Inscrições abertas para o Festival de Cinema Mundial de Montreal, no Canadá ::  | Curta o Curta

Inscrições abertas para o Festival de Cinema Mundial de Montreal, no Canadá

Por Curta o Curta em 14/05/2014 10:08


A 38º edição do Festival de Cinema Mundial de Montreal tem inscrições abertas para mostras informativas e competitivas, que acontecem entre os dias 21 de agosto e 1º de setembro, na cidade canadense. Com o objetivo de divulgar a diversidade cultural dos países por meio do cinema, a descoberta de novos talentos e o desenvolvimento da qualidade do cinema mundial, o evento aceita inscrições de curtas-metragens (até 60 min) até o dia 1º de junho e de longas até 1º de julho.

 

Os interessados devem preencher um formulário de inscrição que se encontra no site, pagar uma taxa que varia de 40 dólares canadenses para curtas e médias-metragens a 100 dólares canadenses para longas, e enviar uma cópia em DVD para o endereço que consta no regulamento.

 

Os filmes devem ser legendados em inglês e francês, produzidos após o término da edição do ano passado do festival e preferencialmente inéditos até o evento. Serão promovidas diversas mostras, com diferentes pré-requisitos. Para mais informações sobre o processo de inscrição, acesse oregulamento oficial.

 

Sobre a Premiação

 

Filmes selecionados para a Competição Internacional Principal concorrem a prêmios como o Grande Prêmio das Américas, o Grande Prêmio Especial do Júri e prêmios em categorias técnicas, além dos prêmios de inovação e de melhor contribuição artística. Curtas concorrem ao Prêmio Especial do Júri e ao de Melhor Filme. Os vencedores da Competição Mundial de Primeiros Filmes, seção que exibe o trabalho de estreia de realizadores iniciantes, recebem o Troféu Zenith. Já o melhor filme da América Latina é laureado com o Prêmio Glauber Rocha. Além disso, será concedido o prêmio de melhor documentário na seção Documentários do Mundo.

 

O festival também promove mostras fora de competição, como Foco no Cinema Mundial e Hors Concours, entre outras. A participação nas seções fica a critério da organização do evento, que recebe a inscrição e determina em qual delas a obra participará.

 

Para mais informações sobre o evento e o processo de inscrição, acesse o site oficial do 38º Festival de Cinema Mundial de Montreal.

 

Ancine apoia filmes selecionados para participar do festival

 

Produções selecionadas para as seções Competição Mundial (longas, curtas e primeiros filmes) e Documentários do Mundo podem solicitar apoio junto à ANCINE pelo Programa de Apoio à Participação de Filmes Brasileiros em Festivais Internacionais e de Obras Audiovisuais em Laboratórios e Workshops Internacionais.

 

O programa contempla filmes selecionados para participar de 80 festivais internacionais e projetos audiovisuais em 27 laboratórios e workshops. Para o Festival de Cinema Mundial de Montreal, o proponente pode solicitar o apoio A, que concede cópia legendada da obra, envio da cópia e apoio financeiro para divulgação do filme. Clique aqui e saiba mais sobre o programa.


Fonte: ANCINE


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta

[confira outras notícias]