Itu sedia o terceiro Festival Internacional de Cinema ::  | Curta o Curta

Itu sedia o terceiro Festival Internacional de Cinema

Por Guilherme Whitaker em 12/10/2009 15:51


Entre os dias 26 e 29 de novembro, será realizado o Cinema Mundo – III Festival Internacional de Cinema de Itu. Entre as atrações, a população poderá ter acesso a 24 filmes distribuídos em quatro mostras, que são a Infantil, Panorama Nacional, Panorama Internacional – Ano da França no Brasil e a Competitiva franco-brasileira de curtas-metragens.

Segundo a organizadora do festival, Renata Saraceni, durante quatro dias estarão reunidos na cidade, artistas, comunidades, cineastas, envolvidos em discussões sobre intercâmbio e cooperação entre os dois países, visando principalmente às co-produções entre França e o Brasil, além de um amplo e legítimo diálogo sobre cinema e cultura.

Renata Saraceni explica que os objetivos do festival são os de trabalhar na formação de platéia, na difusão do cinema nacional e na desconcentração da cultura nacional para o interior. Para ela, os grandes acontecimentos culturais acabam ocorrendo em poucos lugares, principalmente Rio e São Paulo. “Realizar eventos em outras localidades, em especial no Interior, é abrir espaços novos e atender uma demanda de um público ávido por cultura, mas que tem pouco acesso a atividades”.


Ano da França

Uma série de eventos culturais foi e está sendo realizada no que se espera ser a janela de reciprocidade entre os dois países, pois 2009 é o Ano da França no Brasil, além de promover ações que possam enriquecer o conhecimento cultural de nós brasileiros.
O Cinema Mundo, por meio de parcerias, traz para Itu um panorama do Cinema Francês, desde os mais belos clássicos até o cenário contemporâneo, pouco conhecido pelos brasileiros. Retrospectivas, Conceitos e filmes populares, comenta Renata Saraceni, “devem trazer aos ituanos e visitantes momentos de entretenimento e de puro glamour.”
“Mas não só de cinema vive a França”, observa a organizadora, pois “o projeto consiste também no estabelecimento de parcerias que possam completar a semana francesa, oferecendo eventos de gastronomia, e demais manifestações artísticas, como música, dança, apresentações de circo, entre outras.” 


Edições anteriores

Na primeira edição do Cinema Mundo, em 2007, foi realizado o Encontro Internacional de Estudos Cinematográficos, com presença de realizadores e filmes da Alemanha, Dinamarca, Cuba e Argentina. Foi feita ainda uma homenagem ao cineasta Anselmo Duarte, que após o festival constituiu a fundação Anselmo Duarte em Salto. “Os resultados foram excelentes, cada vez mais é possível notar o crescimento do interesse e da produção cinematográfica na cidade.”

Já na segunda edição, no ano passado, ocorreu o Encontro das Américas, com participação de realizadores e filmes da Argentina, EUA e Cuba. “Tivemos a presença de José Mojica Marins, o Zé do Caixão, que reuniu mais de duzentas pessoas em uma noite, e de Paulo Betti, com exibição de filme e apresentação de música simultaneamente. Foi surpreendente o fascínio dos jovens pelo Zé do Caixão, especialmente porque a maioria deles nem tinha nascido quando ele estava mais em evidência.”

Inscrições para Mostra Competitiva de Curtas-metragens.

As inscrições para o III Festival Internacional de Cinema de Itu estão abertas e pode ser feitas pelo site www.cinemamundo.com.
Esse ano competem filmes brasileiros e franceses em qualquer formato de exibição. Documentário, Ficção, Animação e Experimental concorrem âs mesmas categorias.

O Festival, por meio do júri, concederá os prêmios de: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Argumento, Melhor Fotografia, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Direção de Arte, Melhor Montagem, Melhor desenho de Som e Melhor Música Original.
E também o prêmio CINEMA MUNDO – melhor filme escolhido pelo público.


 


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]