seu processo criativo e a inserção nos principais eventos e festivais internacionais de cinema. À tarde, às 14h, o superintendente de fomento da Ancine, Felipe Vogas, dará a palestra "Desenvolvimento de Projetos e Formatos/Regionalização", voltada aos profissionais de empresas produtoras, distribuidoras ou programadoras de conteúdo audiovisual, gestores de fundos de investimento com participação do Fundo Setorial do Audiovisual, entre outros.

 

O primeiro dia do seminário se completa ainda com o workshop "Panorama de Eventos de Mercado para Documentário", às 14h30; e dois estudos de caso às 17h: um sobre o longa-metragem"Castanha", de Davi Pretto, e outro sobre o programa DOC TV, realizado pelo Ministério da Cultura – Secretaria do Audiovisual. 

No sábado, dia 18, o público poderá participar de duas mesas de debates logo pela manhã. Numa, o tema será “Investimento de Produção e Circulação de Conteúdos”, com Marcos Tavolari,Superintendente de Desenvolvimento Econômico da Ancine; na outra, o assunto vai ser "Estratégias de Vendas, Distribuição, Lançamentos e Promoção em Festivais", com a presença de três convidados internacionais. À tarde, as outras mesas com convidados internacionais e brasileiros serão"O Documentário na TV: Novos Conteúdos, Linguagens e Perspectivas de Mercado", às 14h; e"Experiências em Coprodução Internacional: Foco na Europa", às 16h45.

Na segunda-feira, às 10h, acontece a mesa "Experiências em Coprodução Internacional: Foco América Latina", que dá continuidade à mesa de sábado agora dando destaque à realização no continente latino-americano. No mesmo dia, às 12h15, mais um estudo de caso: "Valeu, Boi", de Gabriel Mascaro.

À tarde, mais duas mesas no seminário: "Consultoria e Abordagens na Escrita de Roteiros", às 14h; e "Fundos de Investimento e Cooperação Audiovisual na Europa", às 16h. Na noite de segunda-feira, os participantes da CineBH conhecerão o projeto vencedor do Brasil CineMundi, às 20h30, no Cine Humberto Mauro.

No dia 21, terça, o dia é dedicado a discutir o atual momento do audiovisual. A primeira mesa “Desafios da Cinefilia – tempo, memória, estética e política” pretende mapear a cultura de cinema contemporânea a partir do modo como a crítica, o público e cineastas relacionam o cinema com os desafios atuais da história, da estética e da política. Qual é hoje o papel do cinema e da cinefilia na sociedade para além dos guetos cinéfilos, dos eventos midiáticos e dos desafios do mercado? E para esta exposição conta com a participação de três importantes críticos de cinema, Hernani Heffner, Ruy Gardnier e Tag Gallagher o  maior crítico de cinema norte-americano em atividade.

A segunda mesa reúne cineastas que estão com filmes em exibição na programação da 8ª Mostra CineBH: Aberlardo de Carvalho, Cristiano Burlan, Eder Santos e o crítico mineiro Ewerton Belico para debater o tema “Cinema como laboratório: releitura de gêneros e a teatralidade no cinema contemporâneo” com mediação do crítico Marcelo Miranda.

 

Toda programação é oferecida gratuitamente ao público e pode ser conferida no sitewww.cinebh.com.br

 

 

 

link para as fotos da 8ª CineBH:

https://www.flickr.com/photos/universoproducao/collections/72157647105477406/

 

***

Acompanhe a 8ª Mostra CineBH, o 5º Brasil CineMundi e o programa Cinema Sem Fronteiras 2014

Participe da Campanha #eufaçoaMOSTRA

Twitter: universoprod 

Facebook: universoproducao / cinebh / brasilcinemundi

Web: cinebh.com.br 

Informações pelo telefone: (31) 3282.2366

***

ASSESSORIA DE IMPRENSA

Universo Produção (31) 3282.2366 – Luisa Moraes

Marcelo Miranda, Fábio Gomides, Ariane Lemos e Lívia Tostes

 Atendimento: imprensa@universoproducao.com.br

Fábio Gomides – (31) 9693.2767  Ariane Lemos (31) 9751.0445

  

Serviço

8ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte

16 a 23 de outubro de 2014

Lei Federal de Incentivo à Cultura

Realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte

Patrocínio: BANCO ITAÚ, MATER DEI

 Apoio: Rede Globo Minas, Oi, CCBB –BH, Sesc,  Consulado Geral da França no Brasil

 

Brasil CineMundi – 5th Internacional Coproduction Meeting

16 a 20 de outubro de 2014

Patrocínio: SEBRAE

Apoio: Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Cultura|SAV|CTAv, Ancine, Cinema do Brasil, APBITV, Mistika, DOT, Labocine,  CiaRio, Teleimage, Mix Stúdios, Parati Filmes, Labocine, Inhotim, Consulado da Argentina em Belo Horizonte Cooperação: Torino Film Lab, Ventana Sur, Cinélatino|Toulouse,.

 

Idealização e realização: Universo Produção

 

Locais de realização do evento

Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes)

*Cine Humberto Mauro *Teatro João Ceschiatti *Sala Juvenal Dias *Jardim Interno

 Sesc Palladium

*Grande Teatro *Sala Prof. José Tavares de Barros

 CCBB - BH

* Teatro I * Teatro II (sala multiuso)

 

Informações: (31) 3282.2366  www.cinebh.com.br.

 

CREDENCIAMENTO IMPRENSA

O credenciamento para a cobertura de imprensa da 8ª Mostra CineBH  e do  Brasil CineMundi – 5thInternational Coproduction Meeting deverá ser solicitado no período de 25 de setembro até o dia 10 de outubro pelo site www.cinebh.com.br.  As informações sobre a retirada da credencial e o funcionamento da sala de imprensa serão enviadas após a confirmação do credenciamento pela organização do evento, no dia 11 de outubro.

Fonte: Universo Produção


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]