Inscrições abertas para o Festival Internacional de Cinema de Roma, na Itália ::  | Curta o Curta

Inscrições abertas para o Festival Internacional de Cinema de Roma, na Itália

Por Curta o Curta em 09/07/2014 13:17


Estão abertas as inscrições para o Festival Internacional de Cinema de Roma. O evento acontece na capital italiana entre os dias 16 e 25 de outubro e aceita inscrições até o dia 22 de agosto para uma série de mostras competitivas e não competitivas.

 

Este ano, a Seleção Oficial do evento se divide em quatro categorias, três delas abertas à participação de filmes internacionais. A seção Novo Cinema Internacional apresentará um máximo de 14 filmes de diretores novos ou consagrados; a seção Gala se propõe a ser uma seleção de onze dos longas-metragens mais importantes do ano; e a seção Mundo Gênero apresentará uma programação com sete filmes de diferentes gêneros. Fecha a seleção oficial uma categoria reservada às novas tendências do cinema italiano.

 

Inscrições

 

Os interessados em submeter seus filmes ao comitê de seleção do festival devem pagar uma taxa no valor de 50 euros, preencher o formulário de inscrição no site do evento e enviar uma cópia do filme em 35mm, DCP, DVD ou Blu-ray para a organização do festival no endereço informado noregulamento. Também é possível enviar o filme por meio de upload pela internet, seguindo as instruções no próprio formulário de inscrição. 

 

É necessário ainda o envio da sinopse em italiano e inglês, de biografia e filmografia do diretor, informações sobre elenco, equipe técnica, e, se possível, um kit de imprensa, além do comprovante de pagamento da taxa.

 

Selecionados para exibição poderão solicitar apoio da ANCINE

 

Filmes brasileiros oficialmente convidados pelo evento poderão solicitar apoio à ANCINE peloPrograma de Apoio à Participação de Filmes e de Projetos de Obras Audiovisuais Brasileiras em Laboratórios e Workshops Internacionais. O Festival de Cinema de Roma enquadra-se na categoria de apoio do tipo A, que consiste na confecção e envio de cópia legendada e apoio financeiro para a promoção do filme. Obras selecionadas para a mostra paralela Alice nella città, dedicada à exibição de filmes de jovens realizadores, também podem pleitear o apoio.

 

Eventos de mercado

 

O Festival de Cinema de Roma também promove o Business Street Market, a área de mercado do evento, entre os dias 17 e 21 de outubro, e a feira de coprodução New Cinema Network-NCN, dedicada ao apoio ao novo cinema independente. Ambos acontecem paralelamente ao evento principal, e estão sujeitos a regulamentos próprios.

As inscrições para o New Cinema Network estão abertas até o próximo dia 15 de julho. Participantes terão acesso a uma plataforma para apresentação de seus projetos, um workshop com produtores de todo o mundo, um laboratório de produção, e poderão entrar em contato com pessoas-chave da indústria, presentes no Business Street Market.


Os projetos devem ser de longa-metragem; devem conter orçamento e roteiro (documentários devem ter o roteiro pronto, ficções devem estar em estágio avançado de desenvolvimento); devem ter potencial internacional; já devem ter assegurados uma parte de seu orçamento; devem ser inéditos em outros mercados (a menos que sejam parceiros do Festival de Roma); e as filmagens não podem ter sido iniciadas antes do período do festival. Saiba aqui como submeter seu projeto.

Já os interessados apenas na credencial para o Business Street Market podem requisitá-la até o dia 19 de setembro. Por meio do Programa de Apoio à Participação de Produtores de Audiovisual em Eventos de Mercado e Rodadas de Negócios, a ANCINE oferece apoio a cinco representantes de empresas produtoras brasileiras independentes para ajudar a viabilizar suas participações no Business Street Market. Os interessados devem enviar suas solicitações até 25 dias antes do início do evento. Clique aqui e saiba mais sobre o programa.


Fonte: ANCINE


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]