IV FESTIVAL DE CINEMA SUPER 8 DE SÃO PAULO ::  | Curta o Curta

IV FESTIVAL DE CINEMA SUPER 8 DE SÃO PAULO

Por Guilherme Whitaker em 25/04/2002 15:06


IV FESTIVAL DE CINEMA SUPER 8 DE SÃO PAULO 
26, 27 e 28 de abril às 22 horas no Espaço Unibanco de Cinema
 


O Festival de Cinema Super 8 de São Paulo chega à sua quarta edição reforçando a bitola Super 8mm como opção audiovisual e se consolidando como um espaço para obras neste formato.

Abrir uma tela para filmes em Super 8 é antes de tudo um estímulo à formação de novas gerações de realizadores que utilizam o formato seja para a iniciação cinematográfica seja para a experimentação de imagens. Nesse aspecto o Espaço Unibanco de Cinema de São Paulo tem sido um colaborador importantíssimo.

Em destaque a participação pela primeira vez de filmes fora do eixo Rio Grande do Sul - São Paulo. Serão exibidas produções de Minas Gerais e Rio de Janeiro, confirmando que o Super 8 está realmente se tornando uma alternativa dentro da coqueluche do digital.


O som no Super 8.

Dos 18 filmes participantes na mostra competitiva do festival, apenas dois vêm com o som em magnético, todos os demais o som será executado a partir de um CD reproduzido em conjunto com a projeção. Este tem sido um artifício encontrado pelos superoitistas para contornar o problema da finalização sonora, pois inserir uma banda magnética na película para posteriormente gravar o som nela está se tornando quase impossível pois este serviço é feito em pouquíssimos lugares no mundo.

Portanto, desde a concepção do roteiro os realizadores procuram construir uma narrativa que se resolva através das imagens, daí surgem filmes sem diálogos e som direto.

Por fim a diversidade de temas e propostas mais uma vez insere o Super 8 nesta fase de retomada do cinema brasileiro. Quem for assistir ao festival encontrará filmes de documentário, animações, ficções e experimentais dos mais variados propósitos.


O IV Festival de Cinema Super 8 de São Paulo acontece dias 26, 27 e 28 de abril de 2002 às 22 horas no Espaço Unibanco de Cinema (Rua Augsuta, 1470) - Sala 4 - Rua Augusta , 1470. Ingresso: R$ 5,00 (dias 26 e 27) Entrada franca dia 28.


Ficha Técnica:

Diretor Núcleo de Cinema Tela Em Transe: Rogério de Andrade

Coordenador Geral: William Hinestrosa

Produção: Afonso Bernarde, Aleksandra Pereira, Antônio Ferrari, Arlindo de Almeida Jr., Bárbara Rodarte, Rogério de Andrade.

Assessoria de Imprensa: Bárbara Rodarte.

Projecionista: Fernando Lamanna.

Realização: NÚCLEO DE CINEMA TELA EM TRANSE

Patrocínio: VIDIOÁS PRODUÇÕES

Apoio Cultural: Espaço Unibanco de Cinema de São Paulo // Parallax Error Núcleo de Cinema

O projeto gráfico do festival é uma homenagem aos 70 anos da
Revolução Constitucionalista de 32.

Na foto (de Afonso Bernarde) está o Túnel em Cruzeiro/SP, um dos símbolos da resistência paulista durante a revolução.

Contato: hinestrosa@hotmail.com


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]