ISSO! - Mostra de Vídeo Universitário - Salvador - BA ::  | Curta o Curta

ISSO! - Mostra de Vídeo Universitário - Salvador - BA

Por Guilherme Whitaker em 14/05/2007 09:24


ISSO! - Mostra de Vídeo Universitário
Sala Walter da Silveira (Biblioteca Central – Barris/Salvador)
14 DE MAIO – 20HRS – ENTRADA FRANCA


O Que é ISSO! ?
ISSO! é a Cor? ISSO! é a Luz? ISSO! é o Som? A narrativa é ISSO! ? ISSO! é Imagem em Movimento?

ISSO! é uma mostra de Vídeo que denota a evolução dos estudantes de Cinema na realização de produções fílmicas no decorrer de suas atividades acadêmicas.

Da linguagem documental ao experimentalismo, preocupados em levar a discussão sobre a Sétima Arte à sala escura, os estudantes formandos do Curso de Cinema e Vídeo da Faculdade de Tecnologia e Ciências, organizaram uma exposição fílmica com os projetos realizados ao longo do curso.

Presenciamos hoje a consolidação da "sociedade da informação" que, para alguns, caracteriza-se pelo estágio avançado na transição da grafosfera para a videosfera, com o prevalecimento da imagem eletrônica digital.

Diversos são os formatos, mídias e suportes por meio dos quais informações eletrônicas audiovisuais nos alcançam diariamente. Já nos é tão comum o tráfego diário de dados pulverizados em bytes, frames e pixels que muitas vezes não nos damos conta de que toda a estratégia de significação possibilitada hoje pelo discurso audiovisual – seja ele presente no cinema, televisão ou vídeo, advém da invenção do cinematógrafo pelos irmãos Lumiere, quando pela primeira vez a imagem em movimento, finalmente "apreendida", tornou-se um fenômeno de comunicação de massa.

Se é verdade que imagens e sons eletrônicos hoje nos são apresentados como signos de uma sintaxe já amplamente compreendida por populações em todo o planeta, também é verdade que tal fenômeno apenas torna-se possível porque a "escrita" audiovisual dá-se de acordo com orientações técnicas e teóricas de um conhecimento que iniciou sua sistematização há pouco mais de 100 anos, quando do estabelecimento dos princípios da produção e da linguagem cinematográfica, e que agora configura-se como saber fundamental.

Da linguagem documental ao experimentalismo, preocupados em levar a discussão sobre a Sétima Arte à sala escura, os estudantes formandos do Curso de Cinema e Vídeo da Faculdade de Tecnologia e Ciências, organizaram uma exposição fílmica com os projetos realizados ao longo do curso.

- Filmes

1) Simples Troca (5')
Uma garota descobre uma forma inusitada de matar a fome da família, sem que para isso tenha que sacrificar seu galo de estimação.

2) Adeus, Palhaço (5')
Depois de ser roubado por uma garota que levou para casa na noite anterior, rapaz passa por maré de azar até o ponto de perder tudo, quando tem uma surpresa do destino.

3) Hamlet (10')
Releitura do clássico de Shakespeare, envolvendo dois personagens paradoxais: um mendigo e um homem rico.

4) Flor do Pelourinho (15')
A cantora Claudete Macedo e sua relação com o Pelourinho, amigos, vizinhos e sua famosa apresentação na missa da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

5) Metamorfose (5')
Um rapaz que tem sua vida atormentada pela sua chefe, está prestes a ter uma surpresa que irá mudar sua vida.

6) Xetu Marrumba Xetu (10')
Em um terreiro de candomblé, acompanhamos as manifestações e aprendemos sobre os personagens mais importantes do ritual.

7) Domingo no Parque (6')
Da música de Gilberto Gil, vemos a trágica história dos amigos José e João que formam um triangulo amoroso com Juliana e o encontro dos três, no parque num dia de domingo.

Contato: 71 8828-1984 (Dante Xavier)

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta

[confira outras notícias]