Inscrições abertas para o 2º MIAU – Mostra Independente do Audiovisual Universit ::  | Curta o Curta

Inscrições abertas para o 2º MIAU – Mostra Independente do Audiovisual Universit

Por Guilherme Whitaker em 04/02/2009 19:05


As inscrições para o 2º MIAU – Mostra Independente do Audiovisual Universitário estão abertas de 24 de janeiro a 10 de março de 2009 para produções audiovisuais brasileiras universitárias em curta-metragem, finalizadas a partir de 2007, em qualquer formato, com duração máxima de 20 minutos. As obras podem ser inscritas pela seção “Filmes” do site www.mostramiau.com.br.

O festival que acontece de 6 a 10 de maio no Cine Goiânia Ouro, em Goiânia/GO, contribui para o enriquecimento do cenário cultural goianiense, e promove o cinema universitário nacional trazendo o que ele oferece de mais inovador e criativo a cada edição. A segunda edição do MIAU conta com apoio institucional da Prefeitura de Goiânia, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, e realização da Estação Filmes. O projeto, recentemente aprovado na Lei de Incentivo à Cultura do Estado - Lei Goyazes, está em busca de novos parceiros.

Seleção

A curadoria da mostra se pauta por critérios como a ousadia no uso das linguagens cinematográficas, originalidade, criatividade e apuro técnico. “O ambiente universitário é janela ideal para experimentação de formas e conteúdos.”, lembra Douglas Pinheiro, diretor da mostra.

O MIAU é composto pela Mostra Sete Vidas, competitiva nas categorias ficção, documentário e animação, e pela Mostra Gato da Vez, competitiva de temática variável a cada ano e que, na edição de 2009, premiará o diretor que melhor tenha conseguido manter uma linguagem autoral ousada e criativa, mesmo após a conclusão de sua graduação. Para se inscrever os realizadores devem enviar a ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada, acompanhada do(s) DVD(s) e comprovante de que o diretor era universitário à época em que o curta-metragem foi finalizado.

No caso da Mostra Gato da Vez, deverão ser enviados 2 curtas dirigidos ou co-dirigidos pelo mesmo profissional, em qualquer categoria (ficção, documentário, animação, experimental), sendo que um deles deverá ter sido finalizado nos dois últimos anos de sua graduação e o outro deverá ter sido finalizado nos dois anos subsequentes ao término da mesma. Com o fim de premiar aquele que manteve uma linguagem inventiva mesmo fora da universidade.

Durante os cinco dias de festival estão previstas a exibição da mostra competitiva de curtas e de obras convidadas, debates, realização de oficinas, exposições de fotografia e arte, além de apresentações musicais. Tudo com vistas a incrementar o cenário cultural do Estado, que cada vez mais se destaca como pólo produtor na área de cinema e vídeo, e promover o cinema universitário em todas as suas esferas.

1º MIAU

A primeira edição da mostra recebeu um total de 277 inscrições, foram inscritas 170 ficções, 76 documentários e 31 animações. E deste total foram selecionadas 46 obras para comporem as mostras competitivas do festival. Foram oferecidas 3 oficinas: de Direção Cinematográfica, com José Araripe Jr. (cineasta e gerente de operações da TV Brasil); de Cine Desconstrução, com Biah Werther (cineasta e produtora do Festival do Livre Olhar, que acontece bienalmente em Porto Alegre) e de Som e Trilha no Cinema, com Guilherme Vaz (maestro e compositor, premiado por diversas vezes, parceiro de trabalho de cineastas consagrados, tais como Júlio Bressane e Ruy Guerra). Ocorreram sessões diárias de debates e exercícios de crítica livre sobre a produção universitária, contando com a presença de realizadores de outros Estados, com o intuito de contribuir para a reflexividade do observador. Além disso, exposições de fotos still dos curtas selecionados, obras de design e shows musicais após as exibições dos curtas, também fizeram parte da programação: outras formas de arte, acessórias e transversais à produção audiovisual, que criam espaços para ampliar a troca cultural entre produtores, público e artistas. “No MIAU foi assim. Os debates foram todos sobre estética, melhorias, troca... Conheci gente e troquei filmes. Um surto de cinema onde as oficinas lotaram desde a manhã, o que nos envolveu numa maratona diária de umas 16 horas de cinema, fora as boas conversas no almoço e jantar. Pri-mo-ro-so”, afirma Biah Werther sobre o MIAU.

Serviço

Inscrição: 2º MIAU – Mostra Independente do Audiovisual Universitário

Período: até 10 de março de 2009

Mais info: www.mostramiau.com.br
 

APOIO: Curta o Curta - Levando o curta mais longe


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]