Inscrições para o 15º Festival Brasileiro de Cinema Universitário prorrogadas at ::  | Curta o Curta

Inscrições para o 15º Festival Brasileiro de Cinema Universitário prorrogadas at

Por Guilherme Whitaker em 06/05/2010 09:19


Podem ser inscritos curtas e vídeos realizados por universitários, de qualquer curso e de todo o Brasil. As inscrições podem ser feitas no site do Festival: www.fbcu.com.br

O 15º Festival Brasileiro de Cinema Universitário, que acontecerá de 28 de julho a 8 de agosto de 2010, no Rio de Janeiro, e de 10 a 15 de agosto de 2010, em São Paulo, prorrogou até o próximo dia 14 de maio as inscrições para a Mostra Competitiva Nacional, a ser realizada na etapa carioca do festival. O FBCU é uma realização da Associação Cultural Festival Brasileiro de Cinema Universitário, em parceria com a Universidade Federal Fluminense.

O festival, que tem sua origem justificada na necessidade dos universitários de criarem um espaço para exibição de seus filmes e assim propiciar a integração das escolas de cinema, por meio de encontros e debates de alunos, ex-alunos, professores e profissionais de cinema.

As mostras competitivas Nacional e Internacional permitem que universitários brasileiros e estrangeiros exibam seus trabalhos produzidos em 16 e 35 mm, e qualquer formato de vídeo.
O FBCU também apresenta a Mostra Informativa de Curtas, a Mostra Homenagem, Sessões Especiais, e a Oficina de Roteiros do Projeto Sal Grosso, bem como as oficinas Filmes de Bolso, “Projeto Invisíveis” e de Finalização, além do Seminário “O Ensino do Audiovisual no Brasil”, debates e encontros.

Para participar da Mostra Competitiva Nacional, isenta de taxa de inscrição, os curtas realizados por universitários brasileiros terão que atender às seguintes exigências: terem duração máxima de 30 minutos; terem sido realizados por universitários brasileiros matriculados à época da produção; e completados a partir de 2008 e não exibidos em edições anteriores do Festival.

O FBCU, que se tornou a referência em exibição da produção audiovisual brasileira, já levou mais de 75 mil pessoas aos cinemas, exibindo filmes, fomentando o surgimento de idéias, promovendo encontros e iniciativas coletivas.

Ao longo deste período, foi responsável ainda pela promoção de discussões sobre as novas tecnologias, pela realização de oficinas e pela exibição de filmes universitários a um público cada vez mais ávido por novos valores.

Nesta 15ª edição o Festival homenageará os 15 anos do movimento do Dogma 95 – responsável pela inauguração de uma nova proposta estética para o cinema – através da exibição de filmes e da realização de um curso.

O Festival produz ainda, e há nove anos, dentro das atividades do Projeto Sal Grosso, um curta-metragem inédito. O processo de seleção contempla roteiros enviados por universitários, e que serão trabalhados na Oficina de Roteiros durante o festival.

Ao final do curso, os participantes da oficina escolherão um roteiro, que será dirigido pelo seu respectivo autor, e terá a equipe técnica formada por alunos das diversas escolas de audiovisual brasileiras, de acordo com a definição do corpo de jurados da Mostra Competitiva de Curtas. O filme terá sua estreia na noite de encerramento do Festival Brasileiro de Cinema Universitário de 2011.

Acesse http://www.fbcu.com.br/2010 para maiores informações e download de regulamentos e formulários de inscrição para a Mostra Competitiva Nacional e o Projeto Sal Grosso.

 

 


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]