MACAÉ CINE CRUZA FRONTEIRAS INTERNACIONAIS ::  | Curta o Curta

MACAÉ CINE CRUZA FRONTEIRAS INTERNACIONAIS

Por Curta o Curta em 07/08/2014 18:53


Unir forças entre grandes potências tem sido uma das ferramentas mais utilizadas por grandes corporações e multinacionais, mas quando o assunto é cinema e editais tudo sempre foi mais delicado. Quase um tabu. Os grandes festivais tendem a concorrer e disputar fatias do mercado, fechando núcleos e rivalizando uns com os outros; mas acreditando que isso pode ser mudado e que a união realmente faz a força, os realizadores do Macaé Cine - Festival Nacional de Cinema de Macaé decidiram inovar, e propor um circuito entre festivais. Nossa idéia é criar parcerias para aumentar o fluxo de difusão das produções audiovisuais, diz João Rocha, diretor do festival. Através de uma parceria com o Los Angeles Brazilian Film Festival realizado pelos produtores Meire Fernandes e Nazareno Paulo, na capital Meca do cinema mundial, Los Angeles, e outra parceria, com o Fesaalp – em La Plata – Argentina, produzido por Lia Gomez e Fede Ambrosis, o festival enviará os ganhadores e também receberá filmes indicados pelos curadores responsáveis pelas programações de ambos. O fomento do audiovisual é necessário e essas parcerias fundamentais para gerar um fluxo corrente de filmes sem a necessidade de passar pelas infinitas seleções e curadorias duvidosas. Receber um filme indicado por esses festivais ou enviar nossos ganhadores já será o selo da garantia de qualidade.
Alguns festivais e organizações tentaram isso no passado, mas sem grande sucesso. Outros se fundiram e viraram Grupos que criaram salas de cinema em circuitos comerciais para a exibição de filmes “off broadway” e de cunho autoral.
O Festival Nacional de Cinema de Macaé começou de forma independente, através da união de amigos e parcerias. Essa é a essência de nosso projeto! Queremos agregar valores, unir forças, lutar por espaços mais democráticos, fazer o cinema acontecer de uma forma justa e acho que algumas pessoas e alguns produtores estão tendo essa mesma centelha e percebendo que esses intercâmbios têm muito a acrescentar.
Em sua 4ª edição, o festival Macaé Cine, acontece de 17 a 22 de Novembro de 2014, no teatro Municipal no centro de Macaé e terá sessões extras na Rinha das Artes e no Espaço Cultural da Serra, em Glicério. As inscrições estão abertas até o dia 30 de setembro e o festival mantém duas mostras competitivas sendo uma Nacional e outra Regional, para produções do Norte Fluminense. Outras duas acontecem esse ano: A Mostra Infantil, cujo nome será dado através de concurso realizado durante o período do festival, pelas próprias crianças e jovens que foram às sessões, e a Mostra Internacional SEM FRONTEIRAS, que é a primeiro passo rumo a um festival internacional. Este ano, serão distribuídos troféus, e um provável premio em dinheiro, como em sua edição anterior.

 A realização é da Império Produções e Co-Realização Fundação Macaé de Cultura e Prefeitura de Macaé

O festival tem parceria com FESTHOME, LABRFF, FESAALP e apoio cultural de: Revista de Cinema, Curta o Curta, Porta Curtas, Associação Kinoforum, Federação de Convention and Visitors Bureaux do Rio de Janeiro, Macaé Conventions and Visitors Bureaux, Cultura e Mercado, Rede News, Arte Máxima Trofeus, Fórum dos Festivais, Academia Brasileira de Cinema, Prata e portes Seguros, Gráfica Juiz Forana, Rinha das Artes, Espaço Cultural da Serra, Tela Brasil, Os Curtos Filmes, Jornal O Debate e Espaço Cultural da Serra.


Fonte: João Rocha


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]