Inscrições abertas para a 11ª edição do Festival Taguatinga de Cinema ::  | Curta o Curta

Inscrições abertas para a 11ª edição do Festival Taguatinga de Cinema

Por Curta o Curta em 06/01/2014 11:40


www.festivaltaguatinga.com.br

Já estão abertas as inscrições para a 11ª edição do Festival Taguatinga de Cinema. Curtas-metragens de todo o Brasil de até 20 minutos podem se inscrever até o dia 30 de janeiro de 2014. Para participar, o candidato deverá postar o filme em qualquer site de hospedagem de vídeos – Youtube, Vimeo, entre outros, e preencher a ficha de inscrição no site www.festivaltaguatinga.com.br . 

Para casos excepcionais, em que o realizador não conseguir fazer “upload” do filme na internet por questões diversas, serão aceitas inscrições por correio até o dia 19 de janeiro de 2014, valendo a data da postagem no envelope. Neste caso deverá ser enviado para a sede do Festival uma cópia do filme em dvd para o seguinte endereço: 10ª FESTIVAL TAGUATINGA DE CINEMA. ASSOCIAÇÃO CULTURAL FAISCA - FÓRUM DE AÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL,CULTURAL E AUDIOVISUAL - Endereço: SDS – CONIC – EDF. MIGUEL BADYA SALA417. BRASÍLIA – DF CEP-70.394-901

O Festival Taguatinga de Cinema tem como princípio básico estimular a produção de filmes independentes realizados em contextos de emancipação sociocultural (filmes de movimentos sociais e ativismo), filmes de formação (primeiros filmes), experimentais, artísticos e poéticos, mas também filmes realizados fora desses contextos, com qualquer tipo de fomento. Dessa forma visamos promover a ampliação do olhar na exibição dos diversos formatos de produção audiovisual, uma necessidade diante da atual realidade do suporte digital. Essa nova realidade carrega um modo diferente de se pensar e produzir filmes.

Votação on-line - Este ano o Festival também acontecerá na internet, onde os filmes poderão ser assistidos e votados. Os 10 filmes mais votados no site serão convidados juntamente com seu representante a participarem da mostra competitiva do Festival Taguatinga de cinema, entre os dias 19 e 22 de março de 2014 no Teatro da Praça, com todas as despesas pagas. 

O Festival Taguatinga de Cinema oferece um baú cheio de novos filmes a serem compartilhados, uma rica e diversa produção independente, popular, de baixo custo, crescente em  um Brasil que utiliza cada vez mais as novas tecnologias como ferramenta de reflexão social. Novos cineastas e novas escrituras surgindo, realidades e personagens se revelando e a possibilidade de divertir-se com o que é e pode ser esse nosso autêntico e novo cinema brasileiro.

A décima primeira edição do Festival promove, seguindo a linha iniciada em 2012 com a homenagem ao Profeta Gentileza, a valorização e difusão do conceito de Cultura de Paz e propõe discussões acerca do bom convívio social, ecologia, humanização das cidades, gentileza urbana e social. De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas) Cultura de Paz: “é um conjunto de valores, atitudes, comportamentos e modos de vida que rejeitam a violência e previnem os conflitos, atacando suas causas para resolver os problemas através do diálogo e negociação entre indivíduos, grupos e nações” (resoluções da ONU A/RES/52/13: Cultura de Paz e A/RES/53/243, Declaração e Programa de Ação sobre uma Cultura de Paz).

O Festival Taguatinga de Cinema conta com o patrocínio do FAC (Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal).

Seleção dos filmes

Serão selecionadas 24 obras para o 11ª FESTIVAL TAGUATINGA DE CINEMA em sua Mostra Competitiva, que acontecerá no Centro Cultural do Teatro da Praça em Taguatinga entre os 19 e 22 de março de 2014. A Seleção se dará em três etapas:
 
1 – Seleção por Curadoria de 10 obras inscritas via internet;
2 – Seleção por Voto Popular de 10 obras inscritas via internet (filmes mais votados);
3 – Seleção por Convite do Festival de quatro obras inscritas ou não no Festival;
 
Premiação por voto popular

 
O filme mais votado pelo júri popular receberá o prêmio de R$ 5 mil, o segundo de R$ 2 mil e o terceiro de Mil Reais. Sobre esses valores serão descontados os encargos tributários.
 
Além dos prêmios em dinheiro aos três primeiros colocados, serão convidados a participar presencialmente com despesas de deslocamento, hospedagem e alimentação custeadas pela organização do Festival, os 24 realizadores das obras selecionadas para a Mostra Competitiva.

Informações: cinema@festivaltaguatinga.com.br

Regulamento e ficha de inscrição no site: www.festivaltaguatinga.com.br

Fonte: Luis Flavio Luz


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta

[confira outras notícias]