Light vai premiar na Curta Cinema 2008 ::  | Curta o Curta

Light vai premiar na Curta Cinema 2008

Por Guilherme Whitaker em 30/10/2008 11:10


A Light, co-patrocinadora do evento, vai também premiar o vencedor do melhor filme da Mostra Panorama Carioca, uma iniciativa inédita nos 18 anos do Festival. A cerimônia de premiação será realizada no dia 8 de novembro, às 21h, no Cine Odeon Petrobras.

O Prêmio Light é um contrato no valor de R$ 10 mil, assinado pela companhia de energia e pelo diretor da produção vencedora, para a realização de um filme ou vídeo com o tema “O Rio é Light”, no período de janeiro a setembro de 2009.

Com essa iniciativa, a companhia de energia reforça o incentivo à produção cultural no estado do Rio de Janeiro.

As exibições dos filmes da Mostra Panorama Carioca acontecerão no Cine Odeon Petrobras e na Caixa Cultural. O júri será composto por três profissionais, representantes de entidades de ensino de cinema no Rio de Janeiro: UFF, PUC e Escola de Cinema Darcy Ribeiro.

O Curta Cinema é o mais importante festival de curtas do Brasil e chega este ano à sua 18ª edição. É o único no Brasil a qualificar os vencedores do Grande Prêmio da Competição Oficial para uma candidatura ao prêmio da Academia de Ciências Cinematográficas de Hollywood, o Oscar.

Não será apenas a cidade do Rio de Janeiro que vai curtir o Festival. Alguns municípios da área de concessão da Light também poderão assistir aos melhores filmes dos 18 anos do Curta Cinema.

As exibições acontecerão em escolas públicas de Duque de Caxias, Miguel Pereira, Três Rios, Barra Mansa, Volta Redonda, Vassouras, São João de Meriti e Nova Iguaçu. Cinco programas, que variam de acordo com a faixa etária dos alunos, serão apresentados até o fim de novembro.

Destaques para Meow, com direção de Marcos Magalhães; Picolé, Pintinho e Pipa, dirigido por Gustavo Melo; e Hotel do Coração Partido, com direção de Raoni Assis.

Curta Cinema 2008
O Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – Curta Cinema 2008, que acontecerá de 31 de outubro a 9 de novembro, é considerado o maior festival competitivo de curtas do Brasil.

A programação, com entrada franca, acontece em cinco salas de cinema da cidade: Odeon Petrobras, Caixa Cultural 1 e 2, Cinemaison e Ponte Cine, além das lonas culturais. Serão exibidos 323 curtas-metragens, distribuídos em 22 programas. O Festival também promove workshops de roteiro, direção e crítica.  Mais infos em www.curtacinema.com.br

Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]