Inscrições para a 8ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis ::  | Curta o Curta

Inscrições para a 8ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis

Por Guilherme Whitaker em 04/03/2009 12:01


Estão abertas as inscrições para a 8ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, que ocorre de 26 de junho a 12 de julho na capital catarinense, com exibição de filmes nacionais e estrangeiros.

Podem participar da mostra competitiva produções de todos os gêneros e formatos, mas com foco no universo infantil, e inéditas em Santa Catarina.

A escolha do vencedor é realizada por um júri formado por crianças previamente selecionadas pela organização do festival.

Elas vão eleger o melhor filme ou vídeo de curta-metragem infantil brasileiro. Além do troféu, o primeiro colocado recebe um prêmio de R$ 1.000,00.

As inscrições estão abertas até o dia 30 de abril.

O regulamento e a ficha de inscrição podem ser acessados em www.mostradecinemainfantil.com.br. Evento de especial interesse para o público, educadores e produtores que pensam o cinema como diversão e cultura, a mostra de Florianópolis é um dos mais importantes festivais  o segmento no Brasil. Além de exibir filmes atuais e antigos, propõe um debate sobre a produção cinematográfica voltada para o público mais jovem.

Nesta edição, ocorre o 5º Encontro Nacional do Cinema Infantil, que vai discutir a produção cinematográfica para crianças e adolescentes no Brasil e no mundo, e com a participação de produtores brasileiros e estrangeiros. O objetivo principal é tornar o mercado do cinema infantil forte e estratégico.

A exibição dos filmes durante a mostra é realizada também como uma ação voltada à inclusão social e construção da cidadania através do cinema. Escolas da rede pública ganham transporte para assistir aos filmes, exibidos gratuitamente durante a semana, e a preços populares nos fins de semana. Paralelamente, ocorrem oficinas para estudantes e para professores, debates com especialistas em educação e cinema, produtores e realizadores. Pelo segundo ano consecutivo será realizada uma parceria com a Programadora Brasil, do Ministério da Cultura.

Os filmes encaminhados para o evento serão sugeridos para inclusão no catálogo de títulos infantis. Cabe à Programadora a seleção final. Esta parceria permite a crianças de todo o país o acesso a atual produção brasileira de cinema infantil.

A mostra é realizada pela Lume Produções Culturais com o apoio de patrocinadores. A cada ano os números de filmes e de público é ampliado. Na primeira edição, em 2002, atingiu 2,5 mil pessoas, e em 2008, 25 mil. Na edição do ano passado, foi realizado o primeiro Pitching, com a participação de realizadores de todo o Brasil. O projeto escolhido foi “Eu e Meu Guarda-Chuva”, longa-metragem em desenvolvimento pelo diretor Toni Vanzolini, e pelo produtor Luiz Noronha, da Conspiração Filmes (RJ). Os produtores participam no início de março do Fórum de Financiamento do Festival de Malmo, na Suécia, para propor uma co-produção internacional.
Para este ano, está confirmada a realização do 2ª Pitching.
 


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]