Inscrições abertas para atividades do Festival Internacional de Curtas 2012 ::  | Curta o Curta

Inscrições abertas para atividades do Festival Internacional de Curtas 2012

Por Guilherme Whitaker em 05/10/2012 19:52


O Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – Curta Cinema 2012 abre inscrições para o Júri Jovem e o Workshop de Direção. O Festival, que acontece de 01 a 08 de novembro de 2012, oferece atividades gratuitas paralelas às exibições de produções brasileiras e internacionais.

Júri Jovem: inscrições até 19 de outubro através do site www.curtacinema.com.br. Dez estudantes selecionados para escolher o prêmio de melhor curta nacional e internacional. Para ser um candidato é necessário ter mais de 15 anos, ser morador do Rio de Janeiro e estar cursando o Ensino Médio em escolas da rede pública ou privada.

Workshop de Direção: inscrições até o dia 31 de outubro do site www.curtacinema.com.br. Ação será conduzida pelo renomado diretor de fotografia do cinema português, Rui Poças, realizada nos dias 03 e 04 de novembro de 2012 das 14h às 18h no Oi Futuro Flamengo. Trata-se de uma oportunidade para novos realizadores dialogarem com um diretor que falará da sua experiência profissional, das suas idéias e de seu método de trabalho. Sujeito à lotação da sala: 84 lugares.

Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – Curta Cinema

22ª edição tem mais de 4 mil filmes inscritos e mostra especial Brasil-EUA

Maior evento competitivo de curtas do país e o primeiro a ser qualificado pela Academia de Ciências Cinematográficas de Hollywood a indicar filmes ao Oscar, o Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro chega à 22ª edição com mais de 4 mil filmes inscritos e uma programação recheada de debates, workshops e encontros com profissionais do audiovisual. O Curta Cinema será realizado entre os dias 1 a 8 de novembro, todas as atividades serão abertas ao público e terão entrada franca.

“Durante seis anos, fomos o único festival no Brasil a qualificar os seus vencedores para pleitearem uma indicação ao OSCAR. Mais de 3.500 filmes internacionais e 500 brasileiros corroboram a importância do evento e do Rio de Janeiro como capital cultural”, Ailton Franco, idealizador e diretor do Festival.

Muito deste sucesso, deve-se à preocupação em apresentar um panorama diversificado da produção, com vários tipos de movimento cinematográfico. Este ano, a organização do evento está à procura de novos realizadores e cineastas que tragam também novas linguagens.

O pioneirismo

A primeira edição do Curta Cinema exibiu apenas 12 curtas, de diretores convidados. Pouco tempo depois, o evento passou a abrir inscrições em âmbito nacional e mais tarde também para produções de outros países. Hoje, com mais de 4 mil filmes, dos quais cerca de 400 serão selecionados para exibição, o Festival tem uma história que se mistura com a da evolução cinematográfica nacional.

Fonte: Julia Lacerda


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta

[confira outras notícias]