Manoel Rangel é reeleito para o cargo de secretário executivo da CACI ::  | Curta o Curta

Manoel Rangel é reeleito para o cargo de secretário executivo da CACI

Por Curta o Curta em 29/06/2015 12:29


O diretor-presidente da ANCINE, Manoel Rangel, foi reconduzido para um novo mandato de dois anos como secretário executivo da Conferência das Autoridades Cinematográficas Iberoamericanas (CACI). A decisão unânime foi anunciada na quarta-feira, dia 24 de junho, durante a 28ª Reunião Ordinária da CACI, no Palácio San Martin, em Buenos Aires. Estavam presentes autoridades de 17 países (Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, Espanha, México, Nicarágua, Paraguai,  Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela).  O secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC), Pola Ribeiro, e o assessor internacional da ANCINE, Eduardo Valente também compareceram.

 

Manoel tornou-se o primeiro brasileiro a ocupar o cargo em 2011. Este será seu terceiro mandato à frente da CACI, um organismo multilateral criado em 1989 e responsável por ações de fomento e de apoio a filmes realizados nos países membros.

 

Em seu discurso, Manoel comemorou a crescente presença do cinema ibero-americano nos festivais internacionais e reiterou a importância da integração das cinematografías desses países. “Estamos seguros que o segredo do sucesso de nossas ações foi o empenho de todos na realização desse proceso coletivo. Acredito que isso seja um grande estímulo para que ampliemos a visibilidade da CACI. Devemos aprofundar cada vez mais a missão de levar nossas produções audiovisuais a todos os cantos de nossos países, fortalecendo as TVS públicas e apostando em novas plataformas. É um caminho sem volta. Este é o foco principal da política pública: permitir que nossa gente se veja nas telas e que nossa imagem seja vista mundo afora”, enfatizou ele.

 

Foram destaques na pauta da reunião a 5ª Edição do Doc TV América Latina e a nova iniciativa Pantalla CACI, que busca difundir o cinema ibero-americano em vias digitais. Essa última ação havia sido anunciada no Festival de Cannes deste ano, e deve estar aberta como serviço nos próximos meses.

 

A Conferência de Autoridades Cinematográficas de Iberoamérica – CACI é um organismo multilateral criado na assinatura do Convênio de Integração Cinematográfica Ibero-americana, realizado em 1989 em Caracas, na Venezuela. O objetivo da CACI é o desenvolvimento da cinematografia dentro do espaço audiovisual dos países ibero-americanos e a integração por meio de uma participação equitativa desses países na atividade cinematográfica regional. Entre os programas mantidos pela entidade estão o Programa Ibermedia, o Ibermedia TV, o DocTV LatinoAmérica e o Observatório Ibero-Americano do Audiovisual.

Fonte: ANCINE


Comente aqui...


Você precisa digitar algo na caixa de texto.
Não foi possível enviar seu comentário.
Informe um e-mail válido.
Você precisa informar um nome.
Você precisa digitar algo na caixa de texto.

Jornal do Curta


[confira outras notícias]