Kinoforum promove Oficinas Audiovisuais em Atibaia ::  | Curta o Curta

Kinoforum promove Oficinas Audiovisuais em Atibaia

Por Guilherme Whitaker em 02/05/2005 14:13


OFICINAS AUDIOVISUAIS  EM ATIBAIA 


Têm início no dia 6 de maio (sexta-feira) em Atibaia (SP) as atividades da Oficinas Kinoforum de Realização e Produção Audiovisual.

Trata-se da 27ª edição do projeto voltado a jovens de 16 a 26 anos e uma das atividades permanentes do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, evento patrocinado pela Petrobrás que é considerado um dos cinco mais importantes do mundo em seu gênero.

Em seus quatro anos de existência, as Oficinas Kinoforum computam 480 alunos atendidos e a realização de um total de 95 curtas-metragens digitais em localidades da cidade de São Paulo como Cidade Tiradentes, Jardim São Luís, Heliópolis e Interlagos, e em cidades como Diadema e Guaratinguetá .

Direcionadas para iniciação de jovens com interesse no campo audiovisual sem necessidade de experiência prévia na área, as Oficinas Kinoforum pretendem desvendar novos olhares, universos e concepções de imagem, oriundos de grupos sociais que habitam essas regiões, que não têm acesso aos circuitos de produção e exibição do cinema brasileiro. O objetivo principal é o de aproximar a população do cinema enquanto forma de expressão popular; viabilizar a produção de filmes em formato digital – com baixo custo e facilidade de realização, além de estimular o crescimento e o interesse dessas comunidades no que se refere à produção cultural e audiovisual como um todo. Caracteriza-se, portanto, como um modelo de ação cultural que produz cinema, revelando novos olhares.

Em Atibaia, as Oficinas contam com parceria do Instituto de Arte e Cultura Garatuja e apoio do Projeto Curumim, Casa do Caminho, Escola José Ribeiro e Consciência Solidária. O Garatuja é um espaço de criação, pesquisa, reflexão e ensino da arte direcionada a diferentes formas de expressão, com atuação na cidade de Atibaia. Fomenta, através de oficinas, mostras e workshops, o contato com atividades como: teatro, percussão, gravura, história em quadrinhos, desenho animado, marcenaria, além da dança e das artes plásticas. Em 2005, o Garatuja é transformado em Instituto de Arte e Cultura Garatuja, sociedade civil sem fins lucrativos. Atualmente está desenvolvendo acervos relacionados à cultura popular, cultura infantil e arte em geral, incluindo objetos, obras, fotografias, vídeos, cds, publicações, que tem como finalidade disponibilizar para estudantes e interessados em geral.

No dia 4 de maio, a lista com os 20 selecionados para as Oficinas Kinoforum de Realização e Produção Audiovisual em Atibaia estará disponível no Instituto de Arte e Cultura Garatuja e através do website www.kinoforum.org/oficinas, onde o interessado pode também conhecer melhor o projeto e o programa do curso

A abertura das Oficinas Kinoforum será no dia 6 de maio, sexta-feira, às 19h30, acontece uma sessão aberta ao público na Praça Claudino Alves, Centro, Atibaia, com a exibição de uma seleção de trabalhos produzidos pelas Oficinas anos anteriores.

As Oficinas continuam nos dias 7, 8, 14, 15, 21 e 22 de maio, sempre das 9h00 às 18h00, no Instituto de Arte e Cultura Garatuja, situado à Rua Esmeraldo Tarquino 346, Jardim Tapajós, Atibaia.

O 16º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo será realizado entre os dias 25 de agosto a 3 de setembro, em diversos espaços da cidade de são Paulo, e incluirá na programação oficial os trabalhos realizados nas Oficinas.

A coordenação das Oficinas Kinoforum de Realização e Produção Audiovisual é do cineasta Christian Saghaard. Contam com a colaboração pedagógica do cineasta Paulo Gregori, dos editores Marcio Miranda Perez e Carlos Botosso e do produtor Jorge Guedes, além de uma equipe de monitores, composta por ex-alunos de oficinas anteriores, trabalhando no suporte técnico e produção.

Mais informações no website www.kinoforum.org

*** Oficinas Kinoforum acontecem de 6 a 22 de maio e são organizadas pelo Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, evento patrocinado pela Petrobras

*** projeto é voltado para participantes de 16 a 26 anos e em quatro anos já atendeu a 480 alunos de 26 localidades

*** iniciativa tem parceria com o Instituto de Arte e Cultura Garatuja e apoio do Projeto Curumim, Casa do Caminho, Escola José Ribeiro e Consciência Solidária


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta




[confira outras notícias]